SEO

Atualização de Spam do Google

Por Raquel Pereira

Veja como a Atualização de Spam do Google funciona e como ela pode afetar o seu site.

Raquel Pereira

O Google é o buscador mais utilizado no mundo e, para manter a qualidade das pesquisas, são realizados diversos updates nos seus algoritmos.

Uma das funcionalidades mais importantes para manter essa qualidade é a capacidade do buscador em detectar “spams” nos resultados de pesquisa. Segundo compartilhado pelo buscador, apenas em 2020, mais de 40 bilhões de páginas de spam foram detectadas e removidas por dia.

Confira os detalhes sobre a nova atualização do buscador para evitar essas páginas e como você pode mapear páginas no seu site que possam ser consideradas como spam:

Fim da Atualização de Spam de Outubro de 2023 do Algoritmo do Google

Foi anunciado na última sexta-feira (20), o fim da Atualização de Spam de Outubro de 2023. Conforme comunicado pelo buscador, essa foi um das atualizações de Spam mais longas já realizadas, levando cerca de 15 dias para ser concluída.

É importante reforçar que esta atualização foi focada em eliminar diferentes tipos de páginas consideradas spam, relatadas pelos membros da comunidade de SEO em diferentes idiomas – anteriormente, essa atualização se concentrava em eliminar spams apenas na língua inglesa.

Como identificar se minha páginas foram afetadas pela Atualização de Spam?

Essa será uma das atualizações mais difíceis de medir o verdadeiro impacto, principalmente, porque o Google iniciou e finalizou uma Atualização Central do seu algoritmo no mesmo período em que acontecia a Atualização de Spam, por isso, os dados relacionados ao período podem ser confusos.

O buscador ainda reforçou, por meio de uma publicação no X, que os novos idiomas que estavam sendo inseridos na atualização devem ter os maiores impactos:

Caso o seu time perceba alguma oscilação das suas páginas na classificação durante as próximas semanas – provavelmente – isso pode estar relacionado à atualização, uma vez que os sites em língua portuguesa podem fazer parte da seleção de novos idiomas.

Além disso, a atualização procurava eliminar especificamente spam de cloaking, hackeado, gerado automaticamente e raspado, portanto é relevante pedir que o seu time de SEO e Desenvolvimento façam uma verificação para identificar a incidência de algum desses spams no seu site.

Confira mais detalhes sobre como se recuperar caso seu site tenha sido atingido mais adiante neste artigo:

O que são páginas spam para o Google?

Antes mesmo de falar sobre a atualização mais recente de Spam do Google, é importante que você saiba o que o buscador considera como spam. Basicamente, as páginas ou sites spam são aqueles que utilizam de práticas maliciosas ou duvidosas para “burlar” as diretrizes do Google e conquistar resultados mais relevantes nos resultados de pesquisa.

“Sites de spam tentam alcançar o topo dos resultados da pesquisa usando várias técnicas, como repetição de palavras-chave ou exibição de conteúdo diferente do que os usuários veem, uma prática conhecida como “cloaking”. Às vezes, hackers podem até acessar sites legítimos e transformá-los em sites de spam que podem redirecionar pessoas a golpes ou coisas piores.”

Essas práticas, chamadas de Black Hat SEO ou Gray Hat SEO, são consideradas duvidosas, pois baseiam-se em ações não recomendadas pelo Google e outros buscadores para conquistar resultados. Confira no vídeo abaixo mais detalhes sobre essas técnicas:

Como o Google combate as páginas consideradas spam?

O Google realiza um trabalho diário para identificar e remover páginas e sites considerados spam e investe em sistemas e algoritmos que possam garantir que esses sites não apareçam nas SERPs e levem os usuários a cair em golpes ou realizar ações enganosas e que possam ser prejudiciais.

Além disso, o buscador possui uma série de diretrizes que definem exatamente o que é considerado um spam e, caso as páginas de um site violem essas diretrizes, oferece um processo para que a remoção seja contestada antes que aconteça de fato:

(Imagem: Google Search | Reprodução)

O que fazer se meu site for classificado como spam?

Se o seu site segue as boas práticas de SEO (white hat) e as diretrizes do Google e demais buscadores, é pouco provável que o seu site vá ser classificado como spam. No entanto, duas situações podem acontecer:

  • seu site pode ser penalizado por ações de Black ou Gray Hat realizadas dentro do seu site; ou
  • o seu site pode ser invadido por hackers e ser bloqueado pelo buscador para evitar danos ao usuário.

Nesses dois casos, o primeiro passo é realizar uma auditoria de SEO no seu site para identificar o que está causando a penalização do buscador e entrar em contato com o Google para contestar a remoção das suas páginas APÓS realizar os ajustes necessários.

No entanto, pode ser que o seu site tenha sofrido uma penalização muito severa e – nesse caso – precise realizar uma Migração de SEO. Nos dois cenários, a Agência Mestre é a melhor escolha para apoiar a sua empresa.

Estamos no mercado de SEO há mais de 15 anos e já ajudamos centenas de empresas que precisavam recuperar sua autoridade e posicionamento nos buscadores por conta de más práticas aplicadas no passado. Confira nossa Consultoria de SEO e saiba como podemos ajudar o seu negócio também.

Atualização de Spam de Outubro de 2023

Essa semana (4), o Google anunciou o lançamento da sua próxima Atualização de Spam, que deverá acontecer durante o mês de outubro para melhorar a cobertura de detecção de spam do Google em diversos idiomas.

Segundo compartilhado pelo buscador, essa atualização pretende “limpar vários tipos de spam relatados pelos membros da nossa comunidade em turco, vietnamita, indonésio, hindi, chinês e outros idiomas”.

“Esperamos que isso reduza o spam visível nos resultados de pesquisa, especialmente quando se trata de spam de cloaking, hackeado, gerado automaticamente e raspado. A atualização levará algumas semanas para ser lançada.”

Além de comunicar que a atualização deve levar algumas semanas (vamos atualizar este artigo quando ela for concluída), o buscador recomenda que os donos de sites e profissionais de SEO acompanhem o desempenho dos seus domínios na pesquisa e, caso notem uma queda nos resultados, revisem as políticas de spam!

LEIA MAIS

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?