Olá pessoal da Agência Mestre! Como vão?

Já discutimos muito aqui no Agência Mestre sobre o quão importante é otimizar o seu site para os mecanismos de busca, discutimos como otimizar o site com seo, trabalhando com Título, Meta Tags, Linkagem interna, Link Building, ou até mesmo métodos para conseguir obter links por meio de marketing viral ou similares.

O maior problema é que existem muitos fatores que devemos observar para conseguir otimizar o nosso site/blog/portal e, talvez por isso, muitas pessoas e até profissionais de SEO deixam de lado a análise dos resultados obtidos com a otimização.

O SEO não é uma tarefa única. Não adianta eu fazer uma listagem de problemas que o seu site possui, resolvê-los e falar: “SEU SITE ESTÁ OTIMIZADO!”. Isto é apenas o começo do processo de SEO.

Como re-otimizar o conteúdo do meu blog, site ou portal?

Aí está a chave do sucesso. Saber como re-otimizar o conteúdo, ou melhor, como acompanhar a evolução do seu desempenho é um dos fatores mais importantes do SEO.

Em um post anterior, fizemos uma abordagem sobre o Google Analytics e mostramos como cadastrar o seu site lá. De posse do acesso ao sistema, logue e terá a página inicial, com um menu lateral. Neste menu, clique em Content.

Google Analytics Menu

Uma série de opções irá abrir. Como queremos otimizar as principais páginas de tráfego, clique em Top Landing Pages.

Nesta página, você tem a relação das suas páginas organizadas pelo número de entradas, ou seja, quantos usuários entraram no seu site por aquela página. Este é um fator muito importante, visto que é uma medida de quão importante a sua página é para a web. Por este dado, você pode medir se ela tem uma relevância boa ou se os termos principais da página possuem uma grande busca na web.

Para saber como reforçar a sua página, repare que ela possui um link. Clicando nele, você é levado a uma página com algumas opções:

Landing Page Optimization

Repare no item do meio, que fala de “Landing Page Optimization“. Vamos clicar em “Keywords“.

Agora você tem a listagem das keywords(ou palavras-chave) que está página recebe de entrada. Com estas palavras você pode ir no Google(ou em outro buscador) e digitar exatamente a keyword para saber em qual posição esta página se encontra.

No próximo artigo veremos o que fazer com as principais keywords de entrada de sua página para otimizar o seu site com seo e conseguir mais visitas.

Espero que tenham gostado desta dica de SEO e até a próxima.