SEO

O Que É SEO On Page E Porque Você Não Pode Ignorar

Por Sarah Carvalho

SEO On Page otimiza elementos internos do site para melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca. Saiba mais no artigo!

Sarah Carvalho

Se você possui um site ou blog, certamente já ouviu falar sobre SEO, não é mesmo? O termo é muito comum no marketing digital e se refere às técnicas utilizadas para otimizar a visibilidade e a relevância de uma página nos resultados de busca do Google e outros buscadores. Mas você conhece o SEO On Page? 

Neste artigo, será possível esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse item da estratégia de SEO . Veja os tópicos que serão abordados ao longo desse conteúdo: 

  • o que é SEO On Page?;
  • qual a diferença entre o SEO On Page e o SEO Off Page?;
  • quais itens são analisados na técnica de SEO On Page;
  • a importância de ter um checklist para itens de SEO On Page;
  • as principais ferramentas para analisar o SEO On Page do seu site;

Acompanhe!

O que é SEO On Page?

O SEO On Page se refere a uma técnica de otimização de mecanismos de busca que diz respeito às estratégias aplicadas diretamente em uma página, visando torná-la mais amigável aos motores de busca. Ou seja, essa estratégia se concentra em ajustar e aprimorar elementos que estão “dentro” de um site.

Ao utilizar essa técnica, a sua empresa pode aumentar sua visibilidade online e atrair mais tráfego orgânico qualificado. Essa é uma das principais razões pelas quais você não pode ignorá-lo!

Além disso, outros benefícios de investir em uma estratégia de SEO On Page são:

  • melhorar a visibilidade dos seus artigos nos mecanismos de busca: aplicando técnicas de SEO On Page você aumenta a chance do seu conteúdo ser encontrado pelos usuários que procuram informações relacionadas, além de torná-lo mais relevante para o usuário e os mecanismos de busca;
  • otimiza a experiência do usuário ao navegar pelo seu site: essas técnicas também fazem com que a navegação seja mais fácil e intuitiva, proporcionando uma experiência positiva para o usuário;
  • aumenta a autoridade do seu site perante os mecanismos de busca: aplicar as técnicas de SEO On Page demonstra aos mecanismos de busca que o seu site é confiável e relevante para um determinado assunto;
  • ajuda a maximizar o ROI (retorno sobre investimento) de suas estratégias de marketing digital: com mais pessoas chegando organicamente ao seu site, você aumenta a efetividade do seu investimento em marketing digital, uma vez que o tráfego orgânico é gratuito.

Qual a diferença entre SEO On Page e SEO Off Page?

Além do SEO On Page, existe também o SEO Off Page. Como já era de se esperar, apesar do nome parecido e de ambos serem técnicas de otimização de mecanismos de busca, eles são responsáveis por aprimoramentos diferentes dentro do site. 

Enquanto o SEO On Page se concentra em ajustes e aprimoramentos internos no site, o SEO Off Page (Fora da Página),  envolve estratégias externas de construção de backlinks e relacionamentos com outras páginas da web. 

É importante salientar que ambas as técnicas são importantes para melhorar a classificação e visibilidade nos mecanismos de busca. Portanto, é necessário usá-las em conjunto para alcançar os melhores resultados possíveis.

Quais itens são referentes ao SEO On Page?

Como já dito, existem diversos elementos que podem e devem ser aprimorados quando é utilizada a técnica de SEO On Page. Esses itens colaboram para melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa orgânica. 

Veja, a seguir, alguns itens que precisam ser otimizados para garantir o sucesso da sua estratégia: 

Criação de conteúdo pensada para motores de busca

Um dos principais elementos de um SEO On Page bem feito é a criação de conteúdo relevante e de alta qualidade

Isso inclui a escrita de artigos para blog que sejam úteis e interessantes para a persona, respondendo suas dúvidas e sanando suas dores, assim como a produção de conteúdos para páginas do site otimizados segundo as melhores práticas de SEO. 

Ajuste de titles, descriptions, tags e URLs

Esses elementos são importantes para indicar aos mecanismos de busca do que se trata cada página do site. Cada um deles possui uma função diferente dentro da sua página:

  • Title:  o título é o nome da página que aparece na aba do navegador e nos resultados de pesquisa, por isso, eles devem ser curtos e descritivos, além de conter a palavra-chave mais relevante para o conteúdo da página. Quando se trata de SEO On Page, a title é o elemento mais importante, pois é ela que os mecanismos de busca vão ler para entender o conteúdo da página e a exibi-la nos resultados de pesquisa.  
  • Description: a descrição é um resumo breve do conteúdo que aparece nos resultados de pesquisa. Esses pequenos trechos que aparecem abaixo do título nos resultados de busca ajudam o usuário a entender o conteúdo da página.

Confira um exemplo de como esses elementos aparecem na SERPs do Google:

  • Tags: são os indicativos de títulos (H1) e sub-títulos (H2, h3, h4…) dos conteúdos da página;
  • URLs amigáveis: são importantes para tornar o site mais fácil de navegar e mais compreensível para os usuários e mecanismos de busca. Por esse motivo elas devem ser curtas, claras e descritivas. 

É importante ressaltar que, para construir titles e descriptions responsivas com diferentes telas, é preciso considerar o limite de caracteres (geralmente 60 e 150 caracteres respectivamente. Muitos profissionais não se atentam a essas orientações, mas uma análise da Zyppy realizada em 2022, constatou que 61,6% dos títulos eram reescritos pelo Google.

O próprio buscador compartilhou recentemente um manual com exemplos para melhorar a meta description de uma página. Você pode conferir clicando aqui!

Otimização de imagens

A otimização de imagens é fundamental para tornar o site mais atraente e para ilustrar o conteúdo. Elas devem, portanto: 

  • ter carregamento rápido;
  • ser relevante para o conteúdo ou página que estão ilustrando;
  • utilizar texto alternativo.

Uso de palavras-chave relevantes

Outra parte importante do On Page é a utilização de palavras-chave estratégicas. Elas devem ser selecionadas com base no tema do site e na forma que os usuários digitam no Google para buscar informações.

Vale ter em mente que o uso excessivo delas também pode ser interpretado como uma tentativa de manipulação dos resultados de pesquisa e o seu site pode ser penalizado. Não existe uma regra sobre a quantidade de vezes que a palavra-chave deve ser citada no seu conteúdo, no entanto, os especialistas em SEO reforçam que ela deve ser utilizada de forma natural, pensando na experiência do usuário.

Ou seja, se você encontrar apenas uma oportunidade de utilizar aquela palavra-chave durante todo um capítulo, não force o uso dela. Isso pode causar impactos negativos na experiência do usuário e, consequentemente, levar seu conteúdo a ser penalizado.

A consultora de marketing, Adriana Stein, explica mais sobre o uso de palavras-chave e seu mapeamento para SEO. Confira o artigo completo clicando aqui!

Links internos

A linkagem interna é outro elemento fundamental para o sucesso de uma estratégia de SEO On Page. Ela é importante para direcionar o usuário para outras páginas relevantes do site e para ajudar os mecanismos de busca a entender a estrutura dele. 

Um ponto de atenção quanto às linkagens internas é: busque realizar links que façam sentido para o conteúdo que o usuário está lendo. Indique conteúdos relacionados para mantê-lo mais tempo dentro do seu site, consumindo seus conteúdos.

Dessa forma, os buscadores entendem que o seu conteúdo representa grande valor para os usuários e poderá beneficiá-lo nas SERPs. 

Revisão da velocidade de carregamento das páginas

O tempo de carregamento das páginas de um site é outro fator importantíssimo no On Page, pois impacta diretamente na experiência do usuário e na classificação nos mecanismos de busca. 

Um site que carrega rapidamente é mais agradável e tende a receber uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

Confira um vídeo do nosso CEO, Fabio Ricotta, e veja como você pode descobrir a velocidade do seu site:

Utilização de design responsivo

Para o seu site ter uma boa performance nos buscadores, ele precisa ser responsivo, se adequando bem no desktop e também no mobile. Desde 2015, o Google vem avaliando esse critério e penalizando o ranqueamento de empresas que não fazem essa adequação tão importante em suas páginas.

Faz muito sentido, não é mesmo? Afinal, passamos a maior parte do tempo conectados em nossos smartphones. No entanto, uma pesquisa da ROI Evolution mostra que a otimização de sites para dispositivos móveis é feita por apenas uma em cada quatro empresas. 

Isso não muda o fato de que as pesquisas por celular estão em constante crescimento, por isso, 64% dos profissionais pretendem investir em otimização para dispositivos móveis no próximo ano.

Qual a importância de ter um checklist para itens On Page?

Ter um checklist de SEO é importantíssimo para garantir que todas as otimizações e ações propostas estão sendo colocadas em prática. Obviamente, o mesmo vale para os itens On Page. 

Com essa lista de verificação em mãos, você pode seguir um roteiro estruturado e completo para aprimorar o site. A utilização desse material também pode ajudar a minimizar o risco de erros ou omissões, que podem prejudicar a classificação do site nos mecanismos de busca. Então, já sabe: invista em um on-page seo checklist!

Conheça as principais ferramentas para analisar o SEO On Page

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para analisar o SEO On Page de um site. Por meio delas, você e seu time podem identificar oportunidades de otimização e melhorar o posicionamento nos resultados de busca. 

Veja, a seguir quais são as principais:

Google Search Console

Sem dúvida nenhuma essa é a ferramenta mais utilizada pelos profissionais de SEO. O Google Search Console é gratuito e permite verificar informações sobre o desempenho do site nos resultados de pesquisa, como:

  • erros de rastreamento;
  • termos de pesquisa mais comuns;
  • páginas indexadas;
  • problemas em títulos, meta descriptions
  • entre outros.

Google PageSpeed Insights

Essa ferramenta gratuita do Google analisa a velocidade de carregamento do seu site, seja em dispositivos móveis e desktop. O melhor de tudo é que ela fornece sugestões de melhorias para que você saiba quais ações realizar para melhorar esse indicador.

Similar Web

Essa é uma ferramenta que permite ao usuário fazer uma análise geral das páginas do seu concorrente, conseguindo identificar palavras-chave e outras métricas mais avançadas.

Web-Sniffer

O visual dela pode até parecer meio ultrapassado, mas ela é uma ferramenta muito útil para quem precisa analisar dados de resposta de cabeçalho de uma requisição ou mesmo redirecionamentos.

Copyscape

O Copyscape é um bom aliado quando é preciso confirmar se outro site/blog está copiando o seu conteúdo. Ele está disponível no formato freemium, mas vale a pena fazer o investimento na ferramenta se você produz conteúdo.

Existem ainda muitas outras ferramentas para análise de SEO, tanto nas versões pagas quanto gratuitas. Cada uma delas oferece funcionalidades específicas, por isso é importante escolher um mix com aquelas que melhor se enquadrem na realidade do seu negócio.

Muitos pequenos detalhes para lembrar, não é mesmo? Mas quem disse que você precisa aplicar a estratégia de SEO On Page sozinho? Existem muitas empresas no mercado que podem ajudar seu negócio a colocar essa técnica em prática.

A Agência Mestre é, sem dúvida, uma delas. Há 15 anos, somos especialistas em serviços de SEO e temos todas as ferramentas necessárias para ajudar você a atingir a primeira página do Google. Mais do que isso, contamos com uma equipe de profissionais especialistas na área, que criam relatórios completos para indicar os pontos de melhoria. 

Conheça mais da consultoria em SEO da Agência Mestre agora mesmo e comece a ter melhores resultados de forma orgânica com o seu site!

LEIA MAIS

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?