Redes Sociais

X.com — Elon Musk Decide Mudar a Logo do Twitter

Por Raquel Pereira

Conheça a X Corp e saiba porque Musk está substituindo o famoso logotipo do pássaro azul do Twitter.

Raquel Pereira

O rebranding do Twitter já começou! Conheça o “X”, novo substituto do pássaro azul da rede social.

A partir do dia 24 de julho de 2023, o Twitter deixará de existir como conhecemos e o famoso “pássaro azul” será substituído pelo novo X. A mudança teve início com um tweet do atual dono da rede social, Elon Musk, dizendo que “em breve daremos adeus à marca do Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”.

Confira todos os detalhes dessa mudança e acompanhe nosso canal no Telegram para receber notificação sempre que este artigo for atualizado:

Rebranding do Twitter para o X

Na noite do dia 23 de julho, Musk fez uma série de tweets (iniciados pelo tweet mencionado acima), sobre as mudanças na marca do “Twitter” para o novo X, um nome/letra que o bilionário utiliza frequentemente em suas marcas e produtos.

O bilionário lançou um “desafio”, informando aos usuários da rede que: “se um logotipo X bom o suficiente for postado esta noite (23 de julho), iremos ao ar mundialmente amanhã (24 de julho)”.

Hoje, pela manhã, o Twitter já estava de cara nova:

Além dos tweets, fontes afirmam que Musk teria enviado um e-mail para os funcionários do Twitter informando que a empresa se tornaria X e que eles não deveriam mais utilizar o endereço do Twitter, segundo publicado no Threads pela editora-gerente da Platformer, Zoe Schiffer.

O Twitter já foi renomeado como X Corp em março deste ano, por isso, as mudanças atuais estão mais direcionadas para o logotipo e identidade visual da rede social.

Novo logo do X para substituir o pássaro azul do Twitter e outras mudanças na identidade visual

O logotipo escolhido por Musk foi oferecido pelo co-fundador da Twin Birch (uma rede de lojas de estilo de vida sustentável), e investidor da Tesla, Sawyer Merritt.

Musk considerou o logotipo “art déco minimalista” e informou que faria alterações para refiná-lo. Logo em seguida, a CEO do Twitter, Linda Yaccarino, também compartilhou o GIF e comentou: “X está aqui! Vamos fazer isso”.

Como os usuários estão reagindo às mudanças do Twitter para o X?

A mudança na marca do Twitter está causando impactos – positivos e negativos – nos usuários da rede social. É certo que o rebranding marca um ponto divisor na história da rede social, com uma declaração de que o Twitter de Elon Musk não será mais a rede que era antes do bilionário comprá-la.

Isso, para os usuários mais antigos e “apegados” da rede, pode ser um ponto negativo, essencialmente, pela desassociação da rede ao nome. Marques Brownlee, produtor de vídeos e um dos usuários mais antigos do Twitter, tweetou que “continuará chamando de Twitter”, ao que Musk respondeu: “Não por muito tempo.”

No entanto, aqueles que estão mais interessados nas mudanças de Musk, consideram que a mudança é um ponto positivo e esperam mais novidades em breve.

Adeus ao pássaro azul do Twitter

Mais de uma década após sua apresentação, o logotipo oficial do Twitter foi oficialmente substituído pelo X na manhã do dia 24 de julho. O pássaro azul que era considerado inseparável da rede social abriu espaço para o novo X minimalista tanto na página inicial da rede, quanto na foto de perfil da conta oficial (o @twitter) e na tela exibida durante o carregamento do site.

Alguns locais específicos da rede social ainda apresentam o pássaro azul, como o favicon do site e no aplicativo mobile, mas ainda é o começo da fase de rebranding.

O “pássaro azul” foi desenhado em 2012 por Martin Grasser ao lado de Todd Waterbury e Angy Che, para substituir a primeira versão da logo com o pássaro. Grasser realizou uma “despedida” para o pássaro em sua conta do Twitter:

O logotipo do pássaro azul estava, até então, inteiramente integrado ao Twitter, pois os “tweets” começaram a ser chamados assim antes mesmo que o pássaro fosse adicionado. Quando questionado sobre “como chamaríamos os tweets agora”, Musk respondeu: “X’s”:

O que mais podemos esperar do X, novo substituto do Twitter?

A história da compra do Twitter por Elon Musk é longa e confusa, mas o bilionário deixou seus objetivos para a rede social claros desde o começo. No início (em outubro), apesar de quase desistir de sua oferta para comprar o Twitter, Musk utilizou a própria rede social para contar que pretendia criar um “aplicativo de tudo” e a compra seria uma forma de acelerar essa criação:

É esperado que, nos próximos meses, Musk invista em novos recursos e funcionalidades para a criação de seu superapp.

Como o rebranding para o X pode impactar a publicidade online no Twitter?

Em 15 de julho, Musk comunicou que o Twitter estava com o fluxo de caixa negativo devido à uma queda de quase 50% da receita com publicidade, além de uma sobrecarga de dívidas.

Segundo Musk, a rede “precisará atingir o fluxo de caixa positivo antes de se dar ao luxo de qualquer outra coisa”:

Isso ocorreu porque diversos anunciantes diminuiram ou cortaram seus investimentos em publicidade no Twitter com a compra de Musk, em outubro de 2022. No entanto, o ex-CEO afirmou – em abril – que muitos dos anunciantes estavam voltando e que a recuperação do fluxo de caixa era iminente.

No entanto, as novas mudanças de Musk podem gerar novas incertezas nesses anunciantes e fazer com que segurem seus investimentos por mais algum tempo.

Nesse período, outra rede social como o Threads pode ser uma alternativa para esses anunciantes, caso a Meta entre com um recurso de publicidade em sua nova rede social. Confira todos os detalhes sobre essa guerra das redes sociais em nosso artigo completo!

LEIA MAIS

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?