Redes Sociais

Confira As Últimas Atualizações da Interface do YouTube

Por Letícia Matsumoto

O Youtube faz parte de suas estratégias digitais?, então confira as últimas atualizações de layout e as utilize ao seu favor!

Letícia Matsumoto

No dia 24 de outubro o Youtube anunciou o lançamento de novos recursos e mudanças no layout, assim como no UX (user experience ou experiência do usuário) de algumas ferramentas da plataforma. Confira quais foram as novidades e como elas podem impactar seus resultados!

Agora você pode dar um zoom nos vídeos do Youtube

Agora você poderá dar um zoom nos vídeos do Youtube, um recurso com uma mecânica semelhante aos smartphones e redes sociais como o Instagram chamado de “pinch to zoom”. Ou seja, basta realizar um movimento de pinça para aumentar o tamanho de algum detalhe específico do vídeo.

A nova funcionalidade pode auxiliar os usuários que desejam ter uma melhor visualização e até mesmo facilitar a anotação de textos escritos no vídeo. Confira a explicação do próprio Youtube:

Miniaturas no player do Youtube

Os vídeos no Youtube podem ser longos demais caso você esteja procurando uma resposta rápida ou uma instrução específica. Na versão desktop os usuários já possuíam a opção de selecionar trechos específicos do conteúdo a partir de miniaturas, no entanto na versão mobile não.

Mas, agora o recurso foi aprimorado e será disponibilizado para as duas versões! Em breve, os usuários não precisarão mais ficar reféns do “avançar” ou “retroceder”, tocando incessantemente em suas telas.

Nate Koechley, diretora de UX do Youtube explica:

“Você já seguiu um tutorial em seu telefone, mas precisava continuar rebobinando para poder dominar esse pequeno passo? A busca precisa ajudar a resolver esse problema. Esteja você no computador ou no seu dispositivo móvel, basta arrastar ou deslizar para cima enquanto procura exibir uma linha de miniaturas no player de vídeo e você poderá fazer ajustes precisos para chegar à parte exata de cada vídeo. “

Ajuste de plano fundo de acordo com o vídeo

Criar um ambiente virtual agradável para o usuário aumenta o tempo que ele gasta dentro da plataforma. Pensando nisso, o Youtube realizou uma modificação sutil que pode até não ser percebida por muitos. Mas, com certeza, impactará em melhores conversões.

Para que os vídeos se tornem mais chamativos a plataforma configurou seu plano de fundo para que se adaptasse às cores predominantes do conteúdo. Confira o antes e depois:

Um recurso adicional foi a opção de escurecer ainda mais a tela, de modo que os usuários pudessem visualizar os vídeos com cores extremamente vívidas.

Alterações nos botões de engajamento e hashtags

A plataforma de vídeos parece estar bastante preocupada em aumentar a retenção de atenção de seus usuários, mais uma ação para conquistar esse objetivo foi a alteração dos botões de engajamento.

Agora, botões Curtir, Compartilhar, Baixar e Inscrever-se (que antes tinha sua versão vermelha clássica) estão menos chamativos.

A diretora tranquiliza os criadores e marcas:

“A nova forma e o alto contraste fazem com que ele realmente se destaque e, embora não seja mais vermelho, é mais fácil de encontrar e muito mais acessível a todos, tanto nas páginas de exibição quanto nas páginas do canal.”

Por falar, em cores, outra alteração foi nas hashtags, que agora serão brancas e não mais azuis! No entanto, apesar de sua usabilidade não ser afetada, a mudança estética pode impactar as métricas de cliques e descobertas a partir das mesmas. Então, vale a pena monitorar esses dados em seu Youtube Studio!

E você, o que achou das novidades? Quais foram suas favoritas? Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

Mais sobre o Youtube

LEIA MAIS

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Saiba os passos necessários para construir um perfil voltado para negócios e aprenda a se destacar em uma das redes sociais que mais cresce na atualidade.

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?