Marketing de Conteúdo

Como a Inteligência Artificial Vai Influenciar no Marketing de Conteúdo

Por Letícia Matsumoto

Quais expectativas podemos ter ao utilizar a IA na produção de conteúdo? Veja como as empresas estão investindo nessa estratégia.

Letícia Matsumoto

Após o lançamento do ChatGPT, o mercado digital ficou alvoroçado com o debate sobre como a utilização de inteligência artificial vai influenciar na produção de conteúdo nos próximos anos. E afinal, o que podemos esperar?

Há alguns anos, quando se falava sobre conteúdo otimizado para os mecanismos de busca criado por máquinas, para o Google especificamente, havia a ideia bem clara de que era algo não recomendado e até punível. Mas, com o aprimoramento da tecnologia, hoje encontramos um cenário um tanto diferente.

Confira quais expectativas podemos ter quanto a utilização de IA para produção de conteúdo e o que o próprio Google diz sobre essa prática hoje!

O Google aceita rastrear e classificar conteúdo escrito por máquinas?

O representante de pesquisa do Google, Danny Sullivan, retomou um tweet antigo seu para falar sobre qual o posicionamento do buscador sobre conteúdo escrito por IA, quando um usuário twittou que gostaria de um pronunciamento oficial do buscador a respeito da notícia que dizia que um dos principais site de finanças do mundo começou a utilizar inteligência artificial escrever parte de seu conteúdo.

Em novembro de 2022, Sullivan rebateu alguns comentários dizendo que o Google nunca havia dito que considerava a IA ruim. A questão apenas é que, assim como qualquer conteúdo, escrito por homem ou máquina, se o foco dele for principalmente os mecanismos de buscas e não as pessoas que vão lê-lo, isso sim é um problema.


Legenda: “Não dissemos que o conteúdo de IA é ruim. Dissemos, muito claramente, que o problema é o conteúdo escrito principalmente para mecanismos de busca e não para humanos. É nisso que estamos focados. Se alguém aciona 100 humanos para escrever conteúdo apenas para classificar, ou aciona um spinner ou uma IA, o mesmo problema…”

O representante aproveitou para mencionar a atualização de conteúdo útil que a ferramenta teve recentemente:
“Como dito antes, quando perguntado sobre IA, o conteúdo criado principalmente para classificações de mecanismos de pesquisa, seja como for, é contra nossa orientação. Se o conteúdo for útil e criado primeiro para as pessoas, isso não é um problema.

Quais empresas estão utilizando IA para escrever conteúdo?

Algumas empresas americanas, e bem grandes, estão utilizando IA para produzirem conteúdos em seus sites e estão tendo resultados positivos. Esse é o caso da BankRate.com, que afirma que o conteúdo foi gerado por robôs, mas a versão final foi editada e verificada por um editor de sua equipe.

Segundo Johannes Beus, da SISTRIX, software de SEO, após analisar alguns artigos aleatórios do site, ele afirmou que as produções estão sim bem ranqueadas:

“Para Bankrate.com, este caso de uso específico e o momento atual, pode-se dizer: sim, funciona. Muitos artigos, verificados aleatoriamente, classificam-se na primeira página tanto para a palavra-chave principal quanto para muitas outras palavras-chave de cauda longa”

Outros exemplos de empresas que estão utilizando IA para produção de conteúdo:

  • CreditCards.com: a autoria é creditada como “O conteúdo publicado sob esta assinatura do autor é gerado usando tecnologia de automação”;
  • CNET, um site de americano que publica resenhas, notícias, artigos, blogs, podcasts e vídeos sobre tecnologia e eletrônicos: utiliza IA desde novembro, também com revisão e edição final humana.

Minha empresa deve utilizar IA para escrever seus conteúdos?

A utilização de IA para produção de conteúdo está sendo explorada cada vez mais. Mas, utilizar inteligência artificial para esta finalidade na sua empresa é uma boa ideia?

A Agência Mestre é a principal referência em SEO do país, e ao longo desses 14 anos de experiência no mercado pode construir uma visão profunda da área e suas inovações. Nossa opinião é que não existe caminho perfeito, ou seja, produção de conteúdo por IA não será a grande solução definitiva para produção de materiais em massa e excelentes para serem ranqueados assim como para serem lidos. Mas, há um caminho do meio!

Nós não incentivamos a utilização dessas ferramentas para produção integral do conteúdo do seu site, mas nós entendemos que elas podem ser utilizadas como facilitadoras e até otimizadoras de processos e tempo para alguns materiais e tarefas. Confira alguns exemplos, que você pode e até deve utilizar a IA na sua empresa:

Fluxos de nutrição

Os e-mails dos fluxos de nutrição são uma excelente maneira de você explorar o potencial da IA para produção de conteúdo. Você pode utilizar o ChatGPT, por exemplo, para resumir algum conteúdo rico da sua empresa ou então, criar assuntos chamativos e criativos.

Produção de roteiros

Criar um roteiro do zero pode ser bastante trabalhoso, mas a IA pode dar uma mãozinha sobre qual storytelling pode ser mais envolvente para o seu público.

Textos para bots

Sua empresa utiliza bots para conversar com seus clientes? Você pode utilizar a IA para criar mensagens personalizadas e responder dúvidas frequentes em tempo real. Além de treiná-la para identificar oportunidades, como um verdadeiro processo de triagem comercial para uma abordagem do seu time realizar uma abordagem.

Impeça que os robôs de busca leiam o conteúdo especificado com o Robots.txt

Se você deseja começar a utilizar a IA para produzir determinados conteúdos em seu site, mas não quer ser penalizado pelos buscadores, o Robots.txt é a solução para seus problemas.

Com o Protocolo de Exclusão de Robôs você determina quais páginas os web crawlers/spiders podem podem visitar e indexar. E para aprender como utilizar basta acessar nosso artigo “Robots.txt – O Guia Definitivo para Projetos de SEO”.

Qual a relação da IA com o marketing de conteúdo?

As IAs já fazem parte do nosso dia a dia há bastante tempo e, muitas vezes, nós sequer paramos para pensar sobre o assunto. Quando falamos sobre marketing de conteúdo, o primeiro conceito que precisamos entender para compreender a influência da inteligência artificial é o Big Data.

O Big Data nada mais é do que o enorme volume de dados gerados e armazenados todos os dias. É impossível, para nós, simplesmente processar esse tipo de coisa, e é exatamente aí que entram as novas tecnologias.

Os usuários querem ter experiências cada vez mais personalizadas. Com a possibilidade que as IAs têm de absorver grandes quantidades de informação, classificá-las e analisá-las, será muito mais assertivo para os profissionais de marketing de conteúdo produzir um material realmente direcionado àquele público. A tecnologia poderá ajudar a entender mais sobre o perfil daquela pessoa.

A assistente inteligente da IBM, por exemplo, chamada Lucy, faz exatamente esse tipo de serviço. Primeiramente, ela tem o poder de fazer uma análise profunda com todos os dados que a sua empresa possui, encomendou ou mesmo licenciou. Você pode fazer qualquer tipo de pergunta, independente da complexidade.

A inteligência artificial vai substituir quem escreve?

Um dos grandes medos daqueles que se aprofundam um pouco mais na relação entre a inteligência artificial e a produção de conteúdo é que as máquinas possam substituir completamente os seres humanos. Isso, muito provavelmente, não vai acontecer tão cedo.

Hoje, inúmeras grandes publicações do mundo utilizam softwares como o WordSmith, mas para criar conteúdos focados em dados, como relatórios de ganhos, dados de mercado e até mesmo esportes. Gigantes do setor, como a Associated Press e o The Washington Post já fazem uso desses robôs jornalistas.

É claro que não podemos prever o futuro, mas — pelo menos por enquanto — parece que a inteligência artificial está aqui para tornar o trabalho do profissional de marketing de conteúdo mais assertivo.

Conheça o NeevaAI

Quer conhecer mais novidades sobre o uso de IA no mercado? Conheça o Neeva, o buscador que utiliza IA em tempo real e se descreve como uma opção melhorada do ChatGPT!

LEIA MAIS

Case de Sucesso: Como Aumentamos o Resultado de Um Cliente em 400%

Veja neste novo episódio da Mestre TV como aumentamos em 400% os resultados da SJO, um e-commerce de artigos religiosos, usando estratégias de Inbound Marketing.

Calendário Editorial: O Que é e Como Fazer?

Você sabe o que é um calendário editorial? Ele serve para organizar o seu conteúdo e dar o norte aos seus projetos. Clique aqui, acesse nosso artigo e aprenda mais sobre ele e como implementá-lo no seu negócio.

4 Dicas Simples e Infalíveis Para Ter Ideias de Conteúdos

Quem é jornalista ou redator Web, geralmente acaba ficando sem ideias de conteúdo, não é mesmo? Por isso, trouxemos um post com 4 dicas infalíveis para você ter inspiração para seu site ou blog!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?