Ferramentas

OpenAI lança os GPTs para Usuários Criarem seus Próprios Chatbots

Por Raquel Pereira

Comece a criar seus próprios “ChatGPTs” com a nova funcionalidade de personalização da OpenAI.

Raquel Pereira

Imagine um “ChatGPT” feito exclusivamente para você, com todas as informações e personalizações que você gostaria que ele soubesse logo que você inicia uma conversa.

Essa realidade já é possível, com o lançamento oficial dos “GPTs” da OpenAI, uma novidade que promete mudar completamente a forma como interagimos com a IA. Confira os detalhes:

OpenAI Acaba de Lançar os GPTs

Em 6 de novembro de 2023, a OpenAI anunciou oficialmente o lançamento de uma nova forma personalizada de utilizar o ChatGPT, seu principal produto de inteligência artificial disponível no mercado.

“Agora você pode criar versões personalizadas do ChatGPT que combinam instruções, conhecimento extra e qualquer combinação de habilidades.”

Conforme publicado pela startup, os GPTs são uma nova maneira de qualquer pessoa desenvolver e personalizar o seu próprio chatbot no ChatGPT, que podem ser utilizados para finalidades específicas, como “marketing”, “finanças”, “confeitaria”, etc.

(Captura de Tela: Blog da OpenAI | Reprodução)

O objetivo da OpenAI é oferecer aos usuários do ChatGPT a possibilidade de trabalhar com uma ferramenta personalizada, que atende às suas necessidades específicas no trabalho, dia a dia, na escola, etc.

Segundo a startup, trata-se de uma maneira de tornar o ChatGPT mais útil para a execução de tarefas complexas de determinadas áreas, concentrando seus conhecimentos em determinadas áreas de atuação que possam ser valiosas para o seu trabalho.

O que são os GPTs da OpenAI?

Diferentemente das terminologias GPT-4 ou GPT-3.5, os “GPTs” não se referem apenas à tecnologia aplicada pela OpenAI para criação dos chatbots; nesse sentido, os GPTs são os chatbots personalizados desenvolvidos pelos usuários para suas finalidades específicas.

Por exemplo, um profissional de marketing pode criar um “GPT Marketing” dentro do seu usuário do ChatGPT, dessa forma, ele terá um “operador” de marketing sempre pronto para resolver suas questões da área, com base nos conhecimentos pré-estabelecidos.

Como criar e utilizar um GPT da OpenAI?

O propósito da ferramenta é que os GPTs sejam acessíveis aos usuários com todos os níveis de conhecimento, por isso, a personalização dos GPTs não depende de códigos ou programação em nenhum nível.

A criação de um novo GPT pode ser feita “tão facilmente quanto uma conversa”, segundo a startup. Para começar, o usuário precisa estar logado em uma conta ChatGPT Plus ou Enterprise e selecionar a opção “Explore”:

(Captura de Tela | Explore > My GPTs)

Em “My GPTs”, o usuário pode criar o seu novo chatbot clicando na opção “Create a GPT”. Uma nova aba será aberta, onde você poderá criar um novo chatbot conversando com o ChatGPT ou configurando-o manualmente:

(Captura de Tela | Criando um GPT no ChatGPT)

Quem pode utilizar os GPTs da OpenAI?

Por enquanto, a personalização dos GPTs está disponível apenas para usuários das versões Plus e Enterprise do ChatGPT, mas a OpenAI informa que pretende expandir para os demais usuários em breve.

Por que a OpenAI está investindo na criação de chatbots personalizados?

Conforme compartilhado pela startup, há muito tempo os usuários pedem por formas de personalizar o ChatGPT para torná-lo mais assertivo em suas respectivas áreas de atuação; profissionais de marketing, educadores, empreendedores, profissionais da saúde, etc. Todos querem um chatbot que não conte apenas com informações da internet, mas com suas expertises e singularidades também.

“Acreditamos que os GPTs mais incríveis virão de construtores da comunidade. Seja você um educador, um coach ou apenas alguém que adora criar ferramentas úteis, você não precisa saber de programação para criar uma e compartilhar seus conhecimentos.”

Além disso, com a personalização do seu próprio chatbot, todos os prompts e comandos específicos que você ou sua empresa utilizam podem ser “armazenados” para ser acionados como iniciadores de conversa com o ChatGPT de forma rápida, sem necessidade que você busque em uma lista de prompts aquele que deseja.

GPT Store deve ser lançada em breve pela OpenAI

Além da mobilização dos usuários para criação de seus próprios GPTs personalizados, a OpenAI reforça que os chatbots podem ser disponibilizados para o público e acrescenta que alguns de seus parceiros e construtores verificados estão desenvolvendo modelos que serão disponibilizados ainda este mês na “GPT Store”.

“Uma vez na loja, os GPTs tornam-se pesquisáveis ​​e podem subir nas tabelas de classificação. Também destacaremos os GPTs mais úteis e agradáveis ​​que encontramos em categorias como produtividade, educação e “apenas por diversão”.”

Isso significa que todos os meus GPTs serão públicos?

Não! A OpenAI recomenda que desenvolvedores e usuários curiosos criem seus próprios GPTs e compartilhem publicamente para inspirar a comunidade. Além disso, está desenvolvendo seus próprios GPTs “pré-personalizados” para auxiliar aqueles que não têm tanta certeza ainda do que estão buscando.

No entanto, todas as informações pessoais compartilhadas nesses chatbots – bem como a visibilidade deles para o público – não serão disponibilizadas para construtores ou outros usuários.

Tenha um GPT próprio para auxiliar sua estratégia de Marketing Digital

A utilização da inteligência artificial no meio digital já não é mais uma novidade. Diversas pesquisas mostram que os profissionais de todas as áreas, mas principalmente de marketing digital, já aderiram ao uso de IA e pretendem expandi-lo nos próximos anos.

O que nos leva novamente ao debate: a IA pode substituir a operação humana no trabalho de marketing digital? E, conforme compartilhado no relatório IA Insights, do LinkedIn, a resposta é que não; mas, os profissionais com IA poderão substituir aqueles sem IA.

Utilizar a inteligência artificial SOMADA à sua é a chave para conseguir entregar mais resultados, em menos tempo e com mais qualidade. Descubra como você pode se tornar um profissional mais completo com o ChatGPT!

Clique aqui e conheça o Mestres do ChatGPT, nosso curso exclusivo para quem quer avançar no mercado de trabalho com o apoio da IA.

LEIA MAIS

O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

Neste artigo você vai descobrir o que todo profissional de mídia precisa entender sobre machine learnig e inteligência artificial!

Google Trends: Descubra Tendências de Busca

Saiba o que é e como utilizar o Google Trends, uma ferramenta que irá ajudar você a descobrir novas palavras-chave a serem exploradas. Confira!

Táticas Avançadas de SEO e Links Patrocinados com o SEM Rush

Depois de anunciar a abertura do SEM Rush no Brasil, confira neste artigo alguns táticas avançadas do uso do SEM Rush para apoiar a sua estratégia de SEO e Links Patrocinados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?