Quer saber como criar um canal no YouTube e ter sucesso com seu projeto? Preparamos um guia completo para ajudar você a entender o que fazer desde a criação da sua conta, até a gestão de suas atividades. Siga os passos e seja um YouTuber de destaque!

Veja como criar um canal no YouTube em Passos Simples

Criar um canal no YouTube é simples, basta ter uma conta do Google. Ou seja, se você tem um Gmail, já pode fazer login e começar sua comunidade de conteúdo. Caso sua conta de e-mail seja de outro provedor, é fácil criar uma nova: preencha suas informações pessoais e uma senha.

1. depois de criar sua conta Google, faça login no YouTube;

2. acesse o menu na lateral superior direita e clique em “Seu Canal”;

3. crie o nome para o seu usuário e comece a utilizar!

Com esses poucos cliques, você já tem um canal e pode começar a publicar seus conteúdos. Mas, esse é o momento em que você precisa agir de forma estratégica para se diferenciar dos outros perfis ativos e realmente fazer sucesso.

7 Dicas Para Criar um Canal de Sucesso

Criar um canal no YouTube é fácil e você já descobriu isso. Depois disso, o essencial é investir em ações estratégicas que vão tornar o seu conteúdo mais relevante para atrair o público certo. Afinal, você só vai atrair mais visualizações e inscritos, se trabalhar com um conceito que esteja alinhado ao perfil de pessoas que quer criar engajamento.

Por isso, se você quer saber como criar um canal de sucesso, as dicas são:

  • 1. escolha um nome que traduza sua empresa/projeto;
  • 2. crie uma lista de pautas com títulos atrativos;
  • 3. desenvolva um cronograma e mantenha a frequência de publicações;
  • 4. invista em uma identidade visual e em Thumbs atrativas;
  • 5. integre suas redes sociais e interaja com o público;
  • 6. faça chamadas nos vídeos;
  • 7. acompanhe as métricas.

Vamos nos aprofundar em cada uma delas, acompanhe!

1. Escolha um nome que traduza sua empresa/projeto

Para começar, o nome do seu perfil importa muito. Imagine que seu público-alvo está em busca de um conteúdo do seu segmento. Se o nome da sua conta no YouTube já contiver algum termo relacionado, pode favorecer a busca.

Caso sua empresa ou projeto tenha um nome próprio e não conte com alguma palavra específica da sua área de atuação, tudo bem. Ainda assim, você pode trabalhar esses termos em títulos de vídeos e descrições.

É importante ter certos cuidados quanto ao título do seu canal. Lembre-se de que, se ele seguir a mesma linha de suas outras redes sociais, ficará mais fácil de ser encontrado por aqueles que já conhecem sua marca.

Se ainda não lançou o seu projeto e vai começar “do zero”, tenha atenção aos seguintes detalhes:

  • dificuldade de escrita — pois, se você apenas falar para alguém acessar, mas sem passar por escrito, é importante que seja simples de compreender e que a pessoa não passe por dificuldades para digitar, já que pode acabar acessando outro canal que não seja o seu;
  • termos em inglês ou em outras línguas — para evitar o mesmo problema acima, já que nem todos são fluentes. Caso opte por usar palavras em outro idioma, escolha as mais comuns, as que já se tornaram populares para o seu público-alvo;
  • seu conceito — tenha certeza de que o nome vai representar bem a marca do seu negócio ou projeto pessoal.

2. Crie uma lista de pautas com títulos atrativos

O conteúdo é o pilar principal do seu canal. Por isso, se você quer saber como conquistar mais inscritos no YouTube, este é um dos segredos: investir nas suas criações, entregando algo de valor para quem vai assistir. Use o seu “termômetro pessoal” e pergunte-se sobre a relevância do vídeo, se você mesmo o assistiria e indicaria para outros amigos e colegas.

Para não travar seu processo de gravações, planeje-se. Faça um brainstorming e crie uma lista com pautas, ou seja, temas a serem explorados. Para ajudar a otimizar seu processo, uma boa ideia é já indicar qual será o título de cada vídeo, pois este é um dos elementos que mais atrai pessoas para visualizá-los.

Caso esteja pensando como vai fazer isso, opte pela maneira que se sentir mais confortável, seja uma planilha do Google Drive, um planner (caderno com suas atividades anotadas), ou mesmo um aplicativo para organizar suas tarefas — como o Trello, Evernote, SimpleNote, entre outros.

Nossa sugestão é que você associe a pauta e o título lado a lado, para não se confundir na hora de fazer a gestão das suas publicações, e até se organizar melhor. Por exemplo:

  • Criação de Conteúdo — X Dicas Para Criar Novos Conteúdos Criativos;
  • Roteiros Para Vídeos — Veja Como Criar Roteiros de Vídeos Para o YouTube em X Passos.

3. Desenvolva um cronograma e mantenha a frequência de publicações

Aprender como criar um canal do YouTube só é válido se você investir na frequência de publicações. Afinal, sua conta terá conteúdos de valor que vão atrair o perfil de pessoas ideal para criar engajamento com sua marca. Mas, elas só irão se inscrever se tiverem certeza de que sempre poderão assistir novidades sobre os assuntos de interesse.

Crie um cronograma e, mais uma vez, escolha o melhor método para se organizar. Uma boa ideia é escolher um dia da semana em que vai se dedicar a gravar as pautas que você já listou. Assim, sua mente vai entender que esse é um processo contínuo e, com o tempo, será um hábito.

Também estabeleça a data de publicação e planeje-se para que os conteúdos estejam publicados no dia estipulado. Entenda que essa simples ação de seguir um cronograma pode ajudar a fidelizar seu público.

4. Invista em uma identidade visual e em Thumbs atrativas

Esse não é o ponto principal do seu canal, mas pode fazer toda a diferença. Você já procurou por algum tema no YouTube, certo? Além de fazer uma leitura rápida dos títulos que apareceram como resultados da busca, você também vai visualizar rapidamente as Thumbs (miniaturas dos vídeos). Concorda que se encontrar uma imagem que comunique bem o que você procura e que seja atrativa, ela tem mais chance de ganhar o seu clique?

Assim também vai funcionar com o seu público-alvo. Se as miniaturas contarem com um bom layout, ajudarão a atrair mais cliques e visualizações para sua conta. Mas, o que define um “bom layout”? Temos algumas dicas para construção do visual das Thumbs para YouTube:

  • utilize cores e formas que façam parte da sua identidade visual, ou seja, que representem sua marca;
  • escreva o título ou algumas palavras que o complemente e que deseja dar destaque também na imagem. Apenas lembre-se de que, como o próprio nome já indica, a miniatura não conta com muito espaço, então não escreva frases longas.

5. Integre suas redes sociais e interaja com o público

Para trazer mais acessos e criar uma conexão ainda maior com o público, uma boa dica para tornar o seu canal bem-sucedido é integrar suas redes sociais nele. Aproveite o espaço da descrição abaixo dos vídeos para inserir os links dos seus outros perfis. Também utilize suas redes para divulgar — essa troca de comunicação vai ajudar a fortalecer a sua marca.

Coloque no seu planejamento até mesmo a criação de imagens para divulgar o canal em suas redes. Isso vai ajudar a organizar melhor sua rotina e garantir que você vai investir nessa tática para trazer mais visualizações.

6. Faça chamadas nos vídeos

Utilizar “call to action” — recurso para “chamar para ação”, em tradução livre — para atrair o público é essencial. Quando você faz o convite para curtir o seu vídeo, ativar a notificação e se inscrever no canal, enfatiza e guia as pessoas até efetuarem a ação que você deseja.

Muitas vezes, pode haver pessoas que gostam dos seus vídeos e sempre fazem a busca para assisti-los, mas ainda não são inscritos. Ao falar sobre isso no vídeo, você o lembra e coopera com mais essa conexão. Não tenha receio de parecer “chato” ao falar da inscrição e do “joinha”. Utilize poucos segundos do vídeo para essa ação e fale com naturalidade, já que é um convite para que a pessoa receba conteúdos de valor.

7. Acompanhe as métricas

Dentro do painel de gerenciamento do YouTube é possível visualizar as métricas da sua comunidade de conteúdo. Você vai conseguir analisar dados relevantes que vão além das informações demográficas de público, pois terá a sua disposição:

  • palavras de pesquisa que mais geram visualizações;
  • vídeos mais acessados;
  • acompanhamento do tempo de execução dos vídeos;
  • receita estimada — caso seu canal seja monetizado pelo Google Adsense —, e muito mais!

Esse tipo de análise pode ser feita pelo seu navegador web ou, se preferir, pelo seu smartphone, no aplicativo YouTube Creator. Esse estudo vai ajudar a entender o que tem funcionado e o que pode ser feito para que sua conta fique ainda mais atrativa para o público!

Aumente a autoridade da sua marca

Gostou dessas dicas? Você ainda pode ir além e fazer um blog de sucesso para se tornar uma referência em sua área, desenvolvendo vídeos e artigos para seu segmento de atuação. Para deixar sua linha editorial completa, aproveite e fortaleça suas redes sociais. Crie um perfil no Instagram e saiba como ganhar seguidores da forma certa.

Agora que sabe como criar um canal no YouTube, siga todas as dicas e alcance ótimos resultados!