Tráfego Pago

Google Ads Lança o Demand Gen Globalmente

Por Raquel Pereira

Veja como funciona o Demand Gen, nova ferramenta de IA do Google Ads que está sendo lançada globalmente.

Raquel Pereira

O Google está lançando globalmente seu novo recurso de IA para ajudar os gestores de tráfego a ampliar sua estratégia social no YouTube e no Google Ads.

O Google Ads é uma das plataformas de anúncios mais utilizadas no Brasil e no mundo, e está sempre ampliando seus recursos para atender às demandas dos usuários. Por isso, nesse momento de intensa digitalização e avanços no desenvolvimento e na utilização das ferramentas de IA, a plataforma volta a inovar com o Demand Gen.

Após um período de testes, no qual o buscador pode implementar diversas funcionalidades e realizar ajustes com base nos feedbacks dos usuários, o modelo de IA do Google Ads foi lançado globalmente para todos os usuários da ferramenta no dia 10 de outubro. Confira os detalhes sobre essa novidade:

O que é o Demand Gen do Google Ads?

Segundo o maior buscador do mundo, o Demand Gen pode ser considerado como “a próxima geração de campanhas Discovery”. Lançado em junho deste ano, as campanhas de “geração de demanda” (Demand Gen), são um formato de anúncio utilizado para gerar engajamento nas campanhas do YouTube, incluindo Discover, do YouTube Shorts e do Gmail.

Esse formato é ideal para quem possui uma estratégia de tráfego pago de “redes sociais” e querem veicular anúncios multiformato e visualmente atrativos nas plataformas mais impactantes do Google, disponíveis para todos.

(Imagem: Search Engine Land | Reprodução)

A princípio, a funcionalidade foi disponibilizada apenas para anunciantes americanos, durante o teste beta. Agora, desde o dia 10 de outubro de 2023, todos os usuários já têm acesso a essa ferramenta no Google Ads.

Como funciona o Demand Gen do Google Ads?

O Demand Gen utiliza a automação e o aprendizado de máquina para fazer o trabalho mais pesado nas campanhas de Discovery, como o Performance Max. Basicamente, é utilizada uma segmentação algorítmica que utiliza as interações anteriores, permitindo que você selecione suas configurações de segmentação com mais liberdade.

A grande diferença aqui é que, enquanto o Performance Max é uma campanha de funil completo, o Demand Gen foca, principalmente, em aumentar o reconhecimento da marca no fundo do funil, ou seja, gerar demanda para o seu negócio.

(Imagem: Google Ads & Commerce Blog | Reprodução)

Dessa forma, o Demand Gen utiliza anúncios, gráficos e vídeos em todas as diferentes redes do Google Ads (exceto Shopping), com foco nas conversões no fundo do funil, onde o objetivo principal é criar novas demandas.

Recursos do Demand Gen do Google Ads

Conforme compartilhado pelo Google, o objetivo do Demand Gen é ajudar os gestores de tráfego a criar conexões e atrair o interesse dos usuários que consomem conteúdos no YouTube e nos pontos de contato visualmente envolventes do Google.

“Os criativos envolventes podem estimular a ação, enquanto nossas soluções de público-alvo e de lances ajudam você a estimular o interesse de mais clientes em potencial.”

Esse formato possui um conjunto de recursos exclusivos, que foram projetados especialmente para as necessidades dos gestores de tráfego que atuam com campanhas de Display e redes sociais atualmente.

Uma pesquisa realizada pelo Google mostra que 91% dos consumidores agiram imediatamente após descobrir novos produtos ou marcas nos feeds do Google, como Discover ou Gmail.

Por isso, os recursos de IA do Demand Gen são focados em identificar os criativos de melhor desempenho das campanhas do YouTube, YouTube Shorts, Discover e Gmail de forma automatizada.

(Imagem: Google Ads & Commerce Blog | Reprodução)

Além disso, com a ferramenta é possível combinar criativos personalizados com novos segmentos semelhantes aos que já são utilizados nas campanhas, com base em suas listas de público-alvo. Assim, os recursos de IA identificam novas audiências para os seus anúncios em uma espécie de “LookaLike”.

“Ao otimizar para conversões, bem como ao lance para maximizar cliques, você pode criar campanhas profundamente relevantes com base em suas metas que estimulam a ação certa no momento certo.”

  • Precisa de ajuda para anunciar seu e-commerce? Conte com nosso time de especialistas para anunciar seu e-commerce e coloque seus produtos em destaque na maior vitrine online do mundo!

Migração das Campanhas de Discovery para Demand Gen

Assim como o lançamento do Performance Max, o Demand Gen surge para substituir as campanhas de Discovery no YouTube e demais canais do Google. Dessa forma, o buscador está removendo alguns controles manuais das campanhas e oferecendo aos usuários a possibilidade de migrar seus conjuntos de anúncios para o Demand Gen.

Além dos recursos atuais, a ferramenta deve receber novos recursos nos próximos meses, indo desde inventários e insights aprimorados, até a criação de fluxo de criação de anúncios automatizado e eficiente.

(Imagem: Google Ads & Commerce Blog | Reprodução)

Segundo o buscador, a migração das campanhas começa agora – 10 de outubro – com o lançamento global do recurso e deve ocorrer até o início de 2024.

Estudos de caso e motivos para migrar suas campanhas para o Demand Gen

Desde o lançamento dos primeiros testes da nova ferramenta de IA do Google Ads, o buscador vem buscando compartilhar os benefícios percebidos e os estudos de caso dos clientes que já adotaram as funcionalidades do Demand Gen para impulsionar a conversão dos anúncios.

Dentre os casos, a fintech argentina, Naranja X, observou uma taxa de cliques três vezes mais alta em seus anúncios com a adoção do Demand Gen, diminuindo seu CPA (custo por ação) em 61%.

Além disso, utilizando o recurso de lances para Maximizar cliques no Demand Gen, a Samsung Alemanha elevou o tráfego pago do seu site e conquistou um aumento de 400% nas taxas de cliques – em comparação com seus benchmarks.

(Imagem: Google Ads & Commerce Blog | Reprodução)

O Demand Gen pode ajudar em diversos aspectos a conquistar mais resultados com as estratégias de tráfego pago no Google, principalmente, quando consideramos o remarketing no Google Ads e as campanhas de Display. Alguns dos benefícios percebidos são:

  • Alcançar novas audiências com segmentos Lookalike e maximizar o desempenho através da escolha da estratégia de lance adequada​;
  • Criação de demanda em contrapartida à captura de demanda, ajudando na descoberta e engajamento com novos clientes​;
  • Aumento potencial nas taxas de clique e redução no custo por ação, comparado às campanhas pagas em redes sociais​.

Demand Gen agora possui ferramenta de IA Generativa para Criação de Imagens

Em abril de 2024, o Google anunciou uma nova funcionalidade para as Campanhas Demand Gen: uma ferramenta de IA Generativa para criação de ativos de imagens em anúncios.

Segundo compartilhado pelo Google, a ferramenta de IA é capaz de “criar recursos de imagem impressionantes e de alta qualidade em apenas algumas etapas, usando instruções fornecidas por você”.

Demand Gen agora possui ferramenta de IA Generativa para Criação de Imagens(Imagem: Search Round Table | Reprodução)

Além disso, a representante do Google Ads, Ginny Marvin, acrescentou em uma publicação no X que é possível utilizar imagens já geradas para “testar novas variações”:

Inicialmente, a novidade está sendo lançada apenas na língua inglesa, mas o buscador já afirmou que pretende expandir o recurso para novos idiomas ainda este ano.

Para os profissionais de marketing, essa novidade é um passo interessante para quem busca otimizar a criação de conteúdos visuais para anúncios na Rede de Display do Google, avançando na geração de oportunidades e diminuindo o tempo de criação.

Conte com a Agência Mestre para migrar suas campanhas para o Demand Gen

A migração das antigas “campanhas de discovery” para o Demand Gen no Google Ads mostra, mais uma vez, a importância de estar em constante evolução na operação de marketing digital, independentemente da estratégia utilizada.

Estamos passando por um momento de constante atualização de sistemas, ferramentas e do cenário tecnológico como um todo. Essas mudanças, que chegaram fortemente com a democratização do acesso e uso de inteligências artificiais, está revolucionando a forma como as pessoas e – consequentemente – as empresas se relacionam com a tecnologia.

Portanto, você precisa estar atento para otimizar seus processos e tornar sua operação de marketing digital sempre atualizada com as novidades do setor. E, nesse caso, a Agência Mestre pode te ajudar!

Somos a principal referência em Inbound Marketing e SEO do país e, nesses 15 anos de existência, nunca deixamos de otimizar e atualizar nossa operação ao cenário tecnológico ao redor. Um dos nossos valores é a Melhoria Contínua e estamos preparados para te ajudar a acompanhar essa transformação digital acelerada.

Conheça nossa Mídia Mestre e descubra como podemos otimizar sua estratégia de Tráfego Pago, com o apoio de técnicas e tecnologias atuais!

LEIA MAIS

Melhor Horário Para Anunciar no Google ou Facebook

Confira neste artigo como alcançar mais pessoas e descubra qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook.

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?