UTM: O Que é e Como Usar os Parâmetros em Sua Estratégia de Marketing

Por Rafaela Thimoteo

Marketing Digital

UTM: O Que é e Como Usar os Parâmetros em Sua Estratégia de Marketing

Entenda o que é uma UTM, quais são os seus principais parâmetros e por que é tão importante para mensurar resultados de campanhas.

Rafaela Thimoteo

Mensurar os dados é imprescindível para saber se uma campanha de marketing digital realmente trouxe bons resultados ou não. É necessário rastrear diversas ações para ter certeza de que o usuário fez a conversão após passar pelo anúncio ou outro tipo de material utilizado. A UTM (link rastreável) é a chave para conseguir essa informação.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo, pois neste artigo você aprenderá:

  • o que é UTM no marketing?
  • quais são os parâmetros de UTM?
  • como e onde utilizar UTM?

O que é UTM no marketing?

Quais são os parâmetros de UTM
Como saber se um e-book que você criou como isca para capturar mais leads realmente gerou conversões? Uma das formas de descobrir é rastreando a sua URL (Uniform Resource Locator, ou seja, o endereço virtual), pois dessa forma é possível saber quando o usuário entrou em contato com o seu material e link específico.

Uma URL rastreável através da UTM (Urchin Tracking Module ou Módulo de Rastreamento Urchin), contém alguns parâmetros que ajudam a entender exatamente quando o lead passou pelo link, por quais canais, entre outros detalhes que auxiliam o Google Analytics e outras ferramentas a coletar os dados essenciais das campanhas.

Assim, monitorar o tráfego de cada link torna-se mais fácil e eficiente, pois é possível realizar uma análise completa dos canais utilizados nas campanhas de marketing e definir exatamente qual foi a origem do tráfego e qual ação de divulgação do link está performando melhor.

Isso significa que além da otimização da URL, é preciso criar UTMs para saber se a sua campanha está performando bem. No exemplo que citamos do e-book, a UTM facilitaria entender:

  • por qual canal a pessoa entrou em contato com o material (e-mail, Facebook, etc);
  • qual a copy de anúncio em banner gerou o clique do usuário;
  • se é mídia paga ou orgânica;
  • entre outras informações.

Veja um exemplo de UTM:

“https://www.agenciamestre.com/cases-mestre/atlantica-hotels/?utm_medium=social&utm_campaign=case-atlantica-hotels&utm_source=instagram”

Essa UTM tem como objetivo mensurar quantas pessoas acessaram a página do Case de Sucesso de Atlantica Hotels a partir do Instagram da Agência Mestre. Dessa maneira, é possível analisar a efetividade dos conteúdos orgânicos para a divulgação desses materiais também.

Quais são os parâmetros de UTM?

Os parâmetros rastreáveis de uma UTM permitem identificar os conteúdos mais efetivos em cada canal do seu negócio. Entre eles estão:

Campaign

O utm_campaign é o item principal do link rastreável e agrupa diferentes fontes, meios e conteúdos. As campanhas podem ser de materiais ricos, promoção de produtos, uma ação de Black Friday, por exemplo, e muito mais.

Exemplo:
utm_campaign=ebook-como-fazer-sua-empresa-vender-mais

Source

O utm_source determina a fonte de origem do tráfego, ou seja, qual o canal de onde veio o usuário. Geralmente, a conversão vem de alguma rede social, website ou diretório onde o link foi usado. Por exemplo, Google, Facebook, Instagram, Twitter, E-mail, entre outros.

Exemplo:
utm_source=facebook

Medium

O utm_medium identifica a origem do tráfego. Com esse parâmetro, conseguimos saber, por exemplo, se alguém chegou até o seu site através de tráfego orgânico, campanha de e-mail, link de referência, mídia paga (também conhecido como “cpc”) e por aí vai.

Exemplo:
utm_medium=cpc

Content

O utm_content é uma parte da UTM que ajuda muito a determinar qual é o conteúdo relacionado ao link, principalmente quando são feitos conteúdos semelhantes para públicos diferentes, testes A/B ou anúncios com diferentes formatos.

Em anúncios, os parâmetros citados anteriormente podem ser totalmente iguais – campaign, source e medium – mas o content é o que diferencia o formato utilizado, por exemplo, se é um banner, um vídeo ou outro tipo de material.

Exemplo:
utm_content=lpseoadstopo+ebookfazersuaempresavendermais

Term

O utm_term geralmente é usado para diferenciar palavras-chave em anúncios pagos de pesquisa. Assim como o content, é muito importante utilizar diferentes utm_term, pois ajudam a diferenciar com qual termo o anúncio foi exibido e converteu o lead.

Exemplo:
utm_content=palavra-chave-do-anuncio

Como utilizar os parâmetros UTM?

Existem várias maneiras de utilizar as UTMs para mensurar a performance das suas campanhas. Pelas redes sociais, por exemplo, você consegue saber qual atinge mais pessoas e traz engajamento, pelos e-mails dá para descobrir a performance de cliques na mensagem enviada.

Uma dica é combinar diferentes estratégias e usar os parâmetros UTM para saber qual funciona melhor. Por exemplo, você pode enviar e-mails à sua base de contato e para uma parte, enviar com um CTA (Call to Action) em forma de link e para a outra metade da base, enviar o CTA em forma de imagem. Como as UTMs serão diferentes, você conseguirá mensurar qual obteve mais cliques.

Em anúncios pagos — de links patrocinados a banners — também é essencial colocar UTM. Isso é muito importante para poder fazer as análises sobre quais anúncios merecem mais investimento. Afinal, ninguém quer pagar mais e perder dinheiro em campanhas que não surtem efeito positivo.

A Agência Mestre é especialista em SEO e Inbound Marketing, trazendo diversos conteúdos como este para você aprender insights importantes sobre marketing digital. Confira o e-book sobre Como Anunciar no Google e leve seu negócio, serviços ou produtos ao alcance de muito mais pessoas!

LEIA MAIS

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?