Gray Hat SEO

Por Clara Senne


Olá,

Se você acompanha os artigos do Agência Mestre, já sabe o que é SEO e deve ter lido sobre as técnicas de Black Hat SEO e White Hat SEO. Hoje vamos ver um pouco sobre o Gray Hat, ou seja, um meio termo entre as técnicas de SEO ilícitas e as incontestáveis técnicas do white hat. Você também pode encontrar o termo como Grey Hat SEO.

O Gray Hat faz uso de técnicas duvidosas, geralmente com uma queda para o black hat, mas que não são facilmente identificáveis como tal, pelo search engines. Site com gray hat incluem, normalmente, todas as técnicas do white hat, e outras mais agressivas, como “um pouco” de spam de keywords, por exemplo. Nada que seja digno de punição, mas incrementar atributos title e alt text com keywords, em excesso é um caso típico de Gray Hat.

Alguns casos extremos de Gray Hat podem levar a punições, mas não chegam a ser banidos dos search engines, como os Black Hats. Às vezes, os desenvolvedores nem mesmo sabem se passaram de white para gray, na tentativa de otimizar seu site ao máximo. Como identificar esses casos? Faça uma análise autocrítica. Veja se todas as otimizações feitas são realmente relevantes para o bot e para o usuário. Principalmente: faça seu site para os usuários e não para os buscadores.

Não se pode dizer que é errado usar o grey hat, depende de cada pessoa, é mais uma questão moral e ética do desenvolvedor. Na verdade, na minha opinião, o gray hat surge efeito realmente em sites novos – ou para resultados de curto prazo. Apenas com as técnicas de white hat, bem feitas, a longo prazo levam ao rankeamento desejado, sem riscos de punição e críticas de concorrentes. Cabe a você decidir se vale a pena o risco, ou não.

Gostou do artigo? Deixe um recado. Ficou na dúvida em algum termo usado? Dê uma olhada no Glossário SEO.

LEIA MAIS
Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Comentários
  1. Excelente artigo Clara!

    Muito bem abordada a idéia do Gray Hat. Acho que o que você colocou sobre “spamar” um pouquinho mais é exatamente a tendência dos novos sites.

    Abraços!

  2. Ótimo Post!

    Só gostaria de acrescentar que os algoritmos dos search engines estão sempre mudando, então, quem usa estas técnicas está sujeito a ser banido em uma dessas mudanças!

  3. Muito bom este post, nem sabia que existia grey hat.

  4. Excelente artigo..

    Abraços

  5. nossa entendi bem ou ate mesmo com esse tipo de tecnica posso me dar mal ?…
    eu tenho um blog e ele wordpress e tenho varios plugins pra otimizar pesquisas, vou moderar nos plugins uma vez meu site saiu das buscas por exagerar, dessa vez eu baixei e muito as keys.

    • Sim, Thiago. As técnicas conhecidas por Gray Hat podem sim levar o site a uma punição. São ligeiramente arriscadas.

  6. É como o telemarketing: na tentativa de aumentar as vendas as empresas nos atormentam telefonando para nossa casa e insistindo em vender uma coisa que não queremos. Eles são o Gray Hat do mundo real (em contraposição aos do mundo virtual).

  7. Ótimo artigo, os links nele são excelentes e nos levam rapidamente a um novo nível de conhecimentos sobre SEO.
    Como é difícil se manter na linha nesse negócio.
    Parabéns.

  8. Olá,

    Gostaria de saber se o uso do parametro title com keywords na tag a influencia nos resultados.

    Abraço

    • Se entendi bem a sua pergunta, a resposta é sim: é muito válido criar títulos (title tag) para suas páginas que sejam interessantes e com keywords.

Deixe seu comentário abaixo