Olá leitores da Mestre,

Uma das principais buscas para quem entra no mercado de monetização e afiliados é como aumentar as suas receitas. O Adsense, como plataforma mais estável e básica, é o caminho inicial para qualquer pessoa que pensa em ganhar dinheiro com um blog ou site.

Assim, seguindo apenas os passos básicos, é possível ter uma receita com a plataforma, mas ao passar do tempo, o webmaster deseja aumentar mais ainda os seus rendimentos.

Com base nesta necessidade, compartilhamos algumas dicas iniciais para você ganhar mais dinheiro com o Adsense. Vamos lá?

Áreas Quentes do Adsense

A primeira regra que você precisa aprender é que o local onde você exibe o seu bloco de anúncio influencia diretamente na sua receita. Isto porque o Adsense exibe os anúncios que pagam mais nas áreas mais nobres, que são mais próximas do topo do seu website e que tendem a receber mais cliques.

Se você desenvolveu um site para ganhar com adsense e seu objetivo é esse, coloque-o em posições estratégicas! Observe a figura abaixo:

Google Adsense Heatmap

Você terá uma CTR muito maior colocando seus anúncios nas posições de cores mais escuras. Porém, se o seu objetivo principal não é lucrar com adsense, tome cuidado com essa posições!

Quantidade de Anúncios

Funcionamento do Leilão

Não utilize muitos anúncios em suas páginas pois o programa do Adsense funciona como um leilão de áreas. O programa funciona como se fosse um leilão e para aparecer nas primeiras posições, o anunciante geralmente deve desembolsar uma quantidade maior de dinheiro por clique. Assim, quanto menor o número de espaços de anúncios na página, maior a chance de o usuário clicar na propaganda que oferece um valor de clique mais alto.

Excesso de blocos próximos

Ainda sobre a quantidade de anúncios você precisa estar atento em não inserir muitos blocos próximos, pois eles acabam competindo pela ação do usuário. Uma boa ideia é posicionar o anúncio ao redor de conteúdo, normalmente próximo ao início do conteúdo da página.

Formatos, posições e design

Utilize formatos retangulares sempre que possível. Eles geralmente possuem uma CTR maior porque não há muitas quebras de linhas no texto , facilitando a leitura do usuário e aumentando os clicks naturalmente. Além disso, eles tem uma altura razoável que permite um bom número de anúncios de texto ou outros tipos de propaganda, como uma apresentação flash por exemplo (muito comum pra esse tipo de formato, e geralmente com uma boa conversão e CPC alto).

Faça com que sua propaganda pareça parte do seu site. Mescle ao conteúdo, faça um design semelhante a sua barra de navegação se for possível. Uma dica é posicionar o anúncio acima do conteúdo, pois aumenta a chance de um usuário clicar nele.

Design

Umas das técnicas que geram um maior aumento da CTR é tirar a borda do anúncio. Isso pode ser feito colocando a cor da borda igual do background do anúncio e do site.

Outro modelo de otimização de design do anúncio é testar alguma variações de background do mesmo. Tente fazer um leve contraste, entre o fundo do seu site e o anúncio. Veja os resultados do Google, ele possui um leve tom pastel de amarelo/laranja. Esta pequena mudança aumentou muito o CTR da empresa.

Formato

Outra dica legal também é que anúncios de texto são bem mais lucrativos que imagens, então quando possível, aproveite e deixa apenas que anúncios de texto apareçam.

Conteúdo

Faça páginas com conteúdo bem definido. Se você está fazendo uma página do assunto “SEO gratis”, coloque essa keyword na URL, title tag, meta tags , header tags, etc. O Adsense é uma propaganda contextual e se você não tem um conteúdo bem definido, ele pode exibir propagandas aleatórias e você ter uma CTR muito baixa.

Visitas, muitas visitas

“Traffic is King”. Não adianta você ter técnicas e técnicas para maximizar seus ganhos com adsense, se você não tem um bom tráfego em seu site. Para conseguir tráfego estude SEO e posicionamento de sites, contrate uma agência de SEO ou se você quer retorno rápido e não precisa de algo duradouro, invista em PPC. Vale lembrar que nada impede que você tenha/faça mais de uma coisa do que foi citado.

Curso de Adsense

Por fim, se você quer ganhar mais dinheiro mesmo, faça este curso, o chamado “Segredos do Adsense”:

Segredos do Adsense

Nele você poderá aprender:

  • O que é o Google Adsense e como funciona
  • Qual tipo de conteúdo é permitido
  • Qual tipo de conteúdo paga mais
  • Quais os melhores formatos de Google adsense, que pagam mais e geram maior rentabilidade e cliques
  • Posicionamento do Google adsense na página de modo a lucrar mais
  • O que eu posso ou não posso fazer com o Google Adsense
  • Como criar um site otimizado para Google Adsense
  • E muito mais.