Tráfego Pago

Selo de Verificação em Anúncios do Google Ads

Por Raquel Pereira

O Google começou a testar o selo de verificação para anunciantes que foram autenticados pelo programa de verificação do buscador.

Raquel Pereira

O Google começou a testar um novo selo de verificação para anúncios de pesquisa de contas reconhecidas pelo Google Ads.

Confira um tweet do nosso CEO, Fabio Ricotta, que mostra o primeiro teste da novidade:

O selo é muito parecido com aqueles utilizados para verificação de perfis em redes sociais e faz parte do programa de verificação de anúncios do Google, lançado em 2020.

O Programa de Verificação de Anúncios do Google Ads

Em 2020, o Google começou a exigir a verificação da identidade das marcas, empresas e pessoas que desejassem criar suas contas no Google Ads para utilizar os recursos de anúncios do maior buscador do mundo.

O objetivo da iniciativa era aumentar a transparência da bigtech e tornar os anúncios mais confiáveis para os usuários. A verificação de identidade para utilizar o gerenciador de anúncios começou em 2018, apenas para veiculação de anúncios de figuras políticas.

Com o sucesso dessa estratégia num grupo controlado, o Google anunciou a expansão do programa de verificação em abril de 2020:

“E agora, para fornecer maior transparência e fornecer aos usuários mais informações sobre quem está anunciando para eles, estamos estendendo a verificação de identidade a todos os anunciantes em nossas plataformas.”


Fonte: Ajuda do Google Ads

Desde então, os anunciantes que desejam comprar anúncios no buscador precisam concluir o programa de verificação, apresentando um documento de identificação pessoal, documentos de constituição de empresas ou outras informações que comprovem quem são e o país em que operam.

Segundo o buscador, essa medida ajuda a controlar a segurança do espaço publicitário do Google e passa maior confiança aos usuários em todo o mundo.

Os primeiros testes do selo de verificação em anúncios

A primeira imagem do selo de verificação do Google Ads foi compartilhada por um usuário no Twitter chamado Khushal Bherwani (@b4k_khushal). Na rede social, ele compartilha duas capturas de tela que mostram o selo e as informações sobre a empresa no My Ads Center:


Fonte: Twitter

Por enquanto, o usuário parece ser uma das poucas pessoas que conseguiu visualizar o selo, o que pode significar que o Google ainda não está totalmente pronto para anunciá-lo. Mas, podemos esperar que o buscador dê um pronunciamento em breve sobre a utilização (ou não) do selo de verificação para anunciantes.

O selo de verificação do Google Ads vai ser pago?

As redes sociais estão em uma onda de verificação paga de perfis de usuários influentes e marca, começando com o Twitter Blue e chegando agora ao Meta Verified. No entanto, o Google já possui o programa de verificação há anos com o intuito de confirmar a existência das empresas que compram seus espaços publicitários.

Como nenhum anúncio foi feito por parte do buscador, podemos apenas especular quais serão as intenções do Google com esse selo de verificação. Por enquanto, observando pela perspectiva do consumidor, podemos dizer apenas que esse é um modo de confirmar a confiabilidade daquela marca que está anunciando e, dessa forma, tornar o anúncio mais atrativo para clique.

O selo azul, quando lançado, poderá ajudar os anunciantes a conquistarem ainda mais visibilidade entre os resultados de pesquisa patrocinados.

Selo de Verificação no Google Shopping

O selo de verificação do Google não está aparecendo pela primeira vez. Em março de 2022, o Google começou a exibir um selo de e-commerce verificado em listagens gratuitas do Google Shopping.

O selo foi chamado de “Google Trusted Store” e, até o momento, era exibido apenas em produtos no Google Shopping que não estavam sendo anunciados, ou seja, orgânicos.

Confira todos os detalhes sobre o Google Trusted Store clicando aqui!

LEIA MAIS

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Google Ads: 16 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Acesse o artigo e saiba as principais dicas para campanhas no Google Ads, uma ferramenta poderosa para conquistar leads e conversões.

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?