Tráfego Pago

Central de Transparência do Google: Conheça a Nova Biblioteca de Anúncios do Buscador

Por Raquel Pereira

Confira os detalhes sobre a nova Central de Transparência do Google e saiba como utilizá-la no seu negócio!

Raquel Pereira

O Google lançou, em março de 2023, uma nova biblioteca de anúncios chamada “Central de Transparência de Anúncios”!

A novidade, anunciada em 29 de março de 2023, é uma forma do buscador ajudar anunciantes a encontrar inspiração e informações sobre anúncios de forma rápida e fácil, seja nos formatos de Busca, YouTube ou Display. Confira os detalhes:

O Google está lançando uma nova biblioteca de anúncios

Desde 2020, o Google exige que seus anunciantes façam parte do seu programa de verificação do Google Ads, uma forma de confirmar a identidade das empresas e pessoas que utilizam seus espaços publicitários e assegurar a segurança de todos os usuários.

Além disso, recentemente o Google anunciou o lançamento da plataforma My Ads Center, uma ferramenta que ajuda os usuários a conferir as informações dos anúncios que aparecem para eles, a partir dos próprios anúncios, dando mais controle aos usuários.

Segundo o próprio buscador, esses recursos são utilizados por mais de 30 milhões de pessoas, que interagem com as ferramentas de transparência e controle dos anúncios diariamente.

Essa foi a motivação do buscador para apresentar mais uma ferramenta que auxilie as pessoas a encontrar informações sobre os anúncios:

“É por isso que, ao longo dos últimos cinco anos, investimos em melhorar as formas como você pode obter mais informações sobre os anúncios que vê e manter o controle sobre sua experiência. […] hoje, uma nova Central de Transparência de Anúncios começa a ser disponibilizada globalmente para ajudar você a ter acesso de forma rápida e fácil às informações dos anúncios nas plataformas do Google, incluindo Busca, YouTube e Display.”

O que é a Central de Transparência de Anúncios do Google?

Conforme publicado pelo buscador em seu blog oficial, a Central de Transparência do Google é um hub onde é possível pesquisar todos os anúncios de anunciantes verificados que estejam veiculados em plataformas do Google.

Ou seja, é possível encontrar anúncios da rede de pesquisa, rede de display e YouTube com uma única busca. É uma biblioteca de anúncios com o objetivo de auxiliar usuários do Google e anunciantes a encontrar mais informações sobre anúncios que encontram nos espaços publicitários do maior buscador do mundo.

Na ferramenta, é possível ter acesso a:

  • anúncios que os anunciantes exibem em plataformas Google
  • exibição de anúncios por região, com filtros para quais anúncios foram exibidos em cada região pesquisada;
  • a última data que um anúncio rodou e o seu formato.

Como Utilizar a Central de Transparência de Anúncios do Google

A Central de Transparência de Anúncios do Google pode ser acessada diretamente no browser, por meio deste link, ou por meio da Minha Central de Anúncios a partir do menu de três pontos localizados ao lado dos anúncios.

Como Utilizar a Central de Transparência de Anúncios do Google no Navegador

Na primeira opção, acessando pelo browser, a ferramenta é muito semelhante à Biblioteca de Anúncios da Meta. Você encontra uma barra de pesquisa, na qual pode inserir um termo de busca e a ferramenta exibe algumas sugestões de marcas que contêm aquele termo ou pesquisar diretamente pela marca que deseja:

A ferramenta vai exibir os anúncios mais recentes e, logo abaixo, um botão para conferir todos os anúncios:

Você ainda pode filtrar os formatos por “Gráfico”, “Texto” ou “Vídeo” e definir um horário, data e região específicos para a pesquisa:

Como Utilizar a Central de Transparência de Anúncios do Google no My Ads Center

Na segunda opção, acessando pelo My Ads Center, a ferramenta exibe um menu que inclui informações sobre o anunciante, como se ele é ou não verificado, e o usuário pode também curtir, bloquear ou reportar um anúncio, caso acredite que ele viola as políticas do Google Ads.

Agora, se o usuário quiser personalizar ainda mais a sua experiência com a publicidade, vendo mais anúncios daquela marca, ou mesmo encontrar inspirações para suas próprias campanhas, ele pode visualizar diretamente da Minha Central de Anúncios.

Fonte: Blog do Google

A Central de Transparência de Anúncios já está disponível no Brasil e pode ser muito útil para os anunciantes que buscam inspirações e informações para seus próprios anúncios, além de ser uma ótima ferramenta para monitorar as ações da concorrência.

LEIA MAIS

Melhor Horário Para Anunciar no Google ou Facebook

Confira neste artigo como alcançar mais pessoas e descubra qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook.

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?