Marketing Digital

Google Lança Atualização De Análises De Produtos

Por Raquel Pereira

Confira as últimas atualizações do recurso e Análises de Produtos do Google e prepare seu negócio!

Raquel Pereira

Fique por dentro de todas as atualizações de Análises de Produtos realizadas pelo Google e saiba mais sobre:

  • Atualização de Novembro de 2023: A última atualização de avaliações do buscador;
  • Atualização de Abril de 2023: Análise agora abrange comentários sobre serviços, mídia e outros tópicos;
  • Atualização de Julho de 2022: Correções e relevância das avaliações;
  • Atualização de Março de 2022: Critérios para classificação das avaliações;
  • Conselhos do Google sobre avaliações de produtos;
  • Porquê você deve revisar suas avaliações agora.

Atualização de Novembro de 2023: A última atualização de avaliações do buscador

Em novembro, o Google anunciou uma nova Atualização de Avaliação no seu painel de status do algoritmo:

Painel de Status do Google - Atualização de Avaliações de Novembro de 2023

Segundo compartilhado pelo buscador, essa será a última atualização anunciada para essa função específica do algoritmo, visto que “no futuro, o sistema de avaliações será aprimorado em um ritmo regular e contínuo”, então não serão mais publicadas as atualizações futuras no painel de status.

Dessa forma, o buscador dá a entender que as atualização das avaliações agora serão realizadas em tempo real, portanto, as alterações em seu site, para melhor ou para pior, podem ser refletidas neste sistema de avaliações do que exatamente quando o Google lança uma nova atualização para o sistema de avaliações.

Atualização de Abril de 2023: Análise agora abrange comentários sobre serviços, mídia e outros tópicos

Novamente, o Google anunciou a atualização de avaliações de abril de 2023 no Twitter:

Agora, chegando em sua quinta atualização, o “sistema de avaliações” (antigo “sistema de avaliações de produtos”), avalia qualquer tópico passível de revisão, incluindo:

  • Serviços e negócios;
  • Destinos;
  • Mídia (por exemplo, jogos, filmes).

Ou seja, na Atualização de Abril de 2023, o recurso de “Análises De Produtos” passa a ser muito mais abrangente e parte da sua documentação de orientação sobre análises de produtos foi atualizada para, agora, se aplicar a todos os tipos de avaliações.

Mudanças aplicadas pelo buscador na Atualização de Abril de 2023

O Google realizou uma grande alteração ao substituir as diretrizes de “avaliação do produto” por diretrizes de “revisão” e reformulando seu artigo que orienta sobre a escrita de avaliações de alta qualidade em várias plataformas.

As novas orientações agora são aplicáveis a todos os tipos de “avaliações”, porém com uma linguagem mais genérica, para atender aos demais formatos de avaliação que agora serão analisados pelo buscador. Um usuário do Twitter, @Marie_Haynes, fez uma publicação na rede social mostrando as mudanças:

Fonte: Twitter

O buscador faz pequenas alterações, como mudar o termo “compradores” para “pessoas” ou “usuários” e “produtos” para “coisas”, por exemplo. E, apesar de considerarmos essas alterações sutis, elas podem causar um grande impacto no sistema de classificação do buscador.

O Google compartilha novas orientações de avaliações

Segundo a nova página de “Sistema de avaliações do produto da Pesquisa Google e seu site”, existem alguns novos conselhos que você pode considerar, agora que as avaliações são mais abrangentes:

“O sistema de revisões é projetado para avaliar artigos, postagens de blog, páginas ou conteúdo autônomo semelhante escrito com o objetivo de fornecer uma recomendação, dar uma opinião ou fornecer análises. Ele não avalia avaliações de terceiros, como as publicadas por usuários na seção de avaliações de uma página de produto ou serviço.”

O buscador ainda acrescenta que:

“As avaliações podem ser sobre uma única coisa, comparações diretas ou listas classificadas de recomendações. As críticas podem ser sobre qualquer assunto. Pode haver análises de produtos como laptops ou jaquetas de inverno, peças de mídia como filmes ou videogames ou serviços e empresas como restaurantes ou marcas de moda.”

A maioria das mudanças realizadas envolveu apenas a exclusão da palavra “produto”, com exceção da primeira linha do artigo “Como funciona o sistema de avaliações”, onde a palavra “serviços ou outras coisas” foi adicionada:

“O sistema de avaliações funciona para garantir que as pessoas vejam avaliações que compartilham pesquisas aprofundadas, em vez de um conteúdo superficial que simplesmente resume um monte de produtos, serviços ou outras coisas.”

Se você possui um site que publica qualquer tipo de conteúdo de revisão, é importante prestar atenção a essa atualização, além de verificar suas classificações para medir se houve melhora, diminuição ou se permaneceram as mesmas, em relação ao tráfego orgânico do seu site.

Mais adiante neste artigo, você pode conferir alguns conselhos atualizados do Google sobre avaliações.

Atualização de Julho de 2022: Correções e relevância das avaliações

Em sua quarta atualização, o buscador visa corrigir detalhes do update, aproveitando para compartilhar novos conselhos para os produtores de conteúdo.

Basicamente, o objetivo principal é disponibilizar avaliações relevantes e confiáveis para os usuários que buscam saber mais sobre determinados produtos.


Fonte: Central de Pesquisa Google.

O Google pretende beneficiar sites cujo conteúdo das avaliações de produtos esteja acima da média, com informações além daquela que costumamos encontrar.

Apesar do lançamento impactar somente avaliações de produtos em inglês, é só uma questão de tempo até os critérios serem utilizados para revisão de conteúdos em qualquer idioma. Visto que a empresa afirma que os resultados estão sendo positivos após as modificações.

Comunicado oficial do buscador sobre a atualização de julho

Em seu quarto lançamento, no dia 27 de julho, o Google utilizou sua conta do Twitter para avisar os usuários.

Atualização de Março de 2022: Critérios para classificação das avaliações

Em seu pronunciamento oficial, realizado dia 23 de março, o Google disse que: “Estamos lançando outra atualização que se baseia nesse trabalho para aprimorar nossa capacidade de identificar avaliações de produtos de alta qualidade.”

Você pode acessar o documento de ajuda padrão sobre como escrever análises de produtos clicando aqui.

O que mudou com a atualização de março?

As mudanças na “Análise de Produtos” já eram esperadas pelos profissionais de Marketing Digital, como comentamos em janeiro deste ano. No entanto, agora que a atualização está acontecendo, os novos critérios do Google incluem:

  • que as avaliações devem conter informações detalhadas sobre o desempenho do produto, suas vantagens e desvantagens e como ele se diferencia da concorrência e de suas versões anteriores;
  • que os reviews devem ser por pessoas que realmente utilizaram o produto;
  • que sejam incluídas informações além daquelas fornecidas pelo fabricante, preferencialmente com recursos visuais, como imagens e vídeos.

Além desses critérios, o buscador também sugere que as avaliações apresentem comparação de produtos que podem ser utilizados com a mesma finalidade, inclua links para o vendedor e, preferencialmente, sejam individuais.

Conselhos do Google sobre avaliações de produtos

O buscador compartilhou uma série de elementos que devem ser abordados nos conteúdos sobre avaliações. Entre eles estão:

  • a perspectiva do usuário sobre aquele produto, serviço ou conteúdo de revisão/análise;
  • autoridade: o conteúdo demonstra que foi escrito por um especialista? Representa a autoridade esperada pelo usuário?;
  • o conteúdo contém evidências, como imagens, áudio ou linkagem interna para outras páginas relacionadas com o que está sendo revisando? Esses elementos são importantes para apoiar a experiência do usuário e reforçar a autenticidade de sua revisão;
  • adicione medições quantitativas sobre como algo se compara a várias categorias de desempenho;
  • explique o que diferencia algo de seus concorrentes;
  • faça comparações de uso ou mostre diferenciais de usabilidade daquele conteúdo que está sendo revisado;
  • aborde os benefícios e as desvantagens de algo, com base em sua própria pesquisa original;
  • descreva como esse produto ou serviço avaliado evoluiu de modelos ou lançamentos anteriores para fornecer melhorias, solucionar problemas ou ajudar os usuários a tomar uma decisão de compra;
  • concentre-se nos fatores de tomada de decisão mais importantes, com base em sua experiência ou especialização;
  • descreva detalhes sobre a produção do produto, como o serviço funciona ou outras informações sobre o conteúdo revisado que mostrem seus atributos desde a produção;
  • inclua links para outros recursos úteis para ajudar o leitor a tomar uma decisão e considere incluir links para vários vendedores para dar ao leitor a opção de comprar do comerciante de sua escolha;
  • ao recomendar algo como o melhor em geral ou o melhor para um determinado propósito, inclua por que você o considera o melhor, com evidências de apoio em primeira mão, como prêmios recebidos;
  • certifique-se de que haja conteúdo útil suficiente em suas listas classificadas para que elas se mantenham por conta própria, mesmo se você optar por escrever análises únicas aprofundadas separadas.

Dúvidas sobre as Atualizações de Avaliações de Produtos

Como uma maneira de auxiliar as marcas que produzem conteúdos no formato de avaliações, o Google divulgou algumas dúvidas que eles podem ter com os updates. Confira:

As atualizações de análises de produtos são relevantes para listas classificadas e análises de comparação?

O buscador afirma que sim. Mas, como são conteúdos mais diretos, eles devem apresentar informações originais como imagens de testes, por exemplo.

Uma outra dica é apresentar quais critérios foram levados em consideração também, para diferenciar as listas e análises de outros conteúdos semelhantes que podem ser encontrados na web.

Existem recomendações para avaliações que recomendam os “melhores” produtos?

Produzir conteúdos que classifiquem determinado produto como “o melhor do mercado” pode ser uma isca poderosa. No entanto, para que seus resultados não sejam impactados negativamente é preciso apresentar argumentos para tal informação. Caso contrário, o buscador pode entender que seu artigo é simplesmente uma propaganda e não um artigo que visa ajudar os usuários a encontrarem a melhor escolha de compra.

Se eu criar uma avaliação que abranja vários produtos, ainda devo criar avaliações para os produtos individualmente?

A produção de conteúdo, no geral, deve ser guiada pela pertinência das informações. Se você abordou uma lista de produtos em uma avaliação, analise se ela está bem completa.

Se for criar um novo artigo para cada produto, certifique-se de adicionar novos dados e faça linkagens internas, relacionando os conteúdos. Sempre se pergunte: isso será útil ao usuário?

Porquê você deve revisar suas avaliações agora

Para os e-commerces, produzir conteúdos sobre avaliação de produtos é uma excelente estratégia para conquistar maior visibilidade nos buscadores. No entanto, assim como toda produção, o Google enfatiza a qualidade e relevância para entregar sua página como resultado de pesquisa.

As atualizações ainda não tiveram impacto para as produções em português, no entanto, é só uma questão de tempo. Não espere ser impactado negativamente para começar a agir!

Na Agência Mestre, por exemplo, nosso processo de criação inclui:

  • critérios rigorosos de pesquisa de informação;
  • entendimento da persona em foco;
  • uso da linguagem da marca (sempre adequada ao público-alvo);
  • técnicas de SEO para e-commerce (para posicionar melhor o conteúdo nos buscadores).

Ou seja, o conteúdo é feito especificamente para a atração de pessoas interessadas nos produtos. Confira nosso serviço de SEO para E-commerce e saiba como podemos ajudar a sua loja virtual a conquistar mais vendas, sem depender exclusivamente de anúncios.

LEIA MAIS

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?