Tendências para Blogs e Blogueiros

Olá, Leitores da Mestre! Tudo bem com vocês? Sejam bem-vindos a mais um episódio da Mestre TV e hoje, nosso CEO, Fábio Ricotta, irá contar para vocês os resultados de um estudo com mais de mil blogueiros, que gerou várias tendências para blogs em 2017. Gostou? Dê um play no vídeo abaixo e confira!

Um estudo realizado pela Orbit Media Studios, que entrevistou mais de 1.000 blogueiros, revelou dados surpreendentes sobre esse mercado. Por isso, separamos os mais relevantes que podem ser utilizados por você.

Qualidade na escrita

Segundo a pesquisa, em média, os blogueiros demoram cerca de 3:16h para desenvolver um texto, sendo que este tempo representa um aumento de 26% em relação ao ano anterior.

Tratando do tamanho dos artigos, a média dos blogueiros alvos do estudo foi de textos com mais de 1050 palavras, que representa um aumento 20% maior do que 2015.

Outro ponto interessante do estudo é que 33% dos blogueiros que gastam mais de 6 horas escrevendo um artigo sentem que seus resultados são mais relevantes. Sentir e ter resultados são coisas diferentes, mas com certeza o trabalho deles é feito com mais dedicação, entregando textos construídos com amor e atenção.

Todos esses dados revelam que os blogueiros estão dedicando mais tempo e entregando conteúdos mais ricos, com o intuito de evoluir seus textos e engajar ainda mais suas audiências.

Posts grandes serão uma das tendências para blogs em 2017

Existe um certo preconceito em relação aos artigos grandes, mas uma das tendências para blogs no próximo ano é a elaboração de textos com mais de 2 mil palavras. Sendo que esse número cresce desde 2014, com resultados quadruplicados em 2016.

Além disso, cerca de 15% dos blogueiros já utilizam vídeos junto com suas publicações e sentem os seus resultados melhorarem.

Publicações diárias x publicação mensal

Boa parte dos blogueiros entrevistados responderam que estão migrando seus posts diários para publicações mensais. Isso é um objeto de análise muito interessante, pois vários profissionais de SEO, assim como o Fábio, acreditam que os blogs precisam de volume maior no começo, e depois podem focar mais na qualidade. Inclusive, já falamos em outro post sobre como escalar sua produção de textos para gerar mais conteúdos para blog!

Contudo, para uma transição brusca como essa é necessário avaliar a maturidade do blog, ou seja, descobrir quantas publicações já foram feitas e há quanto tempo o blog está no mercado.

Importância do SEO + E-mails

Uma informação muito relevante para o seu blog é que 57% dos entrevistados afirmam que utilizam técnicas de SEO para promover seus conteúdos e receber mais visitantes. Ou seja, se você é um blogueiro e não utiliza SEO, seu trabalho está indo contra a maré, fugindo da tendência.

E tem mais, além do SEO, um canal de divulgação que cresceu muito para os blogs foi o e-mail, com um aumento de 60%. Esse canal é excelente para você criar newsletters ou desenvolver funis de nutrição, gerando excelentes resultados para o seu blog.

Outro fator muito interessante do estudo foi que 60% dos blogueiros entrevistados que checam os seus blogs no Analytics sentem os seus resultados serem otimizados.

Resumindo, um blogueiro perfeito em relação ao estudo precisa de:

– Mais tempo de preparação de conteúdos;
– Materiais ricos (com mais textos, fotos e vídeos);
– Publicar com menor frequência e mais riqueza de conteúdo;
– Utilizar técnicas de SEO para promover conteúdo;
– Utilizam e-mail para nutrir audiência;
– Mensurar os seus resultados com Analytics.

Esses são alguns pontos interessantes da pesquisa, levantados pelo Fabio, que você pode implementar em suas próximas publicações no blog.

Se você deseja realizar uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso, acompanhe nosso blog e canal no Youtube para receber outras sacadas como essas.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>