SEO

Neeva: O Mecanismo de Buscas Sem Rastreador e Sem Propagandas

Por Raquel Pereira

O Google ganhou um novo concorrente? Conheça o Neeva, o mecanismo de sem anúncios e rastreamento.

Raquel Pereira

Sem viés, pesquisa gratuita de rastreamento, livre de influência corporativa. O Neeva se descreve como um mecanismo de busca honesto.

O novo buscador, criado por Sridhar Ramaswamy, ex-funcionário do Google, foi lançado em 2021, nos Estados Unidos. Mas, somente no ano passado, ficou disponível no Reino Unido, França e Alemanha.

O Google tem um concorrente a altura agora? Descubra todos os detalhes desse novo buscador e suas vantagens!

Encerramento do Neeva

Em maio deste ano, o CEO da Neeva, Sridhar Ramaswamy, anunciou o encerramento do buscador online neeva.com. O mecanismo foi um dos primeiros a implementar o uso de ferramentas e recursos alimentados por inteligência artificial, em 2022.

No entanto, o sucesso do buscador foi ofuscado pelos avanços de IA da OpenAI, impulsionados pela Microsoft. Por isso, o buscador optou por seguir uma nova área de foco. Segundo Ramaswamy:

“Esses ventos contrários, combinados com o ambiente econômico diferente, deixaram claro que não há mais um caminho para criar um negócio sustentável na busca do consumidor. Como resultado, nas próximas semanas, fecharemos o neeva.com e nosso produto de busca do consumidor e mudaremos para uma nova área de foco.”

Snowflake adquire Neeva para acelerar a pesquisa em nuvem de dados com apoio de IA Generativa

A Snowflake, empresa especializada em data cloud que oferece uma plataforma que executa gestão de dados corporativos, anunciou em 24 de maio de 2023 a aquisição da Neeva para expansão dos seus recursos de IA Generativa, poucos dias após o pronunciamento do buscador sobre o encerramento de suas atividades no ramo de pesquisa.

Segundo o co-fundador e Diretor de Produtos da Snowflake, Benoit Dageville:

“A pesquisa é fundamental para a forma como as empresas interagem com os dados, e a experiência de pesquisa está evoluindo rapidamente com o surgimento de novos paradigmas de conversação na forma como fazemos perguntas e recuperamos informações, habilitados pela IA generativa.”

O Diretor afirma que, com a aquisição da Neeva, a empresa pretende infundir a inovação de IA generativa e pesquisa do buscador em seus produtos e serviços, para apoiar seus clientes a explorar tecnologias de pesquisa mais avançadas.

Sridhar Ramaswamy, atual CEO da Neeva, também comentou sobre a aquisição:

“Além de construir uma pilha de pesquisa nativa em escala da web desde o início, Neeva liderou o caminho na aplicação de IA generativa à experiência de pesquisa de uma forma que preserva a autenticidade e a privacidade, ao mesmo tempo em que fornece IA citável e em tempo real. Estamos entusiasmados em trazer nossa experiência em pesquisa, IA e LLMs aos clientes da Snowflake para ajudá-los a perceber com segurança e eficácia o poder de seus dados.”

O Alerta quanto ao cenário atual da pesquisa

Apesar do CEO da Neeva ter “tranquilizado” os usuários da antiga ferramenta de pesquisa, informando que a empresa continuará a investir em mecanismos de pesquisa baseados em IA, o cenário para essa ou outra empresa de pesquisa não parece promissor no momento.

Mesmo sendo uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Microsoft ainda enfrenta uma forte dificuldade para elevar seus resultados frente ao Google, atualmente o maior buscador do mundo.

No entanto, um concorrente inesperado está se tornando cada vez mais utilizado para tirar dúvidas dos usuários. Em um estudo realizado pela Capterra, foi identificado que mais da metade (58%) dos usuários brasileiros utilizam as redes sociais, tanto quanto os buscadores, para fazer pesquisas online.

Confira todos os detalhes sobre esse estudo e o estado da pesquisa em 2023 clicando aqui!

Porque o Neeva foi criado

A motivação de Ramaswamy para criar foi a perspectiva crítica de que considerava que o setor de tecnologia havia se tornado um “explorador” de dados das pessoas. Em uma entrevista à BBC News, o criador critica os modelos de buscadores atuais:

“Sentimos que os mecanismos de busca tradicionais se tornaram publicidade e anunciantes – e não realmente servir aos usuários. O Google tem uma posição dominante no mercado – e o incentivo para eles realmente inovarem, para realmente criarem experiências disruptivas, não existe.”

Como utilizar o Neeva?

O Neeva oferece três modelos de planos para quem deseja criar uma conta no buscador. Sendo um gratuito e os outros dois pagos, contando com um desconto para o modelo anual de cobrança. Afinal, como não existem propagandas no Neeva, essa é a maneira da empresa lucrar.

Para começar a utilizar o buscador é muito simples, basta utilizar um e-mail (sim, ele pode ser do Google, inclusive você pode utilizar sua conta do “concorrente” para realizar o login), e criar uma senha.

Mas, lembrando que atualmente só existe a possibilidade de pesquisa para links do Reino Unido, França, Alemanha ou Estados Unidos.

Conheça o NeevaAI

Em janeiro de 2023, o Neeva lançou o NeevaAI, uma pesquisa que utiliza IA em tempo real. A tecnologia utiliza LLMs (Large language models) e uma pilha de pesquisa independente com a promessa de proporcionar uma experiência de pesquisa única e transformadora.

O lançamento está disponível somente nos Estados Unidos no momento, mas a empresa afirma que em breve outros mercados também poderão ter acesso.

O próprio NeevaAI se descreve como uma opção melhorada do ChatGPT, pois segundo a empresa, o modelo não atende as necessidades de busca de 2023.

“Na Neeva, estamos aproveitando o poder da IA ​​para transformar a pesquisa de um jogo de 10 links azuis em uma experiência que combina o melhor do ChatGPT com a autoridade e pontualidade da pesquisa.”

A promessa de privacidade dos buscadores

A analista da Forrester especializada em privacidade e busca, Steph Liu, faz uma crítica sobre os mecanismos de busca que dizem se diferenciar dos modelos do Google, Bing e Duckduckgo:

“É uma espécie de história de David e Golias. O Google tem muitos usuários, tem muita receita. O objetivo final é oferecer uma alternativa para a base de consumidores que está preocupada com sua privacidade, que não quer que o Google vasculhe seus dados e segmente anúncios com base em seu histórico de buscas”

Os desafios do marketing de busca B2B

Novas soluções de pesquisa surgem a todo momento, com a promessa de mais segurança e privacidade. Mas, como ficam as estratégias de busca paga? Leia nosso artigo completo sobre como as alterações de privacidade afetam o marketing de pesquisa paga B2B e se prepare antes dos seus concorrentes!

LEIA MAIS

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?