SEO

Atualização de Conteúdo Útil do Google: O que é e como pode impactar o seu site?

Por Raquel Pereira

Saiba o que esperar da primeira Atualização de e Conteúdo Útil do algoritmo do Google deste ano e prepare-se!

Raquel Pereira

O Google realiza diversas atualizações do seu algoritmo todos os dias, no entanto, algumas têm um impacto mais significativo do que outras, como os Core Updates e as Atualização de Conteúdo Útil.

Em 15 de setembro, o buscador anunciou a Atualização de Conteúdo Útil de Setembro de 2023, que deve levar cerca de duas semanas para ser concluída. Essa é a primeira atualização desse tipo em 2023, então confira como ela funciona e quais os possíveis impactos nas suas estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo:

O que é a Atualização de Conteúdo Útil do Google?

A Atualização de Conteúdo Útil é uma das diversas atualizações que o Google realiza em seus algoritmos com o objetivo de otimizar a experiência do usuário e fornecer respostas ainda melhores em suas páginas de resultados de pesquisa (SERPs).

Cada uma das atualizações do algoritmo do Google têm uma finalidade e, a Atualização de Conteúdo Útil, busca priorizar e recompensar conteúdos que são verdadeiramente valiosos, úteis e informativos para os usuários. Ou seja, essa é uma atualização para identificar e beneficiar aqueles conteúdos que se concentram em ir além do uso de palavras-chave e otimizações técnicas, e encontrar artigos que oferecem relevância para seus leitores.

Com o lançamento da nova Atualização de Conteúdo Útil de Setembro de 2023, o Google está introduzindo novos recursos importantes para o futuro das pesquisas, principalmente com a Experiência Generativa de Pesquisa cada vez mais próxima de um lançamento global.

Confira o que os profissionais de SEO esperam com o fim da atualização em alguns dias:

Atualização de Conteúdo Útil de Setembro de 2023

Com o anúncio da mais recente atualização do seu algoritmo, o Google mencionou um novo “classificador aprimorado” para o sistema de algoritmos de conteúdo útil.

“A atualização de conteúdo útil de setembro de 2023 está sendo lançada com um classificador aprimorado.”

Ainda não está claro o que será “aprimorado” no sistema de classificação dos algoritmos, mas o buscador comentou outras atualizações interessantes, como:

Conteúdo hospedado por terceiros

O buscador adicionou uma nova seção em sua documentação da “Atualização de Conteúdo Útil”, que aborda os assuntos relacionados aos conteúdos de terceiros hospedados em seu site.

“Se você hospedar conteúdo de terceiros em seu site principal ou em seus subdomínios, entenda que esse conteúdo pode ser incluído em sinais de todo o site que geramos, como a utilidade do conteúdo. Por essa razão, se esse conteúdo for amplamente independente do propósito do site principal ou produzido sem supervisão próxima ou o envolvimento do site principal, recomendamos que ele seja bloqueado de ser indexado pelo Google.”

O “conteúdo de terceiro hospedado”, basicamente, refere-se a todo conteúdo que você possa ter em seu site que foi desenvolvido externamente. Segundo publicado por Gary Illyes, da equipe de Pesquisa do Google, em uma publicação no LinkedIn, essa seção foi adicionada por conta de conteúdos de baixa qualidade:

“Ouvimos (e também notamos) que alguns sites ‘alugam’ seus subdomínios ou às vezes até mesmo subdiretórios para terceiros, normalmente sem qualquer supervisão sobre o conteúdo hospedado nesses novos microsites, geralmente de baixa qualidade, que não têm nada a ver com o site pai. Na verdade, os micro-sites raramente são vinculados a partir dos sites pai, que na verdade não querem endossar esses sites muitas vezes questionáveis. A única razão pela qual os donos desses microsites obscuros alugam os subespaços é para manipular os resultados de pesquisa.”

Ou seja, por observar que alguns sites disponibilizam seus espaços para geração de conteúdo desalinhado ao seu site principal, apenas para tentar manipular os mecanismos de busca, a novo update de Conteúdo Útil pretende classificar melhor os sites que entendem como esse conteúdo pode influenciar a posição nos mecanismos de busca.

Portanto, se o seu conteúdo de terceiros for produzido sem supervisão, o Google recomenda que ele seja bloqueado da indexação para evitar quedas de tráfego e punições no seu domínio principal.

Qual a diferença entre conteúdo contratado e conteúdo hospedado por terceiros?

Se você conta com o apoio de uma agência, como a Agência Mestre, para produção dos seus conteúdos e estratégias de SEO e Inbound Marketing, por exemplo, pode ter ficado confuso com essa informação.

Mas, o conteúdo gerado por uma agência ou empresa especializada nesse serviço não será punido. O objetivo da atualização é identificar sites que possuem conteúdos irrelevantes para a sua audiência e que foram hospedados apenas para tentar “burlar” as diretrizes do buscador.

Conteúdo Escrito por Pessoas ou Máquinas

O buscador também fez atualizações em sua documentação quanto aos conteúdos escritos por máquinas. Conforme você pode observar na imagem abaixo, anteriormente, o Google enfatizava a produção de “conteúdo útil por pessoas”, que foi substituído por “conteúdo útil para pessoas nos resultados de pesquisa.”

(Fonte: Search Engine Land | Reprodução)

Essa atualização abre portas para a criação de conteúdo por máquinas e ferramentas de IA como o ChatGPT, desde que ele continue útil e relevante para o usuário.

Como criar conteúdo útil com IA?

Uma das principais dificuldades em criar conteúdo com IA é exatamente saber como essa tecnologia pode ser utilizada para gerar conteúdos úteis e personalizados com o tom de voz da sua empresa, características relevantes para a sua persona, etc.

Aqui na Agência Mestre, nós utilizamos ferramentas de IA para otimizar nossa geração de conteúdo, mas não deixamos a parte humana de lado. Utilizar ferramentas como o ChatGPT para aprimorar seus conteúdos e tornar seus artigos mais envolventes pode ser interessante, desde que você não confie 100% na ferramenta.

Busque revisar os conteúdos gerados por IA e, principalmente, adaptá-los ao seu estilo de comunicação. E, para se tornar um verdadeiro mestre no uso dessa ferramenta, conheça nosso curso completo: o Mestres do ChatGPT e aprenda com o nosso CEO, Fabio Ricotta, como utilizar o chatbot de IA como um especialista em Copywriting.

Conteúdo revisado por especialistas

O Google já considerava importante a citação de um especialista em conteúdos que considera relevantes para o usuário, portanto, essa não é totalmente uma novidade. No entanto, mesmo que não haja um especialista responsável pela criação dos seus conteúdos, a revisão dos seus conteúdos por um especialista também será um fator analisado pelo buscador com a Atualização de Conteúdo Útil de Setembro de 2023.

Datas e Remoção de Conteúdo dos mecanismos de busca

Na seção de coisas para “Evitar” ao criar mecanismos para os motores de busca, o Google adicionou recentemente a pergunta “Você está alterando a data das páginas para fazê-las parecer novas quando o conteúdo não mudou substancialmente?”.

Basicamente, a prática de atualizar as datas das suas páginas, sem que um ajuste verdadeiramente significativo tenha sido realizado no conteúdo, agora será um fator mais relevante para o Google.

Bem como a remoção de conteúdo considerado “antigo” e a adição frequente de conteúdo “novo” para fazer o seu site parecer mais “fresco”. Segundo o buscador, essa prática não vai ajudar a performar melhor nas SERPs.

Devo me Preocupar com a Atualização de Conteúdo Útil de Setembro de 2023?

A recomendação do buscador é que os profissionais que “já estão fazendo conteúdo útil”, continuem com a sua produção de conteúdo da mesma forma, pois a Atualização de Setembro de 2023 é focada em encontrar as páginas que estão criando conteúdos irrelevantes para os usuários.

“Se você está produzindo conteúdo útil, então não precisa fazer nada; Na verdade, esse sistema pode ser bom para o seu site, pois é projetado para recompensar conteúdo útil. Se você notar uma mudança no tráfego que suspeita estar relacionada a esse sistema (como após uma atualização de classificação publicada publicamente no sistema), então você deve autoavaliar seu conteúdo e corrigir ou remover qualquer um que pareça inútil”, diz o Google.

Impactos da Atualização de Conteúdo Útil de Setembro de 2023?

Após o final da Atualização de Conteúdo Útil de Setembro de 2023, que aconteceu no dia 28 de setembro, os principais portais e ferramentas de acompanhamento do ranking do Google compartilharam os dados de volatilidade do período. Confira os impactos dessa atualização:

Volatilidade durante a Atualização de Conteúdo Útil de Setembro de 2023 segundo a SEMrush

A SEMrush é uma das principais ferramentas de acompanhamento do ranking do Google, e possui um “sensor” que identifica as principais oscilações do algoritmo. Conforme observado no gráfico abaixo, a volatilidade alcançou níveis abaixo da média nos dias finais da atualização (entre 21 e 27 de setembro):

Mordy Oberstein, da SEMrush, comunicou ao portal Search Engine Land que as oscilações foram “visivelmente mais impactantes do que a atualização de dezembro”:

“Foi visivelmente mais impactante do que a última atualização de conteúdo útil em dezembro de 2022, mas com menos movimento do que a atualização principal recente.”

A SEMrush ainda fez um mapeamento das oscilações considerando o segmento, comparando com a atualização anterior:

Como podemos observar, a volatilidade média foi muito menor em comparação com a Atualização de Dezembro de 2022, mas alguns setores foram mais impactados, como é o caso dos nichos de:

  • Shopping (-0,9 de volatilidade);
  • Negócios e Indústria / Casa e Jardim (-1,2 de volatilidade); e
  • Internet / Eletrônicos e Computadores (-1,9 de volatilidade).

Volatilidade durante a Atualização de Conteúdo Útil de Setembro de 2023 segundo a RankRanger

Além de acompanhar a volatilidade geral e por setor segundo a SEMrush, a RankRanger também realizou estudos para identificar as oscilações por categoria de resultado de pesquisa, comparando as oscilações entre as duas atualizações para o Top 3, Top 5 e Top 10 resultados do Google:

Segundo observado pela empresa:

“As flutuações de atualização de setembro foram mais baixas nos dez primeiros resultados e substancialmente mais baixas nos cinco e nos três primeiros.”

Volatilidade durante a Atualização de Conteúdo Útil de Setembro de 2023 no Brasil

Conforme observado na ferramenta Google Algorithm Changes, da Advanced Web Ranking, os impactos no Brasil foram um pouco diferentes dos demais países:

Tivemos uma queda logo após o lançamento da atualização, no dia 15 de setembro, e outra no dia 21. No entanto, no decorrer da atualização, tivemos índices de volatilidade de ranking dentro do esperado (média de 4.5).

O que significa que, de modo geral, não tivemos muita volatilidade de resultados durante esse período.

Conte com a Agência Mestre para criar conteúdos ainda mais relevantes!

Com a Atualização de Conteúdo Útil de Setembro de 2023 sendo lançada e a Experiência Generativa de Pesquisa cada vez mais próxima, a qualidade do conteúdo está se tornando uma questão mais relevante do que nunca para o sucesso da sua estratégia de SEO.

Por isso, você precisa contar com o apoio de uma agência que é mestre em geração de conteúdo para elevar seus resultados! Conheça nosso serviço totalmente personalizado de Marketing de Conteúdo para SEO e descubra como colocar sua empresa em destaque no maior buscador do mundo.

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?