Tráfego Pago

YouTube Ads: Novos Formatos de Publicidade na Plataforma

Por Raquel Pereira

Confira as novidades em formatos de anúncios do Youtube Ads e comece a testar o quanto antes!

Raquel Pereira

O YouTube é o segundo site mais visitado no mundo, superado apenas pelo Google, segundo dados da “Alexa Rankings” de 2021. Ele não é apenas o maior portal de compartilhamento e consumo de vídeos no mundo, como também é uma ferramenta poderosa para estratégias de marketing digital.

Pesquisas recentes da Precise TV mostram que os jovens da Geração Z estão sintonizados com os anúncios na plataforma: surpreendentemente, seis em cada dez adolescentes optam por assistir a um anúncio no YouTube em vez de pulá-lo.

Com as gerações mais jovens tornando os anúncios do YouTube Ads em uma tendência, a receita com anúncios do YouTube aumentou 4,4% no segundo trimestre deste ano. Isso significa que, se o seu negócio ainda não está anunciando no YouTube, o seu concorrente provavelmente está!

Descubra as novidades sobre o YouTube Ads e mantenha-se à frente da concorrência:

  • Nova ferramenta de IA do YouTube Ads;
  • YouTube está removendo o “controle de anúncios individuais” dos vídeos;
  • Anúncios mais longos e menos frequentes: essa é a aposta para o YouTube na TV;
  • Advertising Week e Novidades do YouTube em 2022;
  • Descubra como o tráfego pago pode elevar seus resultados.

Gostaria de aprender mais sobre o YouTube e como criar conteúdos para a plataforma? Confira nosso artigo completo sobre Estratégia para YouTube e tenha um canal de sucesso!

Nova Ferramenta de IA do YouTube Ads: Conheça o Último Lançamento do Google para a Plataforma de Vídeos

Em 15 de setembro, o Google lançou novos recursos para melhorar e facilitar a otimização de anúncios no YouTube utilizando elementos de IA. Com o novo Creative Guidance, o YouTube agora conta com um assistente de otimização de anúncios para auxiliar os gestores de tráfego a conquistar mais resultados com suas campanhas. Confira os detalhes sobre essa novidade:

O que é o Creative Guidance e por que ele é importante?

Segundo compartilhado pelo maior buscador do mundo, o novo Creative Guidance é uma ferramenta de “recomendações inteligentes” disponível dentro do Google Ads e integrada ao Video Analytics do YouTube.

Ela utiliza seus elementos de IA generativa para analisar os seus anúncios e oferece feedbacks e sugestões para aumentar a precisão das campanhas e gerar mais resultados utilizando as práticas recomendadas do buscador.

Ou seja, ela pode indicar ajustes quando informações relevantes sobre seus anúncios estiverem indisponíveis, notificá-lo sobre problemas de exibição dos criativos e outras informações importantes para aumentar a eficácia da sua estratégia de tráfego pago. Dessa forma, a nova ferramenta garante uma configuração ideal e otimização rápida para maximizar o desempenho do seu anúncio.

Informações que o Creative Guidance analisa nos criativos

Basicamente, a Orientação Criativa (Creative Guidance), pode detectar se seu anúncio em vídeo não possui os seguintes atributos principais do criativo:

  • Logo da sua marca: um bom criativo em vídeo deve mostrar um logo proeminente nos primeiros 5 segundos, segundo as boas práticas do buscador;
  • Duração do vídeo: seu vídeo deve seguir o comprimento recomendado, com base no seu objetivo de marketing;
  • Voice-over: a ferramenta identifica se o seu criativo usar uma voz humana de alta qualidade (o que pode ser um empecilho para ferramentas como o SeamlessM4T da Meta);
  • Proporção de aspecto: seu grupo de anúncios deve incluir todas as 3 orientações de vídeo: horizontal (16:9), vertical (9:16) e quadrado (1:1).

Assim, sempre que algo estiver faltando nos seus anúncios em vídeo, o Creative Guidance fornecerá sugestões de melhorias de alto impacto e links para ferramentas úteis que podem impulsionar o desempenho da sua campanha.

Como utilizar o Creative Guidance do YouTube?

Para acessar essa ferramenta no Google Ads, siga estas etapas:

  1. Em sua conta do Google Ads, clique no ícone Campanhas;
  2. Clique no menu suspenso Ativos na seção;
  3. Clique em “Vídeos”;
  4. Clique na aba “Analytics” ao lado de “Vídeos”;
  5. Selecione seu anúncio em vídeo no menu suspenso;
  6. Na seção “Ideias para experimentar”, você encontrará os atributos criativos que estão faltando com recomendações sobre como agir.

Vale ressaltar que essas etapas fazem parte de uma nova experiência do usuário no Google Ads que será lançada para todos os anunciantes em 2024.

Com a nova ferramenta, o Google dá mais um passo significativo para a ampliação do uso de IA em seus produtos, além de oferecer mais uma tecnologia significativamente útil para otimizar o dia a dia dos profissionais de marketing.

YouTube está removendo o “controle de anúncios individuais” dos vídeos

Conforme anunciado em 7 de setembro, o YouTube pretende eliminar, até novembro, os controle individuais de anúncios recém-enviados para os formatos de “Pré-lançamento”, “Pós-lançamento”, “Ignorável e Não ignorável”.

Além disso, futuramente, os gestores de tráfego terão suas opções de controle de exibição do anúncio reduzidas à “Antes” ou “Depois” do vídeo e, caso não sejam informadas, a plataforma decidirá automaticamente a exibição do anúncio.

Apesar das mudanças, os anunciantes continuarão a ter controle total sobre os anúncios intermediários e poderão selecionar manualmente os intervalos em que seus anúncios aparecem.

A plataforma informa que as mudanças pretendem otimizar a exibição de anúncios e reduzir os riscos de erro humano, mas nem todos os anunciantes estão satisfeitos com a “perda” de controle de seus anúncios.

Anúncios mais longos e menos frequentes: essa é a aposta para o YouTube na TV

Outra novidade anunciada em 7 de setembro pelo YouTube é o novo formato de anúncios “mais longos e menos frequentes” que serão exibidos no aplicativo para TV do YouTube. Além disso, para remover a mensagem “O vídeo será reproduzido após o anúncio”, a plataforma está testando um cronômetro para sinalizar o fim da publicidade.

O objetivo é melhorar a experiência do usuário e aumentar o envolvimento dos usuários com os anúncios, tornando a publicidade mais envolvente e menos frequente (algo parecido com o que vemos na televisão convencional, por exemplo).

Estendendo o tempo de exibição dos anúncios, o YouTube oferece às marcas mais possibilidade de se conectar com a audiência e, ao diminuir a quantidade de interrupções, o YouTube pode conseguir “educar” os usuários e torná-los mais receptivos aos anúncios.

Por enquanto, a plataforma ainda não deu detalhes sobre a duração dos novos anúncios e nem sobre o tempo de “pausa” entre eles.

Advertising Week e Novidades do YouTube em 2022

Na Advertising Week em Nova York (Semana de Publicidade Nova York 2022) o YouTube anunciou três novas opções de anúncios para seus usuários. Confira cada uma delas e suas vantagens para as estratégias de marketing digital!

Moment Blast: para espectadores da TV conectada

Segundo estudos da Advertiser Perceptions, os anúncios para TV conectada estão entre a maior parcela de investimento em propagandas no formato de vídeo nos Estados Unidos. Então, o novo modelo de anúncio do Youtube vem como uma forma de acompanhar essa tendência.

Além disso, o lançamento apresenta uma nova oportunidade para realizar a segmentação em transmissões ao vivo que fazem parte do interesse do seu público.

O YouTube explicou que os anúncios Moment Blast consistem em :

“Um projeto para marcas que buscam aumentar a conscientização durante momentos importantes – como grandes eventos esportivos, lançamentos de filmes ou lançamentos de produtos. O Moment Blast oferece aos anunciantes um posicionamento privilegiado no conteúdo do YouTube Select em TVs conectadas (CTV) e outros dispositivos, além de um cartão de título de marca e posicionamento opcional de masthead.”

YouTube Select

Também pensando em melhorar a segmentação de anúncios para o público ideal das marcas, o Youtube Select veio como uma vitrine com curadoria de conteúdo que possibilita que os anunciantes alcancem perfis específicos com base em vários nichos e categorias.

Feed de produtos para anúncios Discovery

Para facilitar o anúncio de diversos produtos simultaneamente, o Youtube lançou um novo formato para as campanhas de Discovery, possibilitando que uma lista de produtos seja exibida abaixo do anúncio em vídeo principal. Como pode ser observado abaixo:

O novo recurso permite que os usuários realizem compras a partir de um simples clique. Como explicado pela plataforma:

“Em breve, os feeds de produtos também incluirão ofertas locais, permitindo que as marcas mostrem a disponibilidade de produtos em tempo real em seu Google Merchant Center para que as pessoas possam encontrar o local mais conveniente para comprar.”

Um ponto muito importante é que o recurso também estará disponível no formato de vídeos curtos, o Youtube Shorts!

Leia mais: Conheça o YouTube Shopping e a nova integração com a Shopify.

Expansão dos anúncios em áudio

Os podcasts tomaram conta da internet, permitindo que os ouvintes realizem outras tarefas enquanto consomem o conteúdo. Mas, para impactar esse público era preciso adaptar o formato dos anúncios também.

Na plataforma de música, Youtube Music, os anunciantes também têm a opção de inserir suas campanhas no formato audiofônico.

Leia também: Descubra as novas atualizações da interface do YouTube!

Descubra como o tráfego pago pode elevar seus resultados

O YouTube é apenas um dos diversos canais de publicidade online que temos acesso hoje! 

Construir uma estratégia de tráfego pago vai muito além de “investir um valor” em cada plataforma e esperar que os resultados cheguem. Cada audiência espera um conteúdo diferente, cada canal oferece resultados e retornos sobre o investimento (ROI) distintos.

Por isso, é preciso contar com o apoio de quem conhece as principais estratégias e sabe utilizar as ferramentas de gerenciamento das principais plataformas é fundamental para conquistar resultados saudáveis e escaláveis.

Não coloque seu investimento em estratégias sem planejamento! Conheça a Mídia Mestre e descubra como podemos fazer para os seus anúncios encontrarem a audiência certa, gerando mais resultados para a sua empresa.

LEIA MAIS

Google Ads: 16 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Acesse o artigo e saiba as principais dicas para campanhas no Google Ads, uma ferramenta poderosa para conquistar leads e conversões.

Melhor Horário Para Anunciar no Google ou Facebook

Confira neste artigo como alcançar mais pessoas e descubra qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook.

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?