SEO

45% Mais Avaliações Falsas foram Removidas com o Algoritmo do Google

Por Raquel Pereira

Veja como o Google está avançando nos recursos de proteção online e como a remoção de Spam beneficia o seu negócio.

Raquel Pereira

Conforme compartilhado há algumas semanas pelo buscador, o novo algoritmo de revisão de avaliações, juntamente com a mais recente atualização do algoritmo de Spam, foram responsáveis por eliminar 45% mais avaliações falsas em 2023, se comparado com 2022.

Confira:

Algoritmo de Avaliações do Google

Segundo o Google, o Maps e a Pesquisa recebem cerca de 20 milhões de atualizações diárias, principalmente relacionadas a horário comercial, classificação, fotos e comentários.

Por isso, para garantir que o conteúdo seja útil, foi desenvolvido uma nova atualização do algoritmo de análise de produtos, que utiliza aprendizado de máquina para detectar avaliações e publicações falsas com rapidez.

As avaliações passam por um processo de revisão e moderação antes de serem publicadas na Pesquisa ou no Maps, para garantir que um comentário maldoso ou potencialmente prejudicial não será compartilhado.

Mas, além disso, o novo algoritmo -lançado em 2023 pelo buscador – pode detectar padrões de “revisões questionáveis” ao longo do tempo e, dessa forma, eliminar esses comentários com mais agilidade.

“Ele faz isso examinando diariamente sinais de longo prazo – como se um revisor deixasse a mesma avaliação em várias empresas ou se uma empresa recebesse um aumento repentino nas avaliações de 1 ou 5 estrelas.”

Essa novidade permitiu que o Google avançasse no bloqueio de comentários “spam” em 2023, conseguindo remover muito mais avaliações falsas do que nos anos anteriores:

“Em 2023, esse novo algoritmo nos ajudou a eliminar 45% mais avaliações falsas do que no ano anterior.”

Como o Novo Algoritmo pode ser útil?

A nova atualização funciona tanto para detectar casos únicos de spam, quanto para ataques mais amplos. Dessa forma, golpistas que geram conteúdo falso ou malicioso podem ser prontamente impedidos de cometer diferentes tipos de fraude.

Como o Novo Algoritmo de Avaliações do Google pode ser útil?

Isso colabora para uma internet mais segura e, além disso, auxilia as marcas que constroem uma presença sólida e com conteúdo legítimo, tornando sua empresa mais relevante nos mecanismos de busca.

Progresso do Algoritmo em 2023

Segundo compartilhado pelo buscador, algumas das principais melhorias que foram alcançadas com a novidade em 2023 são:

  • remoção de 170 milhões de avaliações falsas em 2023 – 45% a mais do que no anterior;
  • 14 milhões de vídeos com números de telefone falsos ou sobrepostos removidos;
  • mais de 123.000 empresas foram temporariamente removidas por atividades suspeitas; e
  • 2 milhões de tentativas de reivindicar Perfis de Empresas por pessoas mal-intencionadas foram detectadas.

Por que isto é relevante?

Spam e informações falsas são alguns dos problemas mais enfrentados na internet, seja pelo usuário que pode levar um golpe ou ser “manipulado” por uma informação inverídica, quanto para as empresas que podem ter seus perfis hackeados e perder a credibilidade online.

O Google vem trabalhando constantemente para impedir que essas situações aconteçam e, com isso, é muito provável que o conteúdo útil e de valor ganhe cada vez mais destaque – uma ótima notícia para os profissionais de SEO.

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?