Redes Sociais

Pesquisa Mostra as Redes Sociais Ideais para Aumentar o Engajamento com a Marca em 2024

Por Raquel Pereira

Explore as principais redes sociais para engajamento da sua marca em 2024, incluindo YouTube, Facebook, Instagram e TikTok.

Raquel Pereira

Captar a atenção dos usuários e desenvolver conteúdos relevantes para a audiência são desafios que, constantemente, precisam ter sua “rota de solução” recalculada pelas empresas.

Isso porque o comportamento do usuário está sempre mudando; o que era interessante em 2014, no lançamento do Instagram, mudou drasticamente em 9 anos, quando tivemos o lançamento do Threads.

O que significa que, com a evolução constante do comportamento dos usuários, novas plataformas surgem, com novos formatos de conteúdo e novas experiências. Nesse artigo, vamos explorar as tendências emergentes que estão sendo estabelecidas nessas redes sociais, com base na pesquisa recente da Attest.

Confira neste artigo:

  • Sobre o Estudo;
  • Ascensão do YouTube na Interação com as Marcas;
  • Liderança da Meta: Estagnação de um lado e Crescimento do Outro;
  • TikTok e o Crescimento dos “Vídeos Rápidos”;
  • E o Twitter? Ou X?;
  • O que esses insights representam para sua estratégia de Redes Sociais em 2024?

Sobre o Estudo

Em novembro de 2023, a Attest finalizou a mais recente edição da sua pesquisa sobre o comportamento do consumidor nas redes sociais. Com o objetivo de entender quais redes sociais atraem mais as interações dos usuários e elevam o engajamento das marcas, foram realizadas entrevistas com mais de 2.000 consumidores americanos.

Estudo da Attest sobre Interações dos Usuários de Redes Sociais com as Marcas

Dessa forma, a Attest conseguiu entender como os usuários interagem com as marcas nas redes sociais e identificar as tendências do setor para os próximos anos. Confira as principais descobertas desse estudo:

Ascensão do YouTube na Interação com as Marcas

A principal descoberta do estudo – que pode ser surpreendente para alguns e nem tanto para outros – foi a importância do YouTube para o engajamento das marcas no meio digital em 2023.

Quando perguntado sobre “em quais plataformas de redes sociais você interage/segue as marcas que se interessa?”, mais de 60% dos usuários apontou o YouTube, tornando-a em uma das redes sociais que teve o crescimento mais significativo na interação entre os consumidores e as marcas:

Plataformas de Redes Sociais Utilizadas para Interagir com as Marcas

Os resultados da plataforma de vídeos em 2023 mostram um salto notável em relação a 2021, por exemplo, com 13.4 pontos percentuais de diferença. Dessa forma, o YouTube se torna uma plataforma de mídia social tão relevante quanto o Facebook para interação com o usuário.

A Importância do Conteúdo em Vídeo em 2024

E, certamente, parte desse crescimento pode ser associado à crescente popularidade do conteúdo em vídeo entre os consumidores de todas as idades. Por se tratar de um conteúdo de fácil consumo e extremamente envolvente, os usuários tendem a optar por esse tipo de mídia em comparação com conteúdo escrito, por exemplo.

Outra pesquisa realizada pela Advertiser Perceptions mostra que o vídeo é o formato de mídia mais eficiente para atingir metas, segundo os profissionais de marketing, o que torna esse um formato de conteúdo ainda mais relevante para as marcas.

Leia também: O Conteúdo em Vídeo Está Presente em Toda a Jornada do Consumidor? 

No entanto, com a ascensão de outras plataformas, como o TikTok, muitos “esquecem” que o YouTube é o segundo maior buscador do mundo – perdendo apenas para o próprio Google. 

A plataforma conta com uma vasta biblioteca de conteúdo de alcance global, o que a coloca à frente de muitos canais. Por isso, as marcas que utilizam o YouTube para compartilhar conteúdo relevante e atraente já estão em uma posição privilegiada para capturar a atenção do público.

Descubra como começar o seu canal no YouTube e comece a criar conteúdos que atraiam a atenção da sua audiência! Confira nosso artigo completo.

Liderança da Meta: Estagnação de um lado e Crescimento do Outro

O estudo também mostra que, apesar da vasta base de usuários, o Facebook mostra sinais de estagnação – enquanto o Instagram apresenta crescimento no engajamento entre usuário e marca.

Liderança da Meta: Estagnação de um lado e Crescimento do Outro

Entre 2022 e 2023, o Facebook manteve o percentual de 61,5% de usuários interagindo com as marcas. Apesar de parecer um resultado “preocupante”, o canal permanece como o mais relevante para elevar o engajamento.

No entanto, é preciso que as marcas comecem a reavaliar suas estratégias de conteúdo, pensando em novas técnicas de engajamento que conversem melhor com a persona do canal.

Ascensão do Reels e Mudanças no Algoritmo

Por outro lado, o Instagram continua se mostrando uma plataforma de engajamento interessante para as marcas, saindo de 35% em 2022 para 42.9% no último ano – quase 8 pontos percentuais de avanço.

Essa mudança no comportamento também pode ser explicada pelo impacto do conteúdo em vídeo, visto que – em 2023 – o Reels foi um dos formatos de conteúdo mais consumidos no Instagram.

Além disso, 2023 foi um ano de muita (re)estruturação no Instagram. Com a “ameaça” do TikTok, o canal precisou buscar novas formas de incentivar criadores de conteúdo e elevar o engajamento, algo que refletiu até na forma como os algoritmos da rede social operam.

Confira nosso artigo completo: Explicando o Algoritmo: Como o Instagram Classifica seus Conteúdos e veja como criar conteúdo envolvente em cada formato de conteúdo da rede.

TikTok e o Crescimento dos “Vídeos Curtos”

Em termos de engajamento, o estudo mostra que o TikTok foi a plataforma com o maior crescimento em 2023.

TikTok e o Crescimento dos “Vídeos Curtos”

Com um salto de quase 20%, o TikTok abre uma nova janela de oportunidade para as marcas que buscam aumentar sua presença online e levar seus conteúdos, produtos e serviços ao alcance do consumidor.

Isso porque, apesar do alto engajamento, grande parte das empresas ainda vê a rede social como uma “tendência da geração Z” ou até como uma “rede social sem conteúdo”. Por isso, aqueles que se anteciparem podem ter resultados surpreendentes em 2024.

E o Twitter? Ou X?

Certamente, nenhuma rede social passou por tantas mudanças em 2023 quanto o X (antigo Twitter). Com as novas estratégias de Elon Musk sendo colocadas em prática – quase toda semana – a rede passou por rebranding, limpeza de usuários e até “remoção” de selos de verificação.

Por conta dessas diversas mudanças, a rede social viu uma queda (não muito significativa), no engajamento com as marcas em 2023, saindo de 26.1% em 2022, para 25.1%.

Na verdade, o maior impacto da rede social foi em relação à publicidade das marcas, que optaram por migrar para o LinkedIn Ads no último ano.

O que esses insights representam para sua estratégia de Redes Sociais em 2024?

As redes sociais foram criadas para a interação; é essencial que, para ter sucesso na sua estratégia de conteúdo, o seu público interaja com a sua marca – e vice-versa.

A grande sacada para este ano não está em reformular seu conteúdo somente para alcançar mais pessoas, mas sim em entender como conversar com quem já está na sua comunidade, nos diferentes canais em que a sua marca está inserida.

O Reels do Instagram e o TikTok partem da mesma premissa, que são os vídeos, mas isso não significa que tudo que funciona em um canal vai “rodar bem” no outro, porque a comunicação com o público tem que acompanhar as mudanças comportamentais.

Entendendo que seu conteúdo não deve ser um copia e cola, mas uma criação estrategicamente pensada vai mudar o seu jogo em 2024. Descubra Como Fazer Marketing de Conteúdo para Redes Sociais conferindo nosso artigo completo.

LEIA MAIS

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?