Interrupção Nas Pesquisas do Google Geram Mudanças de Classificação

Por Letícia Matsumoto

SEO

Interrupção Nas Pesquisas do Google Geram Mudanças de Classificação

Após ficar fora do ar, as pesquisas do Google apresentam diversos problemas de indexação. Confira como as classificações foram afetadas!

Letícia Matsumoto

Na segunda-feira (09/08) à noite, o Google teve uma interrupção global em todas as suas ferramentas de pesquisa (Google Search, Google Imagens, Google Lens e Google Maps). A causa do problema foi um incêndio no data center do Google em Council Bluffs, Iowa, que ocorreu às 11h59, horário local. No entanto, os esforços de restauração parecem ter gerado problemas com a qualidade e a indexação da pesquisa. Confira!

Problemas identificado pelo especialista Barry Schwartz

Barry Schwartz, especialista em SEO, listou todos os problemas que identificou a partir da interrupção nas pesquisas do Google:

  • interrupções e inacessibilidade da pesquisa Google;
  • páginas antigas saindo da pesquisa Google;
  • novas páginas não indexadas pela pesquisa Google;
  • os resultados da pesquisa Google parecem obsoletos e desatualizados;
  • grandes flutuações de classificação.

Pronunciamentos oficiais do Google

Um porta-voz do Google emitiu um comunicado sobre o incidente causado no data center:

“Estamos cientes de um incidente elétrico que ocorreu hoje no data center do Google em Council Bluffs, Iowa, ferindo três pessoas no local que agora estão sendo tratadas. A saúde e a segurança de todos os trabalhadores são nossa prioridade absoluta e estamos trabalhando em estreita colaboração com parceiros e autoridades locais para investigar minuciosamente a situação e fornecer assistência conforme necessário”.

Agora, sobre os problemas relacionados a interrupção, John Mueller, do Google, comentou no Twitter sobre como as coisas devem voltar ao normal à medida que os esforços de restauração estão em andamento:

Faça parte do nosso canal no Telegram e não perca nenhuma atualização sobre esse post ou outros artigos publicados aqui no Blog da Agência Mestre!

Não há previsão para resolução de todos os problemas

Apesar do Google estar ciente de todos os problemas enfrentados em decorrência de sua interrupção de pesquisas, ainda não há uma prazo para resolução. Então, o mais indicado é monitorar oscilações de posicionamento e tráfego para suas páginas.

Dica: não se esqueça de criar um marco de atenção em seus relatórios no momento de analisar seus resultados!

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.

LEIA MAIS

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?