Tráfego Pago

LinkedIn Ads: Tendências e Lacunas de 2023

Por Raquel Pereira

Construa sua estratégia para o próximo ano levando em conta as plataformas mais relevantes para o seu negócio! Confira as tendências do LinkedIn Ads.

Raquel Pereira

O ano de 2023 foi muito importante para os gestores de tráfego que possuem uma estratégia de mídia focada no LinkedIn.

Com uma diversidade de novos recursos, atualizações importantes para a plataforma de anúncios e relatórios diversificados, o LinkedIn Ads foi uma ferramenta crucial para os profissionais de marketing e para as marcas – principalmente B2B.

Confira neste artigo o que foi tendência no ano de 2023 para o LinkedIn Ads e como essa ferramenta pode integrar sua pilha de canais no próximo ano:

Publicidade B2B em 2023: O que foi mais eficiente?

Em um comparativo, realizado pelo portal Search Engine Land, observamos que o ano de 2023 foi crucial para o crescimento do LinkedIn Ads, principalmente devido à alguns gaps na estratégia de tráfego pago do Google Ads.

Publicidade B2B em 2023: O que foi mais eficiente?

Segundo a redatora e head de tráfego pago da Jordan Digital Marketing, Laura Schiele, o Google teve um ano pouco favorável no segmento B2B e isso abriu uma oportunidade para o LinkedIn Ads se tornar um dos principais canais para as estratégias digitais desse setor.

“Embora a maioria dos meus clientes ainda gaste mais no Google do que em qualquer outro lugar, a porta do orçamento B2B abriu uma fresta. Ao relembrar 2023, o LinkedIn se posicionou para obter alguns ganhos.”

Tendências do LinkedIn Ads em 2023

Segundo a análise realizada pela redatora, o LinkedIn se tornou a plataforma mais amplamente aceita entre os canais de anúncios do setor B2B, com mais empresas otimizando e personalizando sua estratégia para este canal – que difere em diversos aspectos de outras plataformas, como o Google Ads ou Meta Ads.

Ela relata que, cada vez mais, as solicitações de empresas interessadas em um estratégia para o canal são focadas em nutrição do funil de vendas, algo que evoluiu consideravelmente em relação aos últimos anos, quando a principal estratégia era a conquista de público frio e geração de leads.

“Devido ao público B2B naturalmente de alta qualidade do LinkedIn, novos anúncios ou recursos de medição são sempre bem-vindos – tendemos a testar tudo o que podemos encontrar para ver se funciona bem.”

Lançamentos do LinkedIn Ads em 2023

Com a alta adesão do setor, o LinkedIn não poupou esforços para incentivar ainda mais os gestores de tráfego B2B, o que gerou um ano de muitos lançamentos, atualizações e novos recursos.

Você pode conferir os detalhes sobre essas novidades no nosso artigo completo sobre “Novos Recursos para Anúncios no LinkedIn Ads”, mas vamos abordar aqui aqueles que foram mais relevantes para os profissionais do setor em 2023:

Leia também: Nova Pesquisa do LinkedIn Sobre Mudanças nas Estratégias de Branding

Anúncios de “Liderança Inovadora”

O LinkedIn é uma ótima plataforma para geração de prova social, principalmente com postagens geradas pelos seus colaboradores em seus perfis pessoais mostrando o crescimento do negócio, conquistas e networkings realizados durante o ano.

Por isso, a rede profissional desenvolveu os anúncios de “liderança inovadora”, que permitem que as empresas promovam postagens de seus funcionários, algo muito eficaz para organizações lideradas por fundadores e empresas com uma forte estratégia de defesa dos funcionários.

Anúncios de “Liderança Inovadora”

Essa novidade foi anunciada em junho deste ano e, desde então, essa tem se tornado uma ótima ferramenta para estratégias topo de funil e – muitas vezes – para atração de talentos também.

Biblioteca de Anúncios do LinkedIn

Em novembro deste ano, o LinkedIn também implementou um novo recurso muito aguardado pelos gestores de tráfego: a sua própria Biblioteca de Anúncios!

Biblioteca de Anúncios do LinkedIn

Assim como as ferramentas da Meta e do Google, a Biblioteca de Anúncios do LinkedIn permite que os utilizadores pesquisem por anúncios da concorrência com base em palavras-chaves.

Essa é uma ótima ferramenta para inspiração e para identificar o que pode estar funcionando melhor na estratégia da concorrência.

Novas possibilidades de segmentação

Além disso, o LinkedIn adicionou novas capacidades de agrupar listas de correspondências de empresas no início deste ano, que oferecem informações sobre quantos funcionários de uma empresa se envolveram com seu conteúdo e os divide em grupos de baixa e alta intenção.

Essencialmente, os anunciantes podem priorizar e segmentar uma lista de contas de interesse por nível de engajamento com seus conteúdos pagos, orgânicos e do site, por exemplo.

E, as novas opções de segmentação também incluem a “segmentação por interesses de serviços”, algo semelhante aos públicos-alvo no mercado e que pode ser utilizado para alcançar pessoas ativamente envolvidas em tópicos alinhados com as suas soluções de negócios.

Novas possibilidades de segmentação LinkedIn Ads

Públicos Preditivos

Por fim, de todos os lançamentos de 2023, certamente o mais relevante para os profissionais de marketing são os “Públicos Preditivos”, que utilizam a IA do LinkedIn para encontrar novos públicos com base em seus usuários mais valiosos.

Os públicos-alvo preditivos podem potencialmente preencher uma lacuna de segmentação para as empresas que têm perfis de clientes ideais diferenciados e/ou cargos específicos que não estão disponíveis para segmentação.

Essa é uma ferramenta inicial da rede, mas com potencial para concorrer diretamente com o Google Performance Max em alguns aspectos, principalmente porque:

  • o Google possui certa dificuldade em combinar e-mails comerciais; e
  • os dados comerciais do LinkedIn são muito mais ricos.

O que podemos esperar do LinkedIn Ads em 2024?

Apesar dos avanços significativos que tivemos em 2023, a redatora ainda reforça algumas oportunidades de melhoria que podemos esperar em 2024, como:

  • possibilidade de programação de anúncios em horários pré-determinados;
  • UTMs dinâmicos;
  • segmentação de “semelhante à seguidores”.

No entanto, essas são otimizações pequenas em comparação ao que já foi desenvolvido nos últimos meses. A atualização constante desses recursos pode tornar o LinkedIn Ads na principal plataforma de anúncios para o setor B2B em poucos anos, visto que a rede profissional possui dados focados mais relevantes do que o Google ou a Meta.

Construa sua estratégia de tráfego pago de 2024 pensando na jornada do consumidor B2B! Conheça nossos serviços especializados de Tráfego Pago e descubra como podemos te ajudar a elevar os resultados nas principais plataformas de anúncios.

LEIA MAIS

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Melhor Horário Para Anunciar no Google ou Facebook

Confira neste artigo como alcançar mais pessoas e descubra qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook.

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?