SEO

Políticas de Spam do Google: O que Está Mudando no Maior Buscador do Mundo?

Por Raquel Pereira

O Google está anunciando uma atualização com mais de dois meses de antecedência pela primeira vez, entenda porquê.

Raquel Pereira

Em março de 2024, o Google anunciou um novo Core Update do seu Algoritmo, sinalizando que essa seria uma das maiores atualizações da sua história.

Conforme publicado pelo buscador:

“Estamos aprimorando a Pesquisa para que você veja mais informações úteis e menos resultados que parecem ter sido criados para mecanismos de pesquisa.”

E, indo além dessa atualização, o buscador está anunciando que uma nova política será implementada a partir de 5 de maio. Entenda os detalhes:

Core Update de Março de 2024

Logo na primeira semana de março, o Google anunciou uma nova atualização significativa em seu algoritmo de busca, chamada Atualização Central de Março de 2024, prometendo melhorias substanciais na qualidade dos resultados de pesquisa.

Core Update de Março de 2024

O update foi iniciado pelo buscador em 5 de março, com previsão de levar até um mês para ser concluído (até agora, o buscador não informou a finalização da atualização).

O objetivo deste update é eliminar 40% do conteúdo não original e de baixa qualidade dos resultados de pesquisa, por isso, o Google ainda implementou diversas Atualizações de Spam durante o processo.

Novas Políticas do Google

Com o anúncio da nova atualização, o Google informou ainda que novas mudanças além do update estão acontecendo, com o propósito de tornar a Pesquisa no Google mais precisa e relevante para o usuário.

“Hoje anunciamos as principais alterações que estamos fazendo para melhorar a qualidade da Pesquisa e a utilidade dos seus resultados.”

Dentre as novidades anunciadas, destacam-se:

  • Classificação de qualidade aprimorada: o buscador informou estar fazendo melhorias algorítmicas em seus principais sistemas de classificação, para garantir que o conteúdo exibido na SERP seja de alta qualidade;
  • Políticas de spam novas e aprimoradas: além disso, o buscador está atualizando suas políticas de spam para manter o conteúdo de qualidade mais baixa fora da Pesquisa, como sites expirados reaproveitados como repositórios de spam por novos proprietários e spam de obituários.

Em países como o Estados Unidos, onde as atualizações do Google costumam gerar maior impacto, a mudança já está se mostrando relevante, com diversos sites sendo eliminados completamente da Pesquisa.

Google contra Spam: Ações Aplicadas para Reduzir o Spam nos Resultados de Pesquisa

O buscador explica que, durante décadas, o principal objetivo da sua ferramenta foi apenas organizar a informação na internet com base no uso de determinada palavra-chave, mas que essa perspectiva mudou bruscamente nos últimos anos.

Google contra Spam: Ações Aplicadas para Reduzir o Spam nos Resultados de Pesquisa

Impedir o conteúdo de baixa qualidade e não original tem sido o principal foco do maior buscador do mundo, o que levou a uma nova “categoria” de atualizações e, mais recentemente, à criação de novas Políticas de Spam que permitem uma ação mais precisa do buscador para tornar a internet mais informativa e segura.

Abuso de conteúdo escalonado

Hoje, o uso de ferramentas de automação e inteligência artificial fazem parte do nosso dia a dia e, obviamente, isso tem gerado uma série de conteúdos de baixa qualidade que podem ser penalizados pelo buscador.

Apesar do buscador já ter afirmado que não penaliza conteúdos puramente por terem sido criado por IA, muitos sites entendem essa mudança na penalização do Google como uma “brecha” para criar conteúdo em larga escala.

Por isso, o buscador está reforçando a importância de prezar pela qualidade e originalidade do conteúdo:

“Esta política foi originalmente projetada para abordar casos de conteúdo gerado em grande escala, onde estava claro que a automação estava envolvida.”

Juntamente com o Core Update de Março de 2024, o buscador está ampliando seus métodos para combater esse comportamento abusivo que envolve automação para gerar conteúdo em larga escala e manipular os resultados de pesquisa.

Atualização da “Política de Abuso de Reputação do Site” Planejada para 5 de Maio Promete Ser Uma das Maiores do Buscador

Além disso, o buscador também está atualizando sua política de hospedagem de conteúdo, informando que os sites mais relevantes poderão ser impactados caso estejam praticando essa violação:

“Às vezes, sites que possuem seu próprio conteúdo excelente também podem hospedar conteúdo de baixa qualidade fornecido por terceiros com o objetivo de capitalizar a forte reputação do site de hospedagem.”

No exemplo compartilhado, o buscador explica que, caso um site terceiro publique uma análise de empréstimos consignados em um site educacional confiável, isso pode confundir a audiência e, consequentemente, gerar uma quebra de confiança.

Por isso, o buscador informa que o conteúdo de terceiros de baixa qualidade em sites confiáveis passará a ser considerado spam.

Essa é uma mudança tão significativa que o buscador anunciou a mudança com dois meses de antecedência, algo nunca antes visto. O usuário do X, Danny Ashton, comentou sobre o assunto em uma thread:

Conforme explicado, o buscador pretende iniciar a aplicação da nova política no dia 5 de maio, dois meses depois da notificação. O objetivo é que mais proprietários de sites tenham tempo de se adaptar à mudança.

Novamente, essa é uma das mudanças mais significativas do buscador nos últimos anos e, conforme explicado por Ashton em sua publicação no X, muitos sites americanos já estão passando por “vistorias” e podem ser penalizados caso suas práticas não sejam atualizadas até a data anunciada pelo buscador.

Abuso de domínio expirado

Por fim, o buscador explica que existe uma prática de Black Hat SEO na qual domínios expirados são adquiridos e reaproveitados com a intenção principal de aumentar a classificação de pesquisa de conteúdo de baixa qualidade ou não original.

Essa prática pode confundir o usuário, que pode considerar que um novo conteúdo foi publicado em um site antigo e atrelar confiança pelo “tempo” de existência. Por isso, a prática passará a ser penalizada como spam pelo buscador.

Leia também: O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Acompanhe as atualizações do Google com quem entende do assunto!

O Google é a principal ferramenta de busca do mundo, possuindo mais de 95% da parcela de pesquisa no mercado global.

Por isso, é crucial que o buscador esteja em constante atualização para oferecer a melhor experiência aos seus usuários e – consequentemente – a sua marca precisa acompanhar essas mudanças para manter-se relevante.

Com o apoio de uma Agência de SEO, seu site pode manter-se atualizado com as principais mudanças no mercado de busca, produzindo sempre informações relevantes e que coloquem sua empresa em evidência.

Descubra como o SEO Mestre pode impulsionar seu negócio e fique em destaque no meio digital.

LEIA MAIS

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?