Abriu uma loja virtual e não sabe muito bem como alavancar suas vendas? Complicado, não? Nesse vídeo, Fábio Ricotta, CEO da Agência Mestre, compartilha algumas dicas para quem está começando. Dê o play e confira!

Você sabe onde está o público de sua loja virtual?

A lógica inicial é compreender onde está seu público, dessa forma será mais fácil alcançá-lo. Por exemplo, se sua loja trabalha com vestuário, sem dúvidas, o seus possíveis clientes estarão mais ativos em redes como Instagram e Facebook. Mas como descobrir? Procure sua concorrência! Busque por lojas concorrentes e observe em quais redes sociais o e-commerce possui mais comentários e interações. Dessa forma, você terá um parâmetro de onde encontrar seu público.

Utilize ferramentas de controle em seu e-commerce

Outra dica é utilizar ferramentas de busca para detectar o que seus possíveis clientes andam buscando no Google.  Uma ótima opção é utilizar o Google Keyword Planner. Com o dispositivo é possível saber o volume de pesquisas mensais para uma palavra em questão. A partir disso,  podemos analisar se as palavras-chave utilizadas em sua loja são buscadas pelos usuários. Um ponto importante é observar a quantidade anúncios exibidos ao buscar suas palavras-chave, caso já existam muitas propagandas, isso demonstra ser interessante estruturar novas palavras possíveis de serem utilizadas em buscas.

Invista em anúncios

Após analisar onde está sua maior audiência, é essencial possuir um perfil atualizado nas redes sociais. O Instagram e Facebook são as opções mais comuns, contudo não irão entregar suas publicações a todos os usuários que interessam para sua loja. Portanto, é interessante pagar para vincular anúncios nas redes. Uma maneira simples e rápida de fazer isso é promover uma publicação feita.

Com essa opção, você consegue segmentar seu público e garantir que suas postagens alcancem mais pessoas. Esse processo pode aumentar seu número de seguidores, número de curtidas e interações. Ou seja, mais pessoas conhecerão a sua marca, consequentemente, mais pessoas compraram seu produto.

Já no Google, é possível anunciar pelo Google Adwords. Fábio Ricotta explica que é importante ao menos promover sua marca, para isso basta você comprar a palavra que corresponde ao nome de sua loja virtual. Dessa forma, toda vez que alguém digitar o nome do seu e-commerce ou variações, seu site irá aparecer entre os primeiros resultados de busca.

Faça correções de SEO

Investir em implementações de técnicas de SEO é importante para qualquer página. Pensando nisso, faça correções de SEO. Altere informações como a meta description, o título, resumo. Descreve muito bem as informações, dessa forma você aumenta sua visibilidade no Google.

Apostar em Influenciadores Digitais

Atualmente o marketing de influenciadores digitais é algo que está crescendo muito. A ideia nesse caso é procurar quem é o influenciador que combina e que passa a ideia da sua marca. Segundo Fábio, alguns influenciadores médios são acessíveis, de fácil contato para trocar informações e negociar possíveis valores. Ou seja, o interessante é tentar ligar o seu produto à rede de alcance do influenciador que você escolher. Sem dúvidas essa processo trará ótimos resultados.

Gestão de e-mails

Muitas plataformas pagas conseguem captar o e-mail da pessoa que está acessando sua página ou o próprio usuário fornece seus dados em troca de descontos. Contudo, é comum que as lojas não façam nada com esses e-mails obtidos. Lembre-se que é importante gerir os dados de seus possíveis clientes, assim você consegue manter uma comunicação com seus leads e aumenta suas chances de conversão.

Quer saber mais? Fábio Ricotta recomenda o Episódio 134 – 3 Melhorias de SEO para Sua Loja Virtual. Confira essas e outras dicas no blog da Agência Mestre!