As técnicas de copywriting existem para fazer com que os leitores convertam em alguma ação — pode ser uma compra, inscrição, baixar um material, entre outras. Por isso, elas são essenciais em uma estratégia de marketing. Neste artigo, vamos falar sobre a copy de anúncios para redes sociais.

Há diversos outros canais que podem receber essa técnica, como vídeos e landing pages. Porém, hoje iremos focar neste meio de comunicação que vem crescendo cada vez mais, nas mais variadas plataformas — Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, etc.

>Como Fazer Uma Boa Copy de Anúncios Nas Redes Sociais

O que é uma copy de anúncios?

De modo geral, a copy serve para persuadir o público, mostrando um benefício e utilizando algumas técnicas para que possa ocorrer uma conversão. O foco é sempre a solução de como aquilo que está sendo anunciado irá causar na pessoa, mostrando o que ela pode perder se não completar a ação.

É preciso que a copy seja objetiva, mas consiga despertar interesse e necessidade.

O básico do conceito de copy

Para criar uma copy, há uma fórmula básica que devemos seguir, sendo:

  • promessa + headline + big idea.

Na promessa, trazemos como e o que o produto/serviço faz, em quanto tempo e o que ele vai transformar.

A headline é a parte de destaque, feita para chamar a atenção, gerar curiosidade e ser uma frase de impacto.

Já a big idea é um dos pontos mais importantes da copy. Ela será determinada e utilizada em toda a estratégia. Precisa ser importante, envolvente, emocional e focada no benefício. O intuito é que ela seja a responsável por gerar a ação esperada.

Dentro desses pontos, é possível trabalhar com histórias, identificação, gatilhos (de autoridade, escassez, urgência, curiosidade, exclusividade, entre outros) e até mesmo depoimentos como prova social.

O objetivo é fazer com que aquela pessoa entenda que precisa da solução que está sendo anunciada.

Veja como fazer uma copy de anúncios nas redes sociais

Sabendo os conceitos básicos da técnica de copywriter, fica mais fácil entender e colocar em prática as dicas para criar sua copy de anúncios.

Para as redes sociais, é importante levar em conta que pode existir uma copy do banner/da foto e a da legenda. Ambas devem ser complementares.

Copy de anúncios para banner

A copy do banner para as redes sociais deve ser curta, com menos de 20% de texto. Precisa ser informativa, dando foco na mensagem principal que quer passar, mostrando o benefício e tocando na dor da persona.

A ideia é que tenha um CTA (call to action) e que faça com que o público fique instigado para ler a legenda do post.

Por exemplo, caso seja um lançamento de um novo curso que promete transformar a pessoa em um expert sobre móveis de decoração em 30 dias, é importante informar exatamente isso. O produto (o curso), o benefício (transformá-lo em especialista de móveis para decoração) e a dor da persona (ter conhecimento eficiente em poucos dias).

Lembre-se sempre de que a copy aqui deve focar na pessoa que está lendo, e não no expert. Além disso, falar de igual para igual é imprescindível. Seja direto, mas interessante!

Copy de anúncios para legenda nas redes sociais

Já a copy de anúncios voltada para as legendas dos mesmos deve explicar a copy do banner.
Como há espaço maior para o texto, é preciso inserir novas informações, dizer o que é aquele produto/serviço e o que vai ensinar, quem está por trás dele (o especialista), para quem é destinado (persona), quais são os benefícios e inserir um certo senso de urgência.

Utilizando o mesmo exemplo anterior, essa copy vai ter espaço para explicar melhor sobre o curso, quais pontos serão abordados, como serão as aulas, o que ele ensinará, quem é a pessoa que vai ministrá-lo, para que tipo de público é ideal (arquitetos, por exemplo), quais são os benefícios, o que ele promete e informações sobre dia e hora do lançamento.

Caso seja limitado para X pessoas, por exemplo, é importante aparecer isso na legenda. Ou, então, que há um bônus ou condições especiais para os X primeiros que se inscreverem.

Também é necessário tocar na dor da persona, mostrar a necessidade daquilo e ter um CTA final — como “inscreva-se”.

Dicas para criar suas copies!

Veja agora algumas dicas gerais de como você pode construir suas copies de anúncios:

  • use chamadas que gerem curiosidade, como “você sabe quanto tempo é necessário para se tornar um empresário de sucesso?”;
  • conte histórias para criar um ambiente mais palpável, gerar identificação e prender o público;
  • use hashtags. Nas redes sociais, elas são bem-vindas e podem ajudar até mesmo a lançar uma # própria, estreitando os laços com os seguidores;
  • revise sua copy e leia em voz alta para outras pessoas. Caso achem que está chata ou que contém informações desnecessárias, corte, modifique e não tenha medo de testar novas opções!;
  • seja claro e objetivo.

Gostou deste artigo sobre copy de anúncios para redes sociais? Saiba que esse recurso é muito importante para a divulgação de lançamentos e infoprodutos! 

Por aqui, o copywriter é uma das técnicas utilizadas por nossos times para criar materiais incríveis. Saiba mais sobre os serviços oferecidos pela Agência Mestre e conte conosco!