Neste vídeo, o nosso CEO Fábio Ricotta vai te explicar como recuperar a autoridade de Links Quebrados. Ficou interessado? Dê o play e entenda!

Quando você faz um trabalho de SEO, uma das coisas mais importantes que você tem que prestar atenção é se o site do cliente já possui alguma autoridade, que é construída pelo Google por diversos fatores. Um desses fatores é a quantidade e qualidade dos links que você recebe. Em outras oportunidades, já falamos sobre link building, mas neste caso em específico estamos falando do trabalho de analisar o conjunto de links que apontavam para um site mas que levam para lugar algum.

Como Acontecem os Links Quebrados?

Os links quebrados acontecem com mais frequência do que imaginamos. Geralmente,  eles acontecem quando, ao longo do tempo, algumas fontes colocam links para um site e por alguma razão, a página para onde estão apontado é tirada do ar. Exemplos clássicos são quando o site muda de plataforma, ou quando uma landing page de alguma promoção específica é cancelada, um produto não faz mais parte do catálogo de um site ou até mesmo quando um artigo publicado não é mais relevante e é apagado. Todas essas hipóteses acontecem e quando um link fica quebrado você deixa de ganhar autoridade com ele.

Como Resolver os Links Quebrados

Para começar, você precisa revisar se existem páginas no seu site que retornam com ERRO 404 e se elas têm links apontando para elas. Não existe uma ferramenta gratuita para isso. Aqui na Mestre, nós usamos a Opensite explorer, da MOZ, e a Ahrefs, que são ferramentas de análise de backlinks. Além de mostrarem quantos e quais são os links que você está recebendo para determinados domínios, elas também sinalizam quais páginas têm erro 404.

Depois de identificar essas páginas, o procedimento é simples. Você tem que encontrar uma página com o assunto mais parecido possível com o da página que deixou de existir. Feito isso você vai implementar o redirecionamento 301. Dessa forma, você estará sinalizando que a informação que tinha naquela página antiga agora pode ser encontrada em uma nova página ativa do seu site.

O redirecionamento pode ser feito através de uma programação simples ou por meio de regras em seu servidor.

Gostou da dica? Então continue acompanhado os vídeos e postagens do blog da Mestre e deixe seu comentário sobre o que gostaria de ver no próximo vídeo do Fábio!