Marketing Digital

Como usar o ChatGPT em estratégias de Inbound Marketing

Por Raquel Pereira

Explore como o ChatGPT pode ser seu assistente de criação de conteúdo para impulsionar sua estratégia de Inbound Marketing!

Raquel Pereira

Existe um conjunto de estratégias focadas em atrair a atenção dos usuários na internet, com conteúdos e técnicas de atração que o conquistam e o ajudam antes de tentar vender. No marketing digital, nós chamamos essa estratégia de Inbound Marketing.

A cada ano que passa, mais e mais negócios estão descobrindo a eficácia do funil de vendas, da jornada de compra, da criação de persona e as demais estratégias que compõem o Inbound Marketing.

No entanto, poucas empresas sabem como potencializá-lo por meio da grande novidade do meio digital: a Inteligência Artificial.

O Inbound Marketing requer muita produção de conteúdo e técnicas de nutrição, por isso, você vai aprender neste artigo como o ChatGPT pode ser a ferramenta ideal para impulsionar seus resultados. Confira:

  • O que é o Inbound Marketing?;
  • O que é o ChatGPT?;
  • Como o ChatGPT pode ser útil na estratégia de Inbound Marketing?;
  • Benefícios do ChatGPT para o Inbound Marketing;
  • Impulsionando sua estratégia de Inbound Marketing com a IA;
  • ChatGPT na Nutrição de Leads;
  • ChatGPT na Personalização;
  • Integrando o ChatGPT na sua estratégia para gerar vendas!

O que é o Inbound Marketing?

Como dito na introdução, o Inbound Marketing é um conjunto de técnicas de marketing digital focadas em atrair os usuários na internet por meio de uma oferta de valor.

Essa “oferta de valor” não necessariamente se trata de um produto; este é o grande diferencial do Inbound Marketing. Para atrair a atenção dos usuários no meio digital, as empresas que atuam com esta estratégia buscam oferecer conteúdos de valor, que ajudem a solucionar ou identificar uma dor da persona.

O que é o Inbound Marketing?

A persona é a personificação do consumidor ideal do seu negócio e, ao conhecer suas limitações, dores, desejos e necessidades, as marcas podem produzir materiais ricos e conteúdos que oferecem uma solução desses problemas, atraindo a atenção dos consumidores para o seu conteúdo, antes de tentar vender.

Leia também: 8 Iscas Digitais Que Você Pode Usar Para Gerar Mais Leads

Por que investir em uma estratégia de Inbound Marketing?

Cada vez mais, os consumidores “reclamam” da quantidade de anúncios que recebem diariamente – seja navegando nos sites da Web ou nas Redes Sociais.

Por isso, buscar outras formas de atrair a atenção dos consumidores, sem tentar vender para eles imediatamente, pode ser uma alternativa vantajosa para os negócios.

Isso não significa que as estratégias de Tráfego Pago estejam “fracassando”, mas sim que há espaço para conquistar os consumidores em mais frentes.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é o chatbot conversacional alimentado por inteligência artificial da OpenAI. Basicamente, trata-se de uma das ferramentas de IA mais utilizadas atualmente.

O que é o ChatGPT?

Como o próprio nome sugere, o ChatGPT possui uma interface conversacional de “chatbot”, na qual o usuário faz uma pergunta para a ferramenta e recebe uma resposta humanizada, podendo “conversar” com ela por horas para construir uma linha de raciocínio completa.

Como o ChatGPT pode ser útil na estratégia de Inbound Marketing?

Por ser uma ferramenta conversacional, com capacidade de processamento e tempo de resposta absurdamente rápido (atualmente), o ChatGPT se tornou um grande “assistente” dos profissionais de marketing digital para “agilizar” diversas ações do dia a dia.

Desde a produção de conteúdo, até tarefas realmente complexas, os profissionais estão explorando os limites dessa ferramenta e até criando seus próprios chatbots personalizados.

Para os profissionais que atuam com estratégias de Inbound Marketing, o ChatGPT é uma das ferramentas mais completas para impulsionar os resultados e acelerar a produtividade.

Leia também: RD Station: CRM e Inbound Marketing em Uma só Ferramenta

Benefícios do ChatGPT para o Inbound Marketing

Os principais benefícios de incluir o ChatGPT na sua estratégia de Inbound Marketing é, certamente, a facilidade de operar com a ferramenta e utilizá-la no dia a dia para impulsionar a produção de conteúdos.

Com a sua interface de “chatbot”, os usuários podem apenas “pedir” que a ferramenta faça certas atividades para otimizar seu tempo. No entanto, é preciso saber como pedir, mas falaremos sobre isso mais adiante.

Outros benefícios do ChatGPT na estratégia de Inbound Marketing são:

  • Otimizando a Criação de Conteúdo: o ChatGPT pode acelerar significativamente o processo de criação de conteúdo, gerando ideias, esboços e até textos completos em questão de minutos;
  • Personalização e segmentação: com dados e insights sobre o seu público-alvo, o ChatGPT pode ajudar a criar conteúdo altamente personalizado e segmentado para diferentes grupos de clientes;
  • Otimização de SEO: além disso, o chatbot pode otimizar conteúdos para SEO, sugerindo palavras-chave relevantes e estruturando textos de forma a melhorar o ranqueamento em motores de busca.

Impulsionando sua estratégia de Inbound Marketing com a IA

Com seus recursos exclusivos, a IA pode otimizar praticamente toda a sua estratégia de Inbound Marketing. Além de otimizações de SEO, o ChatGPT pode ser utilizado em estratégias de tráfego pago também, impulsionando todas as frentes da sua estratégia digital.

Mas, neste artigo, vamos focar nas estratégias de Inbound Marketing que podem ser impulsionadas com IA, como:

Criação da Persona

Como já sabemos, para uma estratégia de Marketing Digital assertiva, o primeiro passo é saber com quem a sua marca se comunica. Quem é o seu cliente ideal? Do que ele gosta? Quais são seus hobbies?

Todas essas informações podem ser mapeadas pelo ChatGPT. Utilizando a ferramenta, você pode traçar o perfil do seu cliente ideal com base em dados dos seus clientes reais.

Utilizando o GPT-4 Analysis, você pode compilar uma série de dados dos seus clientes (dados demográficos, páginas mais visitadas do seu site, interesses, etc), e solicitar que a ferramenta encontre os padrões para detalhar a persona.

Essa é uma alternativa para aqueles que utilizam o ChatGPT Plus e querem um resultado mais assertivo. No entanto, também é possível definir a persona do seu negócio utilizando a versão gratuita.

ChatGPT na Criação da Persona(Captura de Tela 1: Utilizando o comando de criação de persona no ChatGPT)

Detalhe alguns dados do seu público-alvo, como idade, profissão, e identificação de gênero, por exemplo, e explique alguns detalhes do seu conteúdo para que a ferramenta tenha embasamento sobre o seu negócio e, em seguida, peça que ela trace uma persona.

Prompt: “Considerando que meu público-alvo é composto de [gênero], entre [idade], que atuam como [cargo], trace o perfil de uma persona que tem [dor] e para a qual eu possa ofertar meu [produto/serviço] de [detalhes do produto ou serviço], por favor.” (lembre-se de ser gentil com o ChatGPT)

Construção do Funil de Vendas e da Jornada de Compras

Outros pontos cruciais para a sua estratégia de Marketing Digital são o funil de vendas e a jornada do consumidor.

Conhecer esses dois fatores é essencial para orientar sua criação de conteúdo e levar seus leads do ponto A ao ponto B. Você pode utilizar o ChatGPT para te ajudar na criação dessas duas ferramentas e, ainda, orientar sua produção de conteúdos com base nas etapas do funil de vendas. Tente utilizar o seguinte prompt:

Prompt: “Uma das dores da minha persona é [dor] e eu preciso construir uma sequência de conteúdos para que ela possa reconhecer minha marca como autoridade no assunto [assunto]. Pensando na estratégia do funil de vendas, me dê [X] opções de conteúdo para cada etapa da jornada de compras dessa persona.”

ChatGPT na Construção do Funil de Vendas e da Jornada de Compras(Captura de Tela 2: Utilizando o comando de criação de conteúdo segmentado por etapa do funil no ChatGPT)

Desenvolvimento de Ideias para Materiais Ricos

Esse prompt também funciona perfeitamente para ter ideias de conteúdo para materiais ricos. A melhor parte é que os materiais ricos não precisam ser otimizados para SEO, visto que eles não fazem parte de um conteúdo que será rankeado pelo Google e demais buscadores, então a ferramenta pode ser utilizada para escrever esses conteúdos na íntegra.

Mas, lembre-se de que nem sempre o ChatGPT oferece respostas 100% precisas ou com um conteúdo otimizado para uma boa experiência de leitura, por isso, tenha sempre um editor responsável por revisar e otimizar o conteúdo fornecido.

Leia também: Criadores de Conteúdo Estão Preocupados com os Novos Recursos de IA

ChatGPT na Nutrição de Leads

Além das ações comentadas anteriormente, o ChatGPT ainda pode ser utilizado para ações mais específicas da estratégia de Inbound Marketing, como a nutrição de leads por e-mail.

Com essa ferramenta, os profissionais de marketing podem planejar sequências de e-mail para garantir uma comunicação eficaz e contínua com os leads. Além disso, é possível criar o conteúdo dos e-mails que serão enviados e ainda criar listas de segmentação para serem utilizadas no seu gerenciador de leads.

Prompt: “Desenvolva uma sequência de [quantidade] e-mails para nutrição de leads interessados em [incluir seu assunto de interesse]. A sequência de e-mails deve seguir as etapas da jornada do consumidor, focando em [incluir a dor].”

ChatGPT na Nutrição de Leads(Captura de Tela 3: Utilizando o comando de nutrição de leads no ChatGPT)

Depois disso, você pode solicitar que a ferramenta escreva o conteúdo dos e-mails que achar mais interessantes ou pedir que ela ajuste algum ponto que não se adequou bem ao seu negócio.

Além disso, o chatbot também pode ser utilizado para criar conteúdos variados para automação de marketing, desde e-mails até posts em redes sociais, mantendo uma comunicação consistente e automatizada.

ChatGPT na Segmentação e Personalização

Como dito anteriormente, o ChatGPT pode identificar padrões de comportamento e interações dos seus leads e definir segmentações personalizadas. Além disso, a ferramenta pode te ajudar a personalizar landing pages e mensagens automáticas para os seus clientes, por exemplo:

Prompt: “Proponha elementos de conteúdo para uma landing page direcionada a [persona], interessados em [assunto da sua página]. Além disso, desenvolva um headline para uma landing page que seja atrativa e ative o gatilho mental da [inclua o gatilho desejado]. Por favor.”

ChatGPT na Segmentação e Personalização(Captura de Tela 4: Utilizando o comando de personalização de LP no ChatGPT)

Integrando o ChatGPT na sua estratégia para gerar vendas!

Atualmente, todos os setores da indústria estão mudando. O uso da IA em diferentes segmentos está abrindo novas oportunidades para as empresas alcançarem resultados, impulsionarem sua criação, otimizar processos e personalizar seu conteúdo.

Nesse cenário, os mais preparados saíram na frente! Descubra como a Agência Mestre pode te ajudar a criar uma estratégia de Inbound Marketing personalizada, com elementos de IA que vão resultar em melhorias significativas para o seu negócio.

Conheça o Inbound Mestre e comece a gerar mais resultados!

LEIA MAIS

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

RD Summit 2023: O Maior Evento de Marketing da América Latina

RD Summit em São Paulo? Isso mesmo, o evento agora está de “casa” nova e aqui está tudo o que você precisa saber para participar.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?