Redes Sociais

Threads vs Twitter: A Guerra das Redes Sociais

Por Raquel Pereira

Entenda porque o Twitter está ameaçando processar a Meta e o novo Threads e confira a resposta da Big TECH!

Raquel Pereira

Com o lançamento do Threads, no dia 5 de julho, a relação entre os bilionários Elon Musk e Mark Zuckerberg está mais tensa do que nunca.

A nova rede social da Meta alcançou a marca de 30 milhões de usuários em menos de um dia e, segundo o portal The Verge, já possui 95 milhões de postagens e 190 milhões de curtidas compartilhadas.

 

Post by @zuck
View on Threads

 

A popularidade do aplicativo ultrapassou os anteriores “substitutos do Twitter”, como o Koo App e o Bluesky (que não chegou a ser realmente lançado para o público geral), e isso chamou a atenção de Elon Musk. Confira os detalhes sobre a “guerra das redes sociais” do Threads vs Twitter:

O Início do Threads vs Twitter

11 anos depois da sua última publicação no Twitter, Mark Zuckerberg (CEO da Meta e com perfil não verificado no Twitter), utilizou a rede social na noite do lançamento do Threads para compartilhar um meme curioso:

No dia seguinte ao lançamento do Threads, o CEO do Twitter utilizou sua própria rede social para comentar algumas postagens sobre a nova rival e, dentre eles, um dos seus tweets chamou a atenção:

O perfil “T(w)itter Daily News” compartilhou que o Twitter estava ameaçando processar a Meta pelo uso indevido de informações sigilosas da rede social para a construção do Threads e Musk respondeu: “Competir é bom, trapacear não”.

Twitter avisa que pode processar a Meta por uso de segredos comerciais da empresa

Segundo a carta assinada por Musk e obtida pela Semafor, o advogado do Twitter – Alex Spiro – argumenta que a Meta usou os segredos comerciais e a propriedade intelectual do Twitter para construir Threads.

A carta, endereçada a Mark Zuckerberg e ao Threads, indica que o CEO da Meta contratou “dezenas” de ex-funcionários do Twitter para desenvolver o Threads, após a aquisição de Musk. Segundo o advogado, os ex-funcionários teriam acesso aos segredos comerciais do Twitter e outras informações confidenciais.

Por isso, o Twitter alega que a Meta se aproveitou dessas informações para desenvolver um aplicativo semelhante ao Twitter, o que “viola a lei estadual e federal”.

Agora, o Twitter está ameaçando a Meta com uma ação legal na forma de “recursos civis e medidas cautelares” e Musk “exige que a Meta tome medidas imediatas para parar de usar quaisquer segredos comerciais do Twitter ou outras informações altamente confidenciais”, afirmando que a Meta não tem permissão para rastrear ou utilizar os dados do Twitter.

O que a Meta disse sobre a ameaça de processo do Twitter?

A Meta, no entanto, não parece muito preocupada com a carta de Musk ou com a ameaça de processo do Twitter. O diretor de comunicações da Meta, Andy Stone, fez uma publicação no Threads comentando sobre o assunto:

 

Post by @andymstone
View on Threads

 

Basicamente, o diretor foi direto ao ponto e disse que “não há ex-funcionários do Twitter na equipe de engenharia do Threads.”

Por enquanto, o CEO da Meta ainda não deu seu pronunciamento sobre o assunto. Para acompanhar todos os passos dessa batalha, faça parte do nosso canal no Telegram e receba notificações sempre que atualizarmos o artigo.

LEIA MAIS

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?