SEO

Gere Mais Tráfego Para o Seu E-commerce Com a Guia de Compras do Google

Por Letícia Matsumoto

Quer que os produtos do seu e-commerce apareçam nas pesquisas do Google? Leia e aprenda como!

Letícia Matsumoto

As pesquisas do Google se tornaram ótimas ferramentas para buscar produtos específicos, comparar preços, até receber recomendações e indicações de acordo com as preferências especificadas no buscador.

E para auxiliar os e-commerces a obterem maior visibilidade, o Google lançou a Guia de Compras e formas simplificadas para mostrar os produtos a partir do Search Console. Confira como utilizar o novo recurso e chamar mais atenção dos seus potenciais clientes!

Guia de Compras Google

Em setembro deste ano o Google lançou a Guia de Compras, onde os usuários poderiam encontrar informações confiáveis e detalhadas sobre os produtos que estavam pesquisando (ou relacionados também).

Dessa maneira, agora os usuários não precisam mais clicar link por link nos resultados do buscador, agilizando seu processo de compra e pesquisa.

Listas de guias de compras

Recentemente, o Search Console também lançou um relatório de listagens para ajudar os donos de e-commerce a adicionar dados estruturados de produtos. E, a novidade para aqueles que implementaram as marcações dos produtos é que eles verão, em breve, uma nova seção chamada Listas de guias de compras.

Como utilizar as listas de guias de compras

Os e-commerces que realizarem a marcação de seus produtos a partir de dados estruturados podem utilizar a lista de guias de compras criando uma conta no Google Merchant Center.

Mas, eu preciso enviar uma lista de produtos? Não! O melhor de tudo é que basta manter os dados estruturados dos seus produtos atualizados e eles serão rapidamente exibidos nos resultados das pesquisas!

Google Merchant Center testa novo botão que direciona os usuários para a página de checkout

Nesta quarta-feira (14 de maio de 2023), o Google começou a enviar alguns e-mails para seus usuários cadastrados no Google Merchant Center com uma nova proposta: testar seu novo botão piloto de “checkout” que pode oferecer uma oportunidade extra de atrair clientes para as lojas virtuais.

Segundo o e-mail, o Google está procurando formas de direcionar os pesquisadores que estão prontos para comprar diretamente para a página de checkout, em vez da página do produto:

“Ofereça aos clientes prontos para comprar a opção de acessar diretamente o checkout. R. O novo piloto do Google ajudou a aumentar as conversões e as vendas dos comerciantes participantes.”

Os usuários interessados podem preencher um formulário para serem os primeiros a testar a ferramenta.

Como o novo “botão de checkout” do Google Merchant Center funciona?

Conforme compartilhado pelo buscador, o objetivo desse novo botão é auxiliar os consumidores em uma transição mais direta e fluída entre a pesquisa e a compra, mas com total transparência sobre de quem estão comprando, para tornar a experiência mais agradável ao consumidor.

Para participar do projeto de checkout, os anunciantes devem fazer o login no Merchant Center, clicar em Configurações e adicionar o link da página de destino do checkout onde desejam que os compradores cheguem. Será possível, ainda, adicionar um modelo de URL dinâmico para toda a marca ou adicionar um link de checkout exclusivo para cada produto individual no feed.

No entanto, é preciso seguir os parâmetros de URL do Google para especificar o ID do produto, bem como quaisquer outras características. Dessa forma, o Google pretende garantir que os clientes sejam direcionados para a página de checkout correta, portanto, a URL deve conter:

  • ID do Produto (requisito obrigatório): atributo de ID associado à oferta, que será substituído pelo atributo [id] fornecido no feed da oferta;
  • Tamanho (requisito optativo): este é o atributo de tamanho associado à oferta, que será substituído pelo atributo [size] fornecido no feed da oferta;
  • Cor (requisito optativo): este é o atributo de cor associado à oferta, que será substituído pelo atributo [color] fornecido no feed da oferta.

Este novo projeto não é totalmente inédito, visto que o Google testou um recurso de Checkout em 2011, mas acabou sendo descartado. No entanto, com os diversos avanços tecnológicos dos últimos anos, esta pode ser uma forma de otimizar a conversão dos seus anúncios de produtos, diminuindo as objeções do cliente ao encaminhá-lo diretamente para a página de compra.

Conheça mais estratégias de mídia paga voltadas para lojas virtuais

Quer ter acesso às melhores estratégias de marketing digital para e-commerce Então baixe o e-book gratuito “Marketing Digital Para E-commerce” e potencialize as vendas da sua loja virtual!

LEIA MAIS

O que é SEO? Guia do Search Engine Optimization [2023]

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?