Olá leitores da Agência Mestre,

Desde o lançamento oficial do Panda Update, a maioria dos brasileiros ligados ao mundo do search esperaram ansiosamente (outros nem tanto) pelas atualizações que chegariam ao nosso idioma. Já discutimos aqui mesmo na Agência Mestre as possíveis consequências do Panda Update e o que isso poderia ocasionar no nosso mercado.

No final da semana passada (12/08/2011) fomos surpreendidos pela notícia de que o algorítmo estava finalmente sendo lançado para quase todas as línguas no mundo, inclusive a nossa.

Preparamos, então, um estudo utilizando estatísticas fornecidas pela base de dados da nossa ferramenta Rank Tracker para verificar as variações médias dos rankings de determinadas urls em relação às suas respectivas keywords de busca, em alguns intervalos de datas pré-selecionados. Separamos, para isso, as variações nos rankings no último mês.

Primeiro, procuramos pelos sites que perderam posicionamento no intervalo estudado, e agrupamos de acordo com a quantidade de posições perdidas, obtendo o seguinte gráfico:

Quantidade de urls que perderam posições

Em seguida, selecionamos as urls que ganharam posicionamento no mesmo intervalo de tempo, e agrupamos de acordo com a quantidade de posições ganhas, obtendo o seguinte gráfico:

Quantidade de urls que ganharam posições

Sabemos que o Panda Update tem por objetivo diminuir a relevância de sites que possuem conteúdo fraco ou desorganizado, privilegiando aqueles que prezam por um conteúdo de qualidade. Pelos nossos dados podemos concluir duas coisas:

Primeiro, entre os dias 11 e 15 de agosto, a quantidade de urls que perderam posições diminuiu. Ou seja, no geral, a quantidade de sites cadastrados na Rank Tracker que perderam posições foi menor do que a quantidade esperada.

Além disso, observando o segundo gráfico, percebemos que a quantidade de sites que ganharam posições aumentou. Ou seja, o número de termos que subiu nos rankings foi maior do que aquele esperado, principalmente as urls que ganharam até cinco posições.

É claro que esse resultado é um reflexo da amostragem de keywords e urls utilizada. Podemos afirmar, com certeza, que a qualidade das páginas monitoradas pela ferramenta é maior do que a média dos sites encontrados pela web, já que, para determinada página subir no ranking, necessariamente outra precisa descer.

Essa é parte de nossa análise sobre os primeiros dias do Panda Update. E você, percebeu alguma variação nos rankings nos últimos dias? Comente aqui suas experiências e deixe também suas dúvidas! Se preferir, junte-se a intensa discussão que está rolando no Facebook da Agência Mestre.

Obrigado e até mais!

* Atualizado em 18/08/2011

(crédito da foto Flickr Equilibriax)