61% das Title Tag são reescritas pelo Google

Por Raquel Pereira

SEO

61% das Title Tag são reescritas pelo Google

Veja com que frequência o Google reescreve os títulos das suas páginas e como você pode evitar que isso aconteça.

Raquel Pereira

Title tags com mais de 60 caracteres são mais propensas a serem reescritas pelo Google.

O título da página, definido pela title tag, é o fator on-page mais importante a ser trabalhado em uma página, pois costuma ser o primeiro item que os usuários visualizam nos resultados de pesquisa e causam grande impacto nas taxas de cliques e quantidade de visitas que seu site recebe.

A equipe da Zyppy realizou um estudo com 80.959 title tags, em 2.370 sites ao redor do mundo, para identificar a frequência que o Google reescreve títulos e os principais cenários que desencadeiam esse comportamento.

O que leva o Google a reescrever os títulos?

Em sua análise, a Zyppy constatou que 61,6% dos títulos eram reescritos pelo Google, um número expressivo mesmo considerando as variações dessas mudanças. Por isso, a equipe comparou resultados individuais para mapear os cenários mais comuns e identificar onde era mais provável que o buscador realizasse uma alteração. Os resultados foram:

  • títulos muito longos ou muito curtos;
  • títulos que repetem a mesma palavra-chave;
  • nome da marca ausente ou exagerado;
  • título incompatível com o conteúdo da página;
  • títulos utilizados em muitas páginas ou considerados “clichês”;
  • títulos incertos ou obsoletos;
  • títulos com uso de separadores, colchetes e/ou parênteses.

Como evitar que o Google reescreva seus títulos?

O Google sempre fez pequenas alterações em title tags, muitas vezes por conta do tamanho ou relevância, mas, o buscador tem ampliado seus parâmetros e vem reescrevendo muito mais títulos do que anteriormente.

Dessa forma, os primeiros passos para evitar as mudanças do buscador é entender os principais motivos que levam a essa prática e quais técnicas de SEO utilizar para otimizar as title tags.

O impacto causado pelo tamanho do título

Comprimento do título vs. Reescrita do Google
Legenda: fonte: zyppy.com “Comprimento do título vs. Reescrita do Google.” A linha laranja representa a quantidade (em %) de títulos reescritos pelo Google para cada variação da quantidade de caracteres utilizados.

Apesar de não existir uma regra definida sobre a quantidade de caracteres ideal, sabemos que o Google normalmente limita os títulos em 60 caracteres nas pesquisas por dispositivos desktop. De acordo com o estudo, qualquer título que ultrapasse essa limitação tem 76% de chance de ser reescrito, como mostra o gráfico abaixo:

Além disso, o gráfico também mostra que 99,9% dos títulos com mais de 70 caracteres foram reescritos pelo buscador. No entanto, títulos curtos não ficam atrás, sendo que títulos com menos de 20 caracteres têm mais de 50% de chance de ser reescritos e aqueles entre um e cinco caracteres foram reescritos 96,6% das vezes.

Quais separadores têm maior impacto?

É comum o uso de pontuação para separar fragmentos do título, como setas “>”, traço “-” ou barras “/, |”. Geralmente, o uso do separador era apenas uma questão de “gosto pessoal”, no entanto, o estudo revelou que o Google reescreve ou substitui 41% dos títulos com barra – 21,3% a mais que os traços/travessões.

Títulos que utilizam parênteses ou colchetes também estão mais suscetíveis a serem reescritos pelo buscador. Páginas que continham colchetes foram reescritas 77,6% das vezes, enquanto aquelas com parênteses foram 61,9%.

Por outro lado, se comparar as vezes em que o Google removeu totalmente a seção entre parênteses/colchetes, o parênteses saiu em vantagem, visto que foram excluídos apenas 19,7% das vezes – 13,2% menos que os colchetes.

Utilização da Tag H1

De acordo com o estudo, combinar o H1 com a title tag reduziu a taxa de reescrita dos títulos, muitas vezes, drasticamente. Durante as análises, a equipe percebeu que os títulos que continham algum número, tanto na title tag quanto na tag H1, sofreram alteração em apenas 2,3% das vezes.

Logo, uma dica para diminuir as chances do Google reescrever seus títulos é combiná-los com a H1 da página.

Quer ficar por dentro de estudos como esse? Receba as principais novidades sobre marketing digital na sua caixa de entrada! Faça parte da nossa lista VIP, conteúdos exclusivos toda semana.

Aprenda mais sobre SEO

LEIA MAIS

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?