Se você tem um e-commerce e ainda se pergunta se deveria ou não criar conteúdos exclusivos para os produtos. Saiba que a resposta é “SIM”. É lógico que você deveria! Dê o play no vídeo abaixo para entender mais sobre a importância desse assunto:

Nosso CEO, Fábio Ricotta, sempre defendeu para os nossos clientes, que um conteúdo único e de extrema qualidade, é um dos “segredos” para conquistar um bom posicionamento junto ao Google, fazendo com que a sua loja virtual se diferencia da maioria que existe por aí, nas quais, na maioria das vezes, os produtos têm a descrição padrão que o próprio fabricante oferece.

Conteúdo Único e de Valor

Quando você produz conteúdos de valor, o usuário que acessa seu e-commerce tem o melhor entedimento sobre o produto que deseja adquirir e o Google reconhece seu trabalho, valorizando o seu site, nos resultados de pesquisa.

Portanto, não cometa o erro de simplesmente copiar o conteúdo do concorrente ou colocar no seu e-commerce aquele conteúdo pronto, que já é oferecido por quem fabricou o produto. Inove, crie e acrescente informações relevantes.

Em 2010, o Google atualizou seu algoritmo de busca e, naquela oportunidade, lançou um update chamado Google Panda. Essa atualização veio para “derrubar” todos os sites que não tinham conteúdo exclusivo e de valor, ou sites que tinham conteúdo de má qualidade. Nessa época, muita gente viu suas visitas orgânicas caírem a níveis baixíssimos.

Como Começar?

Todos nós temos uma interpretação diferente de um determinado conteúdo. Partindo dessa ideia, você pode ler, reler, entender e criar um novo conteúdo, baseado no texto do produto, que é disponibilizado pelos fabricantes. Assim, você conseguirá criar um conteúdo novo e exclusivo.

A melhor maneira de começar a criar conteúdos próprios para os produtos do seu e-commerce, é através daqueles produtos que são os mais vendidos ou então aqueles que você quer vender mais. Liste quais são seus TOP 50 produtos e comece por eles. Sim, vai levar tempo para fazer todo esse processo, mas vai valer muito a pena. Se você adotar essa metologia, somado a inclusão personalizada de novos produtos, ou seja, todo novo produto lançado na sua loja virtual, já deverá entrar com um conteúdo único e bem escrito, ao longo dos meses, você terá atualizado seu e-commerce por completo.

A partir do momento que você enriquecer o conteúdo dos produtos, o usuário que acessa seu e-commerce terá informações muito mais ricas, no momento de decisão de compra. Isso trará excelentes resultados no médio e longo prazo.

Guias de Compra

Produza guias de compras para ajudar as pessoas que acessam sua loja virtual. Aqui na Mestre, criamos diversos guias para os usuários. Um exemplo que podemos citar, foi o guia de compras criado sobre qual era a melhor TV para a sua sala. Nesse guia, as pessoas escolhiam a TV, de acordo com a distância entre o sofá e o aparelho. A ideia foi super bem aceita e colaborou para aumentar as vendas do e-commerce.

Para criar seus guias de compra, liste quais são as principais dúvidas que as pessoas têm acerca de um determinado produto. Acesse, por exemplo, o site do Mercado Livre e veja quais são as perguntas que as pessoas fazem. Colete toda essa informação e monte um guia. Você também pode consultar sua equipe de atendimento (call center e chat online) para ver quais são as perguntas mais frequentes e principais dúvidas sobre produtos.

Depoimentos

Peça depoimentos para as pessoas que já compraram os produtos que você vende em sua loja virtual. Faça uma pesquisa de satisfação e descubra o que elas acharam do produto. Modere os comentários e exiba esses depoimentos em sua página. Opiniões, além de enriquecer a página do produto, ajudam outras pessoas a tomarem a decisão de comprar.