Tráfego Pago

Central de Transparência do Google: Conheça a Nova Biblioteca de Anúncios do Buscador

Por Raquel Pereira

Confira os detalhes sobre a nova Central de Transparência do Google e saiba como utilizá-la no seu negócio!

Raquel Pereira

O Google lançou, em março de 2023, uma nova biblioteca de anúncios chamada “Central de Transparência de Anúncios”!

A novidade, anunciada em 29 de março de 2023, é uma forma do buscador ajudar anunciantes a encontrar inspiração e informações sobre anúncios de forma rápida e fácil, seja nos formatos de Busca, YouTube ou Display. Confira os detalhes:

O Google está lançando uma nova biblioteca de anúncios

Desde 2020, o Google exige que seus anunciantes façam parte do seu programa de verificação do Google Ads, uma forma de confirmar a identidade das empresas e pessoas que utilizam seus espaços publicitários e assegurar a segurança de todos os usuários.

Além disso, recentemente o Google anunciou o lançamento da plataforma My Ads Center, uma ferramenta que ajuda os usuários a conferir as informações dos anúncios que aparecem para eles, a partir dos próprios anúncios, dando mais controle aos usuários.

Segundo o próprio buscador, esses recursos são utilizados por mais de 30 milhões de pessoas, que interagem com as ferramentas de transparência e controle dos anúncios diariamente.

Essa foi a motivação do buscador para apresentar mais uma ferramenta que auxilie as pessoas a encontrar informações sobre os anúncios:

“É por isso que, ao longo dos últimos cinco anos, investimos em melhorar as formas como você pode obter mais informações sobre os anúncios que vê e manter o controle sobre sua experiência. […] hoje, uma nova Central de Transparência de Anúncios começa a ser disponibilizada globalmente para ajudar você a ter acesso de forma rápida e fácil às informações dos anúncios nas plataformas do Google, incluindo Busca, YouTube e Display.”

O que é a Central de Transparência de Anúncios do Google?

Conforme publicado pelo buscador em seu blog oficial, a Central de Transparência do Google é um hub onde é possível pesquisar todos os anúncios de anunciantes verificados que estejam veiculados em plataformas do Google.

Ou seja, é possível encontrar anúncios da rede de pesquisa, rede de display e YouTube com uma única busca. É uma biblioteca de anúncios com o objetivo de auxiliar usuários do Google e anunciantes a encontrar mais informações sobre anúncios que encontram nos espaços publicitários do maior buscador do mundo.

Na ferramenta, é possível ter acesso a:

  • anúncios que os anunciantes exibem em plataformas Google
  • exibição de anúncios por região, com filtros para quais anúncios foram exibidos em cada região pesquisada;
  • a última data que um anúncio rodou e o seu formato.

Como Utilizar a Central de Transparência de Anúncios do Google

A Central de Transparência de Anúncios do Google pode ser acessada diretamente no browser, por meio deste link, ou por meio da Minha Central de Anúncios a partir do menu de três pontos localizados ao lado dos anúncios.

Como Utilizar a Central de Transparência de Anúncios do Google no Navegador

Na primeira opção, acessando pelo browser, a ferramenta é muito semelhante à Biblioteca de Anúncios da Meta. Você encontra uma barra de pesquisa, na qual pode inserir um termo de busca e a ferramenta exibe algumas sugestões de marcas que contêm aquele termo ou pesquisar diretamente pela marca que deseja:

A ferramenta vai exibir os anúncios mais recentes e, logo abaixo, um botão para conferir todos os anúncios:

Você ainda pode filtrar os formatos por “Gráfico”, “Texto” ou “Vídeo” e definir um horário, data e região específicos para a pesquisa:

Como Utilizar a Central de Transparência de Anúncios do Google no My Ads Center

Na segunda opção, acessando pelo My Ads Center, a ferramenta exibe um menu que inclui informações sobre o anunciante, como se ele é ou não verificado, e o usuário pode também curtir, bloquear ou reportar um anúncio, caso acredite que ele viola as políticas do Google Ads.

Agora, se o usuário quiser personalizar ainda mais a sua experiência com a publicidade, vendo mais anúncios daquela marca, ou mesmo encontrar inspirações para suas próprias campanhas, ele pode visualizar diretamente da Minha Central de Anúncios.

Fonte: Blog do Google

A Central de Transparência de Anúncios já está disponível no Brasil e pode ser muito útil para os anunciantes que buscam inspirações e informações para seus próprios anúncios, além de ser uma ótima ferramenta para monitorar as ações da concorrência.

LEIA MAIS

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?