Google Lança Atualização De Análises De Produtos

Por Raquel Pereira

Marketing Digital

Google Lança Atualização De Análises De Produtos

Chegando em sua terceira versão, o Google pretende utilizar esse recurso para beneficiar conteúdos de avaliação acima da média. Entenda!

Raquel Pereira

Na terceira atualização o Google inseriu critérios adicionais, como análises mais aprofundadas, informações exclusivas e cobertura comparável do produto. Agora, em sua quarta atualização, o buscador visa corrigir detalhes do update, aproveitando para compartilhar novos conselhos para os produtores de conteúdo.

Basicamente, o objetivo principal é disponibilizar avaliações relevantes e confiáveis para os usuários que buscam saber mais sobre determinados produtos.

Fonte: Central de Pesquisa Google.

O Google pretende beneficiar sites cujo conteúdo das avaliações de produtos esteja acima da média, com informações além daquela que costumamos encontrar.
Apesar do lançamento impactar somente avaliações de produtos em inglês, é só uma questão de tempo até os critérios serem utilizados para revisão de conteúdos em qualquer idioma. Visto que a empresa afirma que os resultados estão sendo positivos após as modificações.

O que mudou com a atualização?

Em seu pronunciamento oficial, realizado dia 23 de março, o Google disse que: “Estamos lançando outra atualização que se baseia nesse trabalho para aprimorar nossa capacidade de identificar avaliações de produtos de alta qualidade.”

Em seu quarto lançamento, no dia 27 de julho, o Google utilizou sua conta do Twitter para avisar os usuários.

Você pode acessar o documento de ajuda padrão sobre como escrever análises de produtos clicando aqui.

O que mudou com a atualização de março?

As mudanças na “Análise de Produtos” já eram esperadas pelos profissionais de Marketing Digital, como comentamos em janeiro deste ano. No entanto, agora que a atualização está acontecendo, os novos critérios do Google incluem:

  • que as avaliações devem conter informações detalhadas sobre o desempenho do produto, suas vantagens e desvantagens e como ele se
  • diferencia da concorrência e de suas versões anteriores;
  • que os reviews devem ser por pessoas que realmente utilizaram o produto;
  • que sejam incluídas informações além daquelas fornecidas pelo fabricante, preferencialmente com recursos visuais, como imagens e vídeos.

Além desses critérios, o buscador também sugere que as avaliações apresentem comparação de produtos que podem ser utilizados com a mesma finalidade, inclua links para o vendedor e, preferencialmente, sejam individuais.

Atualização julho de 2022

Hoje, dia 27 de julho, o Google está realizando mais uma atualização na análise de produtos. Ao que tudo indica, nenhum critério de classificação foi modificado.

No entanto, segundo o buscador levarão 2 a 3 semanas para a conclusão do update. Então, como as oscilações devem ocorrer entre esse período, é indicado que você fique de olho.

Conselhos do buscador sobre avaliações de produtos

O buscador compartilhou uma série de elementos que devem ser abordados nos conteúdos sobre avaliações de produtos. Entre eles estão:

  • expressa conhecimento especializado sobre produtos quando apropriado?;
  • mostra como é o produto fisicamente, ou como é usado, com conteúdo exclusivo além do fornecido pelo fabricante?;
  • fornece medições quantitativas sobre como um produto é medido em várias categorias de desempenho?;
  • explica o que diferencia um produto de seus concorrentes?;
  • aborda produtos comparáveis ​​a serem considerados ou explicar quais produtos podem ser melhores para determinados usos ou circunstâncias?;
  • discute as vantagens e desvantagens de um determinado produto, com base em pesquisas sobre ele?;
  • descreve como um produto evoluiu de modelos ou lançamentos anteriores para fornecer melhorias, resolver problemas ou ajudar os usuários a tomar uma decisão de compra?;
  • identifica os principais fatores de tomada de decisão para a categoria do produto e como o produto se comporta nessas áreas? Por exemplo, uma revisão de carro pode determinar que economia de combustível, segurança e manuseio são fatores-chave de tomada de decisão e avaliam o desempenho nessas áreas;
  • descreve as principais escolhas de como um produto foi projetado e seu efeito sobre os usuários além do que o fabricante diz?;
  • fornece evidências, como imagens, áudio ou outros links de sua própria experiência com o produto, para apoiar sua experiência e reforçar a autenticidade de sua avaliação;
  • inclui links para vários vendedores para dar ao leitor a opção de comprar do comerciante de sua escolha.

Dúvidas sobre a atualização de julho

Como uma maneira de auxiliar as marcas que produzem conteúdos do tipo, o Google divulgou algumas dúvidas que eles podem ter com o novo update. Confira

As atualizações de análises de produtos são relevantes para listas classificadas e análises de comparação?

O buscador afirma que sim. Mas, como são conteúdos mais diretos, eles devem apresentar informações originais como imagens de testes, por exemplo.

Uma outra dica é apresentar quais critérios foram levados em consideração também, para diferenciar as listas e análises de outros conteúdos semelhantes que podem ser encontrados na web.

Existem recomendações para avaliações que recomendam os “melhores” produtos?

Produzir conteúdos que classifiquem determinado produto como “o melhor do mercado” pode ser uma isca poderosa. No entanto, para que seus resultados não sejam impactados negativamente é preciso apresentar argumentos para tal informação. Caso contrário, o buscador pode entender que seu artigo é simplesmente uma propaganda e não um artigo que visa ajudar os usuários a encontrarem a melhor escolha de compra.

Se eu criar uma avaliação que abranja vários produtos, ainda devo criar avaliações para os produtos individualmente?

A produção de conteúdo, no geral, deve ser guiada pela pertinência das informações. Se você abordou uma lista de produtos em uma avaliação, analise se ela está bem completa.

Se for criar um novo artigo para cada produto, certifique-se de adicionar novos dados e faça linkagens internas, relacionando os conteúdos. Sempre se pergunte: isso será útil ao usuário?

Porquê você deve revisar suas avaliações agora

Para os e-commerces, produzir conteúdos sobre avaliação de produtos é uma excelente estratégia para conquistar maior visibilidade nos buscadores. No entanto, assim como toda produção, o Google enfatiza a qualidade e relevância para entregar sua página como resultado de pesquisa.

As atualizações ainda não tiveram impacto para as produções em português, no entanto, é só uma questão de tempo. Não espere ser impactado negativamente para começar a agir!

Na Agência Mestre, por exemplo, nosso processo de criação inclui:

  • critérios rigorosos de pesquisa de informação;
  • entendimento da persona em foco;
  • uso da linguagem da marca (sempre adequada ao público-alvo);
  • técnicas de SEO (para posicionar melhor o conteúdo nos buscadores).

Ou seja, o conteúdo é feito especificamente para a atração de pessoas interessadas nos produtos.

Se você quiser se antecipar e sair na frente da sua concorrência, você pode contar com a gente.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

LEIA MAIS

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?