Redes Sociais

Koo: Saiba Tudo Sobre a Rede Social Que Viralizou no Brasil

Por Letícia Matsumoto

O Koo app vai substituir o Twitter? Entenda como a rede social funciona e porque os boatos fizeram com que ela se tornasse um sucesso.

Letícia Matsumoto

O Koo app viralizou no dia 18/11, se tornando trend topics no Twitter e o aplicativo mais baixado no Brasil. O sucesso foi tamanho que em pouco tempo a versão em português foi lançada, ao todo foram registrados mais de 1 milhão de downloads em apenas 48 horas.

Confira tudo o que você precisa saber sobre a rede social eleita como um possível substituto para o Twitter, após as polêmicas envolvendo as primeiras ações de seu novo dono, Elon Musk, e seu futuro frente às especulações.

O que é o Koo app?

A rede social indiana Koo app foi lançada em março de 2020 e criada por Radhakrishna e Mayank Bidawatka, se definindo como um microblogging onde os usuários podem publicar textos de até 500 caracteres, além de fotos, vídeos e enquetes.

O app teve início em meio a conflitos políticos na Índia, onde agricultores utilizavam o Twitter para se posicionar contra ações de leis agrícolas aplicadas pelo primeiro-ministro indiano. Como resposta, o governo exigiu que o Twitter excluísse a conta dos principais envolvidos. E depois desse fato, diversos usuários que participaram desse conflito migraram para o Koo app.

Mas, o grande destaque da rede é seu sucesso extremamente acelerado no Brasil, principalmente após rumores de que o fim do Twitter estaria próximo com as ações polêmicas de Musk.

“O Koo é uma plataforma para quem não fala inglês em todo o mundo para expressar suas opiniões em seu idioma, ao contrário do Twitter”, disse Radhakrishna. Visto que o Twitter é uma rede social composta majoritariamente pelo inglês.

Como funciona o selo de verificação do Koo app?

Com as críticas às ações de Elon Musk de retirar todas as verificações de contas não governamentais e organizacionais, muitos usuários ficaram curiosos quanto ao processo de autenticação do Koo App.

A concessão do selo (amarelo nesse caso) é dada a partir da antiga lógica do Twitter, pessoas notoriamente conhecidas, instituições consolidadas e pessoas públicas no geral. Há também o selo verde, que comprova a autenticidade das contas registradas.

No LinkedIn, o cofundador Bidawatka disse estar “Muito orgulhoso de anunciar que a Koo é a primeira plataforma de mídia social significativa no mundo a dar a capacidade de todos os usuários verificarem voluntariamente sua conta”.

Briga de pássaros

Em meio a demissões em massa da equipe do Twitter, o cofundador do Koo, Mayank Bidawatka se pronunciou dizendo que os colaboradores dispensados de maneira tão abrupta “merecem trabalhar em um lugar onde seus talentos são valorizados”. Ele inclusive, compartilhou a possibilidade de contratar alguns desses ex-funcionários.

De fato, até o momento não há uma rivalidade oficial entre os apps. Como críticas públicas entre os fundadores e Elon Musk, por exemplo. No entanto, é uma concorrência bem clara, visto que ambas redes sociais possuem o mesmo estilo de publicações e princípios de compartilhamento de ideias.

O Twitter vai mesmo acabar?

O futuro do Twitter é incerto, isso é fato. No entanto, não é possível afirmar que a rede vai acabar, mas sim, a forma como ele é hoje.

Se você deseja entender tudo o que está acontecendo com a rede social do pássaro azul, nós produzimos um artigo completo sobre o tema, desde as primeiras negociações, até as primeiras ações do bilionário após concluir a compra.

Confira o artigo: Elon Musk Comprou o Twitter: Qual o Futuro da Plataforma?

LEIA MAIS

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?