Link Building é o conjunto de técnicas de SEO e otimização de sites responsável pela arquitetura interna de links de um site e pela conquista de links externos, que são tão importantes quanto os links internos. Como já vimos aqui no blog, os links são a forma pela qual os buscadores navegam pela internet, descobrem novos sites e determinam o ranking dos sites. Os benefícios que os links trazem para o site são vários, especialmente se o Link Building for feito corretamente.

Os objetivos de conseguir links com uma campanha de Link Building são, não só conseguir links para aumentar o PageRank e um melhor posicionamento do site nas buscas, como também conseguir aumentar as visitas do site.

A principal questão quando se fala em Link Building é: como ganhar links? As estratégias de Link Building respondem à essa pergunta e abrem diversas opções de atuação.

Elementos de Link Building

Link Building: Por Onde Começar?

Quando se inicia um trabalho de Link Building, o primeiro passo é arrumar a casa, ou seja, vasculhar todo o site, redescobrindo cada página existente e qual o assunto tratado em cada página para que sejam definidas as keywords que cada página deve focar e, por consequência, o texto âncora que deve ser usado para linkar para cada página.

Como o Fábio Ricotta sugeriu, re-otimize o conteúdo dessas páginas se for necessário. A sintonia entre texto âncora e principal keyword da página é essencial para o bom posicionamento dessa página.

Assim que você tiver o conhecimento de cada página e cada keyword, é hora de começar a linkagem interna das páginas do seu site. É no próprio site que o Link Building começa.

É importante prestar atenção também em alguns pontos como a semântica dos links e como a Otimização de URL ajuda no posicionamento do site. Para conseguir unir estes dois pontos, talvez você precise reescrever URLs para torná-las “amigáveis”.

Esse processo pode também ajudá-lo a encontrar conteúdo duplicado dentro do site e, se houver, deve ser corrigido utilizando redirecionamento 301.

Links Externos: A Parte Fácil

Agora que você já colocou ordem na casa, a linkagem externa pode ser iniciada. Uma boa primeira opção é o cadastro em diretórios.

Como eu expliquei no post sobre cadastro em sites de busca, isso não deve ser feito indiscriminadamente. É preciso fazer uma avaliação e seleção dos diretórios aos quais cadastrar um site. O importante é procurar diretórios onde um site somente seja incluído após uma verificação em cima dele, ou seja, o diretório deve ter um controle de qualidade, seja um diretório pago ou gratuito.

Outro meio simples de conseguir links que levem pessoas e/ou buscadores para o seu site, é através da divulgação do site por Feeds e Social Bookmarks. Embora alguns dos sites de Social Bookmark utilizem o atributo rel com valor nofollow nos seus links, se eles recebem muitas visitas, com certeza você receberá visitas, ainda que não receba PageRank.

Ainda, existem meios de otimizar Feeds e Social Bookmarks que devem ser usados, como escrever um título otimizado e descrever atrativamente a página que você está divulgando.

Links Externos: A Parte Difícil

Até aqui a sua campanha de Link Building vai muito bem, pois só dependeu dos seus próprios esforços e você conseguiu produzir links por conta própria. Agora vem a parte mais difícil, conseguir que outros sites façam um link apontando para você.

Casa arrumada, hora de conhecer os vizinhos. Esse é exatamente o espírito. Para conseguir links de outros sites, uma das piores táticas é ser agressivo: “Olhe o meu site, faça um link para ele”. O mais importante é ser educado e honesto.

Os vizinhos do seu site são os outros sites que tratam do mesmo assunto que você. É destes sites que surgem os links mais interessantes, por serem de assuntos relacionados ao seu. Preferencialmente, aborde os sites que não divulguem a mesma informação que você, assim você pode complementar o conteúdo deste outro site.

Um exemplo que eu já utilizei anteriormente: supondo que eu tenha um blog especializado em Link Building e o blog do Agência Mestre fale sobre SEO, mas não de Link Building. O meu blog complementaria o Agência Mestre e eu poderia conseguir ótimos links para o meu blog.

Em especial, quando se trata de blogs, a abordagem correta realmente é a de começar um relacionamento. Deixar comentários em blogs pedindo links é péssimo, mas ser participativo, deixar comentários inteligentes pode acabar rendendo links.

Para empresas, é mais adequado um email formal mostrando seu interesse, seu conhecimento, sua importância. São links mais difíceis de serem conseguidos.

Mas tanto para empresas, quanto para os demais sites e blogs, o Link Building deve ser usado a favor de ganhar links externos, bem como reputação também. Reputação para não ser lembrado como “aquele site que fazia spam no meu email e no meu blog querendo links”.

Link Building: Precauções

Nem tudo são flores, e conforme eu mencionei em meu post Link Building – O Outro Lado da Moeda, existem cuidados a serem tomados durante a campanha de Link Building para que o trabalho não seja perdido.

O principal é não se envolver no chamado Link Farm, técnica Black Hat SEO, onde vários sites se interlinkam e acabam todos sendo punidos pelo Google. Isso não significa que linkar para outros sites é proibido, muito pelo contrário, deve ser feito, é assim que funciona a Internet, ela precisa destes links.

A versão menor do Link Farm também deve ser evitada, ou seja, o cross-linking entre 2 sites exclusivamente. Na melhor das hipóteses, o Google vai ignorar todos esses links, na pior, vai punir os dois sites. Melhor não arriscar.

É importante ainda usar o Link Building para promover todo o site, e não exclusivamente uma página. Promovendo todo o site, novos links vão surgir por todo o site, promovendo uma única página, todos os links novos vão ser para a mesma página, o googlebot pode não olhar para isso com bons olhos, pode entender que está ocorrendo uma tentativa de manipulação dos resultados e punir esta página que está sendo promovida.

Isso também chama a atenção para dois outros pontos que devem ser evitados: sempre o mesmo texto âncora no link para uma determinada página e mesmo texto ao redor do link. Esses dois pontos juntos podem caracterizar links “encomendados” e o Google vai punir com certeza.

Link Building: Construindo o Sucesso

Tenha sempre em mente que o SEO deve ser usado para atrair visitas e conseguir um bom posicionamento nos sites de busca. Ao longo de sua campanha de Link Building, não deixe também de fazer links para outros sites.

Os OutBound Links desempenham um papel importante no Link Building: se você deliberadamente faz um link para outro site, este outro site pode vir a descobrir e fazer um link para o seu site sem que você tenha que pedir. Isso é o melhor exemplo de link natural, o mais importante dentre os tipos de links.

Ainda, confira o post sobre Link Bait, uma outra técnica de Link Building para chamar a atenção para você através da produção de conteúdo.

Quem tiver mais informações a acrescentar, deixe um comentário. Não deixe de assinar o feed! Abraços e até a próxima!