Monetização e Afiliados

Vale a Pena Trabalhar Com Marketing de Afiliados?

Por Letícia Matsumoto

Marketing de afiliados, descubra se vale ou não a pena sua empresa implementar esse modelo de vendas.

Letícia Matsumoto

O marketing de afiliados é uma estratégia de divulgação digital onde os chamados “afiliados” promovem algum tipo de produto ou serviço e recebem comissões por cada venda realizada a partir de uma ação de divulgação realizada por eles.

É possível que pessoas trabalhem como afiliados, com o objetivo de conquistar uma renda a partir da internet ou então, empresas de nichos parecidos com os “produtores” que desejam aproveitar sua visibilidade digital para conquistar um lucro extra. Mas, vale a pena se tornar um afiliado?

Mesmo se você nunca tenha ouvido nada sobre o assunto, calma que o blog da Mestre explica tudo para você. Confira neste artigo:

  • o que é Marketing de Afiliados?;
  • quais canais podem ser utilizados?;
  • quais são os tipos de divulgação para afiliados?;
  • vale a pena ser afiliado?;
  • marketing de afiliados é seguro?

O que é Marketing de Afiliados?

Resumindo, o Marketing de Afiliados é uma relação comercial entre produtor e afiliado — canais de comunicação e relacionamento, como o Facebook, Instagram e YouTube. O produtor ou empresa, lança um produto em um dos canais e em troca, o afiliado ganha uma comissão por cada venda realizada.

Como Funciona o Marketing de Afiliados?

Basicamente,  o marketing de afiliados funciona como um canal extra de vendas para as empresas. Nesta estratégia, quando a empresa produtora cria um novo produto que deverá ser lançado no mercado, ela conta com o apoio de afiliados para impulsionar as vendas através de seus canais de comunicação, como as redes sociais.

É uma ótima ideia estratégica para empresas que desejam trabalhar com vendas on-line ou já possuem um e-commerce. Em resumo, funciona mais ou menos assim:

  • a empresa/produtor lança um produto;
  • procura uma plataforma digital — afiliado — para promover o seu produto;
  • o cliente, por sua vez, clica e realiza a compra na plataforma do afiliado;
  • o link da venda é rastreado;
  • a empresa recebe o dinheiro pela venda;
  • e o afiliado pela comissão.

Entendeu como funciona? Além disso, o Marketing de Afiliados traz benefícios para ambos os lados. Os produtores conseguem impactar mais seus clientes por meio dos canais de divulgação e, consequentemente, gerar mais vendas. E os afiliados, por sua vez, rentabilizam seus canais pelas vendas de terceiros.

Quais canais podem ser utilizados?

Para tornar-se um afiliado não necessariamente é preciso um canal exclusivo para divulgação de produtos e serviços de terceiros, embora seja recomendado. É o caso de:

Sites e blogs

O site é uma vitrine virtual disponível 24 horas para quem quiser entrar e ver. A vantagem de ter um website é poder personalizá-lo com seu estilo. Ou seja, fazê-lo único e do seu jeito!

Diferentemente das redes sociais, que seguem um padrão de layout e até mesmo especificação de mensagem, no seu blog ou site você tem a liberdade de divulgar como desejar sem se preocupar com políticas específicas.

Redes sociais

Talvez um dos canais mais populares para divulgar produtos e serviços sejam as redes sociais. Isso porque, quando utilizadas corretamente, podem trazer resultados incríveis. Entre as principais, talvez você já até imagina quais são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • YouTube;
  • Pinterest.

Esses quatro são ótimos canais de comunicação para divulgação, cada um com sua particularidade. Existem negócios que se encaixam melhor em um do que em outro.

Por exemplo, se você tem uma empresa imobiliária, o Pinterest pode ser uma ótima ideia para mostrar imóveis de maneira fácil e rápida. Agora, se deseja alcançar clientes potenciais por meio de segmentação de público, o Facebook pode ser a solução.

Estude o seu negócio e veja qual ele se encaixa melhor!

E-mail Marketing

Se você tem uma lista sólida de clientes, por que não interagir via e-mail? A estratégia de e-mail marketing é simples, mas muito eficaz.

O objetivo não é apenas vender, mas também educar seu público para que eles tenham total conhecimento de seus serviços e produtos.

Para isso, ofereça conteúdos de qualidade, como artigos, e-books, webinars, entre outros, para gerar valor à sua marca. Faça isso e veja como, consequentemente, as vendas da sua empresa aumentarão.

Quais são os tipos de divulgação para afiliados?

Existem vários formatos, basta você analisar e descobrir qual melhor se encaixa no seu tipo de negócio e objetivos estratégicos. Olha só a diferença entre eles:

  • Custo por Clique (CPC): o afiliado é remunerado toda vez que alguém clicar no banner, anúncio, pop-up, redes sociais, etc. É necessário um bom desempenho na campanha para o afiliado conseguir lucrar;
  • Custo por Ação (CPA): o afiliado só é remunerado se alguém fizer algum tipo de ação na página de destino, podendo ser uma compra, cadastro ou até mesmo solicitação de orçamento;
  • Custo por Mil Impressões (CPM): o anunciante paga um valor fixo para o afiliado quando a publicidade alcançar mil visualizações. Uma ótima estratégia para quem já tem muitos acessos nas páginas;
  • Custo por Venda (CPV): o afiliado só é remunerado quando o link compartilhado por ele gera vendas.

Vale a pena ser afiliado?

Se você está em dúvida se o Marketing de Afiliados vale a pena, selecionamos alguns benefícios que podem trazer um ótimo retorno.

Olha só:

1. Compra por impulso

Atualmente, é difícil encontrar uma marca que não esteja fazendo publicidade em canais de comunicação. Os clientes tendem a priorizar marcas que oferecem diferentes meios de percepção.

Uma outra estratégia de trazer a atração dos clientes é que a compra pode ser feita por impulso. Ou seja, o cliente olhou um anúncio de uma marca que ele viu recentemente, gostou e comprou. Não teve aquele tempo de pensar sobre o produto em questão.

Além de não precisar entrar, necessariamente, no site da marca para poder comprar, sendo que o anúncio já direciona o usuário para onde ele deve ir!

2. Agilidade no processo de compra

Quando você faz o Marketing de Afiliados é muito mais fácil conseguir vender seus produtos do que por uma loja física, por exemplo.

Além da ampla possibilidade de pagamento, estar presente em canais de comunicação facilita a compra daqueles usuários que não poderiam ir até o espaço físico.

3. Diferentes meios de divulgação

O legal do Marketing de Afiliados é que você pode divulgar seus produtos e serviços exatamente aonde o seu público se encontra. Se você é uma empresa de consultoria, por exemplo, pode anunciar em vídeos do YouTube uma publicidade sobre suas palestras e workshops.

Além disso, se tiver uma boa performance, os dois lados — produtor e afiliado — saem ganhando! Não se esqueça de analisar o seu tipo de negócio e ver se realmente vale a pena para a sua empresa participar dessa nova tendência digital.

Marketing de afiliados é seguro?

Muitas pessoas têm em comum a dúvida sobre a segurança de trabalhar com marketing de afiliados. Podemos dizer que sim, o marketing de afiliados é seguro, mesmo sendo uma estratégia de marketing digital ainda pouco explorada, não se trata de nenhum “bicho de sete cabeças”.

Mas, assim como em todas as ações de marketing, é preciso tomar certos cuidados para investir nessa estratégia, seja você um afiliado ou um anunciante. Confira algumas dicas:

  • cuidado com promessas muito “fáceis” ou “fantasiosas”: em qualquer estratégia podem existir pessoas mal intencionadas, por isso, tenha cuidado com promessas de “ganhar muito dinheiro de forma rápida” ou anúncios desse tipo. O marketing de afiliados pode sim elevar seus resultados, mas como consequência de muito estudo e trabalho;
  • escolha uma plataforma segura: com a popularização da estratégia, surgem cada vez mais plataformas mediadoras de afiliados, mas é preciso se atentar aos critérios da plataforma e conhecer a reputação daquele canal antes de investir. Nós temos um artigo completo com as melhores plataformas de afiliados do mercado para que você possa escolher aquela que melhor se adequa às suas necessidades;
  • confira as tecnologias e cuidados com a segurança das plataformas: uma boa plataforma de afiliados deve conter, além da segurança, um excelente suporte tecnológico para que você possa utilizá-la da melhor maneira. Faça testes e tire o máximo de dúvidas possível antes de fechar contrato.

O que achou? Se tornar um afiliado vale a pena? Se a resposta for sim, você pode começar com o pé direito lendo nosso conteúdo exclusivo e completo sobre os Melhores Programas de Afiliados do Mercado e de quebra, ainda aprender como se tornar um na prática!

 

LEIA MAIS

Melhores Programas de Afiliação do Mercado

Você sabia que você pode ganhar dinheiro com o seu site? Os programas de afiliados são a porta de entrada para quem deseja monetizar seu negócio. Saiba mais!

Lomadee – Conheça esta Plataforma de Afiliados

Confira neste artigo como funciona a Lomadee, quais são os principais anunciantes da plataforma e como você pode ganhar dinheiro na internet, promovendo produtos!

O que é Hotmart? Conheça a Melhor Plataforma para Infoprodutos

Você sabe o que é a Hotmart? Conheça a plataforma de infoprodutos que tem ajudado milhares de brasileiros a ganhar dinheiro na internet!

Comentários
  1. Avatar

    Gostaria de ser um filiado e ter uma boa renda extra

  2. Avatar

    ater qui gostei da proposta como posso comersar a trabalhar como um afiliado ?

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?