Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Guia de Como Criar um Blog

Olá leitores da Mestre,

Hoje irei falar sobre uma série de fatos que fazem a diferença na hora de fazer o seu blog ter sucesso, ganhar visitas e monetizá-lo. O artigo vai dar algumas dicas para quem está começando agora e para quem já tem seu blog poder incrementá-lo e torná-lo mais atrativo aos leitores e, consequentemente, mais lucrativo. Vamos as dicas:

Conheça as Plataformas do Mercado

Hoje quando se fala em criação de blog, existem duas saídas: a gratuita e a paga.

Na versão gratuita, existem duas plataformas muito utilizadas a WordPress.com e a Blogger. Ambas oferecem praticamente as mesmas funcionalidades, mas quando você desejar sair destas plataformas, o Blogger é o mais engessado. Nestas duas opções você não paga para hospedar o seu blog, e ele fica em um endereço como http://meublog.wordpress.com ou http://meublog.blogger.com.

A versão que eu prefiro é a paga, mas aqui tem um detalhe. Você vai pagar pela empresa que hospedará o seu blog e não pela plataforma. Quando escolher a plataforma, a minha sugestão aqui é o uso do WordPress, mas não a citada acima e sim o sistema open source. Você obtém os arquivos e instala-os em seu servidor. A parte boa é que muitas empresas de hospedagem possuem a opção de você solicitar a instalação do WordPress para você, facilitando a sua vida.

Em termos de empresas de hospedagem, posso indicar algumas para você cotar o serviço. Utilizamos na Mestre a empresa Zertico para a hospedagem de blogs e sites de clientes. Existem também outras empresas que recomendo, a Eveo e UOL Host.

Criação de Conteúdo

Na Internet podemos dizer que conteúdo é tudo! A coisa mais importante que você pode fazer no seu blog é escrever artigos de qualidade. Para isto, você precisa pesquisar no mercado quais são os assuntos mais populares e mais interessantes para a sua audiência. Você pode encontrar mais detalhes nestes artigos aqui.

Outro ponto importante é anexar ao seu artigo imagens e vídeos sempre que possível, pois é agradável ler uma matéria e ver um vídeo ou foto relacionado. Se seus artigos forem mal feitos os visitantes podem até chegar ao seu blog mas dificilmente irão retornar, com isso você não conseguirá recomendações de outros blogs e sites de qualidade, que por sinal são parte da estratégia de SEO.

Pensando em investimento de tempo, você deve gastar cerca de 70 a 80% do seu tempo, produzindo conteúdo de qualidade, procurando por assuntos que estão em alta, assuntos polêmicos e principalmente de interesse do seu público alvo. Os 20% ou 30% restantes passe tentando melhorar o seu blog, sua usabilidade, visual ou aspectos do marketing digital.

Faça Diferente do que já Existe no Mercado

Muitos acham que é impossível fazer sucesso com um blog voltado para uma área muito explorada como por exemplo, tecnologia ou informática. Você não deve pensar como concorrer com os blogs grandes do mercado, realmente se você pensar será difícil bater alguns “concorrentes” porém com um pouco de criatividade é sim possível fazer o seu blog aparecer nas pesquisas dos buscadores.

Um modelo muito adotado em publicidade e marketing é a análise SWOT, onde você pode mapear a concorrência,os pontos positivos e negativos do seu blog. Esta análise irá lhe ajudar a identificar quais áreas você pode explorar para ter sucesso.

Aprenda SEO

Você pode aprender SEO utilizando a nossa plataforma de ensino à distância ou também pode assistir este vídeo abaixo, que oferece várias dicas de SEO para Blogs:

Slides desta palestra

Reotimize o Seu Conteúdo

A grande maioria dos blogueiros postam seus artigos e os deixam esquecidos, isso é um grande erro! Como eu disse conteúdo é tudo! A re-otimização do seu artigo lhe trará, sem dúvidas, uma grande vantagem frente a seus concorrentes. Para fazer isso basta você usar o Google Analytics e verificar quais as palavras-chave de entrada do seu blog e principalmente quais as principais landing pages do blog e suas respectivas palavras-chave de entrada dos seus principais artigos, tendo tudo isto detectado basta você reotimizá-lo, como você pode acompanhar passo a passo nos artigos do Fábio Re-otimizando seu conteúdo para conseguir mais visitas e Re-otimizando seu conteúdo para conseguir mais visitasII. Faça um teste com um artigo, faça a escolha, re-otimize seu conteúdo seguindo os passos ensinados nos dois posts do Fábio, e faça um acompanhamento da evolução do posicionamento da(s) sua(s) palavra(s)-chave, você verá como a re-otimização de conteúdo será um fator chave no sucesso do seu blog.

Analise Seu Desempenho

Existem diversas ferramentas grátis para a análise de dados e muitos plugins para WordPress também, eu uso o Analytics, e ele. Através da análise dos dados fornecidos pelo Google Analytics você pode identificar diversos fatores que influenciam diretamente o desempenho do seu blog, como por exemplo: posts mais lidos, as palavras-chave de entrada no seu blog, entre muitos outros dados importantes. Não sabe como mexer no Analytics? Leia este post Introdução ao Google Analytics e também Google Analytcs e ROI

Cadastre seu site no FeedBurner que é uma ferramenta grátis também. Através dela você pode acompanhar a quantidade de leitores do seu blog, que não o acessam, porém o acompanham através da leitura dos feeds. Um grande número de leitores de feeds quer dizer que muitas pessoas gostam do seu blog, do seu conteúdo e consequentemente é uma forma de avaliar seu desempenho.

Aprenda Web Analytics

Para medir bem o seu site, você pode assistir ao vídeo abaixo e aprender ainda mais a utilizar o Google Analytics em seu blog:

Slides da Palestra

Trace Metas

Após o duro início, que é escolher um domínio, um nome, escolher a plataforma, otimizá-lo e tudo que é necessário para fazer um blog, trace metas de visitas, de leitores. Metas são uma maneira de fazer você se focar e não se perder nem desanimar no caminho, mas não seja muito ambicioso, não vá traçar metas “inatingíveis” seja razoável, de um passo por vez, não ache que no 2º mês você terá 20mil visitantes e 10mil assinantes dos seus Feeds, devem até existir casos desse tipo porém são excessões à regra.

O começo na sua maioria, para os apressadinhos é o mais difícil, pois nem sempre os resultados aparecem nos primeiros meses, mas lembre-se que seu blog é uma maneira de você se expressar de compartilhar informações, experiências e não somente para lucrar, com um trabalho árduo e bem feito é possível conseguir bons resultados nos buscadores e um número razoável de leitores do seu blog em aproximadamente 2 meses e meio, razoável entende-se por um ou outro artigo na primeira página dos buscadores e 300 a 500 visitantes diários.

SEO Não é Tudo

Não basta ter um bom blog com bom conteúdo e otimizado (Otimização não é tudo, mas é fundamental!), se você não “vende o seu peixe”. Para isso você tem que seguir algumas dicas básicas:

  • Localize a concorrência, blogs relacionados ao mesmo assunto que seu, participe desses blogs deixe comentários, vote, discuta, com isso você estará ali marcando presença. Manda e-mails para o autor do blog, mas não pedindo links, guest posts, ou algo do tipo. Estabeleça uma “amizade” antes de querer algum favor ou ajuda;
  • Espionar e copiar fazem parte do negócio, não leia por ler um artigo ou comente para conseguir algo em troca, estude o que funciona para o seus concorrentes. Quais posts e quais assuntos atraem o maior número de leitores e geram discussões, anote as idéias que surgirem;
  • Mantenha um bom relacionamento com seus concorrentes, faça links para matérias deles que completem as suas, mas não vá fazer a besteira de fazer link farm pois links recíprocos pode, mas tem limite!;
  • Fique ligado nos links externos que você ganha, no WordPress no Dashboard no blog é possível verificar esses links ou então através do Google WebMaster Tools;
  • Não tenha medo de tratar dos mesmos assuntos que sua concorrência, mas lembre-se de Fazer Diferente. Se surge um assunto em alta não perca tempo e escreva sobre ele, traga informações aos seus leitores que eles serão “fiéis”, mesmo que não seja em primeira mão.

Top 10 Dicas para Aumentar suas Visitas

Um conteúdo de qualidade não é suficiente se os leitores não chegam até ele. Não existe uma fórmula mágica para conseguir tráfego para o seu blog. Abaixo vou relacionar 10 pontos que irão te ajudar nesta tarefa:

  1. Escreva sobre assuntos do momento, destaques, algo que você viu e ninguém reparou por exemplo;
  2. Não tenha medo de compartilhar seus conhecimentos;
  3. Escreva artigos com bastante informação mas evite textos muito complexos, seja objetivo;
  4. Faça seu leitor fazer parte do blog, com enquetes, votações, sugestões de assuntos entre outros;
  5. Sempre responda os comentários dos seu leitores;
  6. Entrevistas ou guest posts de experts da área são uma forma interessante de atrair o seu público específico;
  7. Faça parte da blogosfera ligada ao seu nicho, participe de fórums, de outros blogs, marque presença isso irá atrair visitantes para o seu blog;
  8. Escreva sobre assuntos controversos, que gerem discórdia, esses assuntos sempre trazem visitantes, mas seja coerente não vá tratar sobre o aborto em um blog de tecnologia;
  9. Artigos muito grandes são cansativos de se ler, por isso divida em partes Artigo parte I, Artigo parte II, esse tipo de abordagem faz com que o leitor fique ansioso para ler a continuação e com certeza ele irá retornar ao blog;
  10. E por último e, bem longe de ser o menos importante, divulgue seu blog! Use as ferramentas de Social Bookmarks, como o Dihhit e o Rec6, escolha a melhor rede de conteúdo para você, promova seus artigos, de visibilidade a eles.

Como Ganhar Dinheiro

Agora que você já atingiu algumas metas, aumentou suas visitas, aprendeu a fazer diferente, sabe dividir o seu tempo, como re-otimizar seu conteúdo, já conhece bem a plataforma que utiliza, já sabe como analisar seu desempenho, vamos ao ponto onde todos os blogueiros querem chegar: fazer sucesso e se manter no topo é o mais difícil.
A monetização de um blog tem de ser um processo gradual e cuidadoso e só deve passar a fazer parte de suas metas após já ter conseguido leitores fiéis e conteúdo de qualidade. Vou citar algumas formas de monetização que podem ser utilizadas no seu blog:

  • Venda publicidade para empresas relacionadas aos assuntos que você trata no seu blog;
  • Criei uma conta nos Ads conhecidos como: Google Adsense, Yahoo Links Patrocinados. Existem muitos outros como: Progama de Afiliados do Submarino, Progama de Afiliados do Mercado Livre, Progama de Afiliados do UOL, Parceria.com da Americanas dentre vários outros. Você pode encontrar uma lista bem completa desses ADS estrangeiros aqui no ProBlogger;
  • Para obter sucesso com o seu blog e ganhar dinheiro um bom nome do domínio é ideal, afinal é mais atrativo e fazer sua marca um blog sem um seusite.wordprerss.com ou seusite.blogspot.com.br, pequenos investimentos são sempre necessários;
  • Faça posts patrocinados, existe uma certa polêmica quanto a isso na blogosfera, cada um faz o que acha melhor, se você quer fazer dinheiro com o seu blog porque não?
  • Abra espaço para colaboradores, conteúdo de outras pessoas são um atrativo a mais para o seu blog. Pois serão com certeza um diferencial, e são quase essenciais para um blog ter sucesso, afinal nem sempre temos tempo suficiente para escrever artigos no blog;

Cursos Indicados para Blogueiros

Existem diversos cursos no mercado para quem quer aprender mais sobre blogs. Separamos uma lista dos melhores para você:

Conheçe alguma outra forma de ganhar dinheiro ou aumentar as visitas de um blog? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário e vote.

Mestre Academy - Aprenda Marketing Digital em Casa!

Cadastro na Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossas novidades, novos artigos, promoções de eventos ou alertas gerais.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

251 Comentários para “Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante”

    • alex oak

      Preciso divulgar um blog que quero criar, ja até criei alguns blogs, mais nao sei como fazer ele aparecer no google ou em outra ferramenta de busca. Tipo alguem estiver pesquisando um certo assunto e o meu blog aparecer com a referencia que a pessoa fez. minha duvia eu preciso ter um local para hospedar, ou apartir do momento que faço um blog no wordpress ou blogspot.com, ja e considarado um local que ele esta hospedado, nao entendo muito desse assunto porem acredito que e o que mais preciso nesse momento pra divulgar o meu blog.
      Socorro preciso dessa ajuda

      Responder
      • Moisés B. Böll

        Alex, primeiramente você vai precisar registrar um domínio. Como dito neste próprio artigo, sites nos subdomínios wordpress.com ou blogspot.com não são recomendados, talvez por parecer menos profissional e também porque você fica à merce das regras dessas empresas. O ideal é comprar um domínio e contratar um serviço de hospedagem, no UOLhost você consegue fazer tudo isso, inclusive se contratar a hospedagem você ganha 1 ano de domínio grátis.
        Depois para fazer seu blog ser indexado pelo Google, além do processo de otimização com SEO você deve fazer um “sitemap.xml” e cadastrá-lo nas ferramentas “webmaster tools” tanto do Google quanto do Bing, que são os mais importantes no Brasil.
        Se quiser mais ajuda só me mandar um e-mail que ficarei feliz em auxiliá-lo na parte de SEO e SEM. Abraço

        Responder
      • Maria

        Olá.
        Eu também tinha essa pergunta ,mas ai eu mesma pensei: os sites que as pessoas mais vao sao sempre os que ficam na 1° pagina do Google
        Ou seja, se seu blog tiver muitos acessos é bem provável que apareça na página do Google.
        Espero ter ajudado.

        Responder
  1. Meena

    Olá. Gostei bastante do post. Mas fiquei encaraminholada com algumas dúvidas. Por exemplo, será que “não ter medo de dividir conhecimento/informações/posts” e comentar e participar de blogs concorrentes não poderia atrapalhar um pouquinho a atividade bloggeira de alguém?
    Em que momento é confiável compartilhar idéias sem correr o risco de a concorrência “imitar” ou querer te abafar com isso? Não sei se fui bem expressiva com a pergunta, mas enfim, é isso.

    Responder
  2. jorgge dawkins

    Obrigado Bruno pelas informações objetivas e claras espero poder contribuir de alguma maneira sua generosa disposição em (distrinchar) dicas á criação de um Blog.

    Responder
  3. yngrid

    eu adorei o blog e suas informaçoes mais gostaria de saber se e possivel uma criança de 11 anos fazer um blog mesmo que for uma pergunta idiota me responda por favor. obrigado

    Responder
  4. Alan Cristian

    Boa noite o conteudo do blog é muito interessante e com certeza ajudará a todos os blogueiros a aumentar o número de visitantes e mais ainda a qualidade do que é escrito. Toda a equipe esta de parabéns gostei muito.

    Responder
  5. Gabý

    Tipo eu crie um blog agr nuncative quero q ele faça susseço eu posto coisas a respeito de meninas roupas coisas de pattys mais ainda não fiz sucesso oq eu posso fazer para conseguir aumentar membros e etc ….?
    meu blog é : http://www.gabi-yuol.blogspot.com

    Responder
  6. Cleyton Jone

    Antes de eu ler o conteudo deste blog, tinha muita dificuldade emk organizar meu blog.
    por isso ai vai o meu conselho para todos os blogueiros, lea este artigo e faca o teu blog um sucesso. oky…

    Responder
  7. Jucieli

    Adorei o artigo, muito claro e objetivo, com ótimas informações
    Quero criar um blog, e este artigo me ajudou a esclarecer muitas duvidas
    Recomendo a todos que tem o desejo e a vontade de fazer seu blog ter sucesso na net
    Parabéns, ao escritor!

    Responder
  8. Dr Fenster

    Esse foi o unico post que me tirou as duvodas, estou facinado por um objetivo de destaque em blogs,porém me surge uma necessidade de ter um blog por objetivos de força maior. Muito grato por este artigo.

    Responder
  9. ângela maria

    agora sim eu vou fazer um blog pra mim,eu ainda tinha bastante dúvida,valeu!

    Responder
  10. Nani Almeida

    Adorei a reportagem,vou tentar colocar em prática para ver se dou uma “Tchan” em meu blog.
    Obrigado pelas informações!!!
    Beijos!!

    Responder
  11. Márcio

    Adorei as dicas. Estou querendo criar um blog e desenvolver um tema que está na minha cabeça há algum tempo mas, preciso amadurecer a ideia e conseguir um número de acessos bem grande, grande mesmo, para que dê certo. Gostaria de manter contato direto com você. Parabéns.

    Responder
  12. Marcelo Vargas

    Este artigo me ajudou bastante. Quero criar um blog para registrar minhas viagens de moto pela America do Sul. Este blog vai ser um diario com fotos, filmes e dicas. Mas estou em duvida: sera o blog a melhor ferramenta?

    Responder
  13. Michelle

    Olá, parabéns pelo texto. Excelente conteúdo e de grande ajuda. Estou organizando várias idéias e quero criar um blog, mas não tinha noção de por onde começar. Bem, agora já sei onde buscar informação.
    Obrigada!

    Responder
  14. josé fernando cunha gomes

    Valeram as dicas sugeridas, Bruno. Fiquei mais encorajado.
    Quero construir um site literário sobre um romance ficção realidade de minha autoria.
    A ideia é postar imagens com sequencias de texto soltas, para chamar a atenção do leitor sobre o conteudo da obra.
    Afinal, estou principiando o lançamento do meu primeiro volume e preciso divulgar o trabalho para os amantes da leitura ficcionária.
    Será que meu raciocicio está correto?
    Abraços do amigo, Zeca Paludo.

    Responder
  15. Luiz C.Freitas

    Tenho dúvidas de como inserir o blog em vários locais, pontos, do GOOGLE. Qual o caminho a percorrer.
    Gostei dos informes, serão muito úteis. Obrigado desde já.

    Responder
  16. marusca

    eu quero saber uma coisa eu fiz um blog e eu não sei comoenrtrar para personalizar tipo eu entro no blog mais eu não sei a onde ir para personlizar. se poder me respode rapidamente agradeço

    Responder
    • Dr Fenster

      Olá Marusca! dependentemente do tipo de blog que você usa, você encontrará os seguiintes nomes para personalizar seu blog. LAYOUT, EDITAR, EDITAR BLOG, PERSONALIZAR BLOG, PERSONALIZA CAPA,PERSONALIZAR. SE SEU CASO FOR PARA INSERIR GADGET, É SÓ CLICAR LÁ E ESCOLHER QUAL O TIPO DE GADGET VOCÊ QUE, SE O CASO FOR PLUINGS VOCÊ TERÁ QUE TRABALHAR COM JAVASCRIPT E HTLM, NÃO É FÁCIL MAIS É SIMPLES DE SE MEXER, SENDO QUE A MAIORIA DOS PLUINGS JÁ VEM PRONTOS. OK
      CASO ISSO NÃO TE AJUDE CONTINUE COM AS PESQUISAS NÃO DESISTA DE SEU BLOG, LEVA TEMPO MESMO PARA SE TER OS RESULTADOS DESEJADOS.

      Responder
  17. Peterson

    Já acompanho este site faz tempo, mas nunca comentei ou entrei em contato. Tenho uma dúvida, que resolvi recorrer ao site, porque no fórum oficial do Adsense no Brasil, estou cansado de postar tópicos e ninguém responde.
    Alguém de vocês do Agência Mestre sabe me dizer se por exemplo eu que tive minha conta Adsense como “Pessoa Física” desativada por cliques inválidos, será que posso abrir uma nova conta com um novo blog, mas agora como “Pessoa Jurídica”???
    Desde já agradeço.

    Responder
    • Anderson

      “cliques inválidos” Ou você mesmo clicou nos seus anúncios de forma direta, ou utilizou outros computadores de uma rede, roteados com um mesmo IP e clicou novamente em seus próprios anúncios…

      Responder
  18. Hiago

    Minha dica para quem ta começando em blogs de humor, variedades,entreterimento e fazer parcerias com outros blogs do mesmo genero ou mesmo sempre usar um agragador para divulgar seu conteudo ate conseguir leitores

    Responder
  19. lucas ribeiro

    eu sou novo nisto.. mais com essas dicas parecer que eu ja sei tudo de blog !!

    Responder
  20. Edvaldo Dias Solique

    Ola Bruno.
    Excelente matéria, tanto tempo procurando por um artigo que realmente ensine o que é SEO, como funciona e que é preciso fazer realmente para que o trabalho que fazemos ser visto por alguém na internet.
    Quando comecei no mundo dos blogs e ainda gatinho neste sistema complicadíssimo e muito concorrido, achava que era só postar, por algumas imagens, engajar em um programa de afiliados e tudo estava certo, logo estaria com alguns trocados no bolso. Pura ilusão!
    Hoje, depois de 2 anos procurando entender o que é realmente blogar, vi que a situação é totalmente diferente do que pensei.
    E cada post, artigo, tutoriais que leio, vejo que é preciso muito conhecimentos para ser um simples Blogueiro é preciso ser disciplinado, encorajado, saber ler escrever, conhecer html nem que seja o básico, mas é preciso saber e conhecer muitos programas para fazer, editar, postar uma simples ideia.
    E depois de tudo isto concluído, ainda é necessário divulgar, fazer aparecer entre os milhares de sites/ blogs de mesmo nicho.
    Hoje com firmeza eu posso dizer: “Blogar não é para qualquer um, escrever um diário do que acontece em sua vida ou na vida de outro no dia a dia, sim. Talvez aparecerá muito mais rápido na mídia e terão muito mais leitores do que uma postagem no seu blog!
    Eu tenho dois Blogs que estou iniciando algumas idéias: Um eu tento falar e divulgar programas de como ganhar dinheiro que é o Blog Renda Mais e, um outro blog onde divulgo o que realmente faço no meu dia a dia, que é: Mecanica Automobilística, não vou colocar o link por que talvez não seja ético, mas ambos os blogs estão no inicio e estou lutando, buscando informações, técnicas de divulgação, SEO e muitas outras ferramentas que pode me ajudar a ser daqui algum tempo um BLOGUEIRO. Assim espero.

    Responder
  21. Paulinho

    Muito boa a matéria, apesar de parecer complexo, acredito que o melhor a se fazer é buscar o máximo de informação possível. A minha intenssão era de montar um site, pensei até mesmo em franquias, mas cheguei a conclusão que iniciar com blog será o mais ideal. Valeu pelas dicas.

    Responder
  22. Márcio

    Gostei muito da matéria e das dicas, porém, vamos ver se elas funcionam mesmo, o que creio que sim, mas como sou principiante creio que possa cometer alguns erro, pois como diz o ditado é errando que se aprende!!!

    Responder
  23. cleia bittencurt

    e meu problema é o seguinte ate chego a fazer o blog mas não consigo entrar de novo pq pede um usuário/apelido e não tenho como que eu faço????
    ME AJUDEM POR FAVOR

    Responder
  24. dilma

    Gostei das dicas, ha algum tempo penso em criar um blog, farei isso essa semana. Me aguardem.
    Um abraço!

    Responder
  25. Caio Vidal

    Muito boa as dicas, e vale salientar que um tópico importantíssimo é a criatividade do blogueiro, que foi confirmada por meio do 4º Desafio aqui da Mestre Seo.

    Responder
  26. eloizo

    Fiquei bastante satisfeito com as dicas excelentes que você passou para todos nós que estamos iniciando como blogueiros. Parabéns; simplesmente sensacional, valeu.
    Um abraço.

    Responder
  27. Aurea Celeste Almeida Rocha

    Olá, Bom Dia.

    Adorei todas as informações, mas confesso que preciso de ajuda. É possivel contratar profissional que faça todos os passos e iniciar um blog para mim.

    Att.

    Aurea Rocha

    Responder
  28. Gerson

    Excelentes dicas Bruno ! Realmente você sabe muito de SEO.

    parabéns, estarei sempre passando por aqui!

    Sucesso !

    Responder
  29. Alessandra B. F. Azevedo

    Adorei as dicas…pra quem está iniciando e é bem “crua” nisto, já me deu um belo apanhado geral de tudo o que preciso saber. Parabéns.
    Alessandra

    Responder
  30. Sérgio

    Olá,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente post. Sem dúvida irá me ajudar bastante. Estou iniciando no ramo e tenho algumas dificuldades e dúvidas típicas de principiante. Criei um blog pelo blogspot, seria mesmo interessante migrar para o wordpress?

    Responder
  31. Nely Souza

    Muito obrigada pelas dicas! Quero parabenizá-lo pelo post. Pois é muito bom, e tirou muitas das minhas dúvidas. Irão me ajudar bastante… Vou criar um blog!
    Obrigada, bjs

    Responder
  32. Leonardo Soares

    Bruno,
    Após tantos comentários é impossível não ser repetitivo quanto aos elogios. Parabéns pelo excelente artigo!
    Há muito tempo venho buscando maneiras de enganjar-me em um projeto que me satisfaça, sabe? Preocupo-me muito com todo o meu redor, mas dificilmente executo algo que realmente me dê prazer… Talvez, criar um blog possa me propiciar esse bem-estar que eu tanto almejo.
    Parabéns, mais uma vez, pela sensibilidade e pela postura de querer dividir!
    Forte abraço!
    PS.: Ficaria honrado se você replicasse algum comentário, mesmo eu não tendo feito perguntas diretas!

    Responder
  33. Lucas Ramires

    Ótimos post me ajudou muito to pensando em monetizar meu blog mais to vendo ai to achando que ta cedo anda mas vou pesquisar mais e fazer isso.Parabens pelo Post

    Responder
  34. Carolina Castro

    O artigo é muito bom!
    Quero fazer um blog e nem sabia por onde começar e esse artigo me ajudou com muitos dúvidas que tinha.
    Obrigada.

    Responder
  35. Tamara

    Olá Moisés,
    Gostei muito do artigo. Estava vendo os comentários e lá encima voçe respondeu “o ideal é comprar um domínio e contratar um serviço de hospedagem, no UOLhost você consegue fazer tudo isso, inclusive se contratar a hospedagem você ganha 1 ano de domínio grátis.
    Depois para fazer seu blog ser indexado pelo Google, além do processo de otimização com SEO você deve fazer um “sitemap.xml” e cadastrá-lo nas ferramentas “webmaster tools” tanto do Google quanto do Bing, que são os mais importantes no Brasil.”
    Algo me diz que acabo de jogar dinheiro fora.Comprei aquele curso de como fazer dinheiro online, não sei se voçe conhece. Na verdade em resumo tudo oque está ali é oque vc acabou de escrever no artigo. A minha pergunta é: se eu fizer um blog gratuito (sei que não é o mais indicado) é possível “ser indexado pelo Google, fazer o processo de otimização com SEO além do “sitemap.xml” e cadastrá-lo nas ferramentas “webmaster tools” tanto do Google quanto do Bing” ? Se for possível quais os primeiros passos a serem tomados após a confecção do blog?Desde já muitissimo obrigado!

    Responder
  36. Meyre Silva

    Oi boa noite,é muito legal as dicas de vcs..eu quero fazer um Blog mais,eu quero aborda um pouco de tudo..ex,moda,beleza,saúde e esporte,e notícias…sera q da certo….obrigado e aguardo resp…

    Responder
  37. Silvia Medina Moreira

    Olá amigo! Muito obrigada pelas dicas. Moro na Australia e escrevo um blog sobre turismo. Espero voltar aqui para contar os resultados. Ah, e desde já aguardos sua visita!

    Responder
  38. ademir m. ramos

    Achei muito interessante, essas dicas de como montar o seu Blog… Estou com algumas ideias de negócios e acredito que criar um blog seja o caminho para divulgar essa ideia, no entanto tenho dúvidas de qual blog montar são tantos. E como seria esse retorno. Mas em todo caso valeu muito as informações um abraço a todos.

    Responder
  39. Nilza Reis

    Olá.
    Gostei bastante das informaçoes contidas na matéria. Acredito que posso melhorar meu blog.

    Muito obrigada.

    Nilza

    Responder
  40. Marco Schenkel

    Olá, eu gostaria de saber se tem alguma forma de eu criar um domínio que seja grátis, algo que eu não precise pagar, alguma forma simples de tirar o wordpress.com do meu blog sem precisar me comprometer muito com pagamentos e muita burocracia.

    Responder
  41. Alexsandra

    Olá gostei muito da matéria, parabéns! Mas é o seguinte, sou cabeleireira e gostaria de criar um bolg ou n sei algum outro tipo de pagina p divulgar algumas matérias e dicas sobre cabelos, produtos e coisas do tipo, mas sinceramente eu n entendo nada disso rsrsrs.. Existe uma maneira simples de fazer isso ou no meu caso o ideal seria contratar alguém p criar a pagina? O meu interesse é divulgar meu trabalho e dar dicas…
    Alguém pode me ajudar?
    Obrigada.

    Responder
  42. Sonia

    Ola Bruno Nassar, em primeiro lugar obrigado pelas dicas, vão me ajudar muito, mas tenho uma pergunta, entrei em um site que ja vendia blog pronto por 20,00 dollares por mes, com direito a 40 webpages, 300 photos, 10 videos, vc me aconselha iniciar com este simples blog, ou deveria mesmo ja começar com um meu pagando um dominio para ospedar minhas fotos e videos, eu não entendo nada de HTML, estou aprendendo, é bem complicado para mim porque a unica coisa que sei fazer e propagandas para vendas de produtos que é bem simples ja faço isto a mais de 4 anos, sou vendedora na internet,para que me conheça melhor, moro nos Estados Unidos, e vendo em um site brasileiro, tenho feito bons negocios, mas minha paixão mesmo e trabalhar com design de casas construção, tenho muitas ideias e gostaria de passar isto para os brasileiros, tudo que tenho aprendido aqui gostaria muito de mostrar e ensinar aos brasileiros algumas tecnicas, mas na verdade nem pensei muito no dinheiro só o prazer de estar envolvida nesta area ja me fascina muito, e se acontecer de ganhar com isto vai ser muito bom, se puder me ajudar com um conselho o que realmente deveri fazer fico muito agradecida por tirar um tempo seu para me responder, abraço e sucesso.

    Responder
  43. Luiz C. B. de Freitas

    Tenho recebido seus informes e procurado aplicar os ensinamentos. Confesso que não tenho dado muita atenção ao meu blog. Talvez por não ter tido retorno de leitores. Vou voltar a trabalhar no blog. São muito elucidativo as suas informações.

    Responder
  44. Aldenir Araújo

    Olá Fábio Ricotta.

    Os blogueiros de sucesso são altamente comprometidos com o que fazem e trabalha duro para alcançar seus objetivos desejados. Eles não esperam que as coisas aconteçam. Esse artigo é sem duvida alguma mais do que um simples post, em minha opinião é um manual para o sucesso no mundo dos blogs. Parabéns e muito obrigado por compartilhar seus conhecimento conosco.

    Grande abraço.

    Responder
  45. obede alves moreira

    conheci a agencia mestre pesquisando no google gostei do que vi, li e aprendi um pouco para mim é tudo muito novo assisti o vídeo principal todo continuo vendo e lendo tudo varias vezes para assimilar bem .

    Responder
  46. Boas Piadas

    Muito bom o artigo, particularmente no que se refere à apresentação de várias ferramentas de grande utilidade, disponíveis gratuitamente, e que são desconhecidas da enorme maioria dos blogueiros iniciantes.

    Refiro-me em especial às seguintes:

    -Google Keyword External Tool;
    -Google Analytics
    -FeedBurner
    -Google WebMaster Tools

    Quanto ao Google Insights, considero-o bem mais difícil e trabalhoso de utilizar. É muito bom para o confronto e escolha entre temas diversos, mas, como os números e gráficos apresentados são adaptados estatisticamente para uma distribuição normal, a interpretação do potencial de retorno fica muito complicada.

    Outro ponto de destaque é o tópico sobre Reotimização de Conteúdo. Já lí, acho que no fique-rico, recomendações semelhantes e que parecem muito pertinentes e produtivas, sobre o estudo das páginas de entrada em confronto com as palavras chaves que trazem até elas.

    Parabéns,

    Blogante

    Responder
  47. Japublicidade

    As dicas são importantes mas acrescento que dedicação esta acima de tudo!
    Compartilhar conhecimentos, acrescentar conteúdo tem o merito, porem, o que sinto falta na blogosfera é foco união!

    Responder
  48. Wander Veroni

    Olá!

    Excelente artigo e dicas de como tornar um blog de sucesso. Realemnte, entender o funcionamento da plataforma ajuda muito. O Blogger tem melhorado muito os seus aplicativos, deixando a plataforma muito mais interessante. Abraço

    Responder
  49. Bruno Nassar

    @Felipe Augusto
    Obrigado cara, espero que você posso usar as dicas!

    @Balinha
    Obrigado, fico grato pelo elogio! Faça bom proveito!

    @Boas Piadas
    Erwin muito obrigado pelos elogios.

    Eu fiz este post com a intenção realmente de ajudar os blogueiros de primeira viajem e alertas para alguns pontos um pouco mais avançados para os que já se aventuram na blogosfera a algum tempo.

    Espero que tenha gostado.

    A re-otimização de conteúdo é um ponto crucial para um blog de sucesso, leia os posts que eu linkei do Fábio Ricotta sobre re-otimização que valem a pena!

    @Japublicidade
    Concordo sem dedicação o blog definitivamente não irá ser um sucesso.
    Por isso eu compatilhei essas dicas gostaria de poder ajudar a todos que sentem essa desunião.

    @Wander
    Entender a plataforma é um ponto crítico e fundamental para se conseguir um blog de sucesso. Bom saber que o blogspot está evoluindo, dar opções de escolha para as pessoas é fundamental.

    Abraço a todos e espero que façam um bom uso das dicas e tornem seus blogs um sucesso!

    Responder
  50. Bruno Nassar

    Djavan,

    Muito obrigado cara, lembre-se que isso é um trabalho que vai requerer muita paciência!

    Abraços

    Responder
  51. Pedro

    Não tenho nenhuma experiência com blog. Estou fazendo uma especialização e, nesta semana, precisamos montar um. Procurando por maiores informações, encontrei “você” e fiquei muito satisfeito com as dicas aqui registradas.
    Paraaabéns e muito obrigado.

    Responder
  52. Bruno Nassar

    @Magda
    Que bom!! Agora é só você aplicar as técnicas e fazer o seu blog ter sucesso!

    @Pedro
    Interessante o fato de vocês terem que montar um blog. Espero que algumas das minhas dicas realmente possa facilitar este trabalho.
    Boa Sorte

    Abraços

    Responder
  53. Guilherme Euler

    Ótimo artigo, muito explicativo e com conteúdo excelente, como sempre!

    Só uma perguntinha… em “Conheça a Plataforma” você não trocou as bolas ao escrever “BlogBlogs” quando na verdade seria “Blogger”? :)

    Um grande abraço!

    Responder
  54. Bruno Nassar

    @Guilherme

    Obrigado, primeiro pelo elogio e segundo pela correção! Realmente eu escrevi errado, quer dizer poem errado nisso neh?! hehehehehe
    Valeu!

    Abraços

    @José
    Que bom José, boa sorte com o seu blog e lembre-se tenha paciência, o começo é sempre o mais difícil

    Abraços

    Responder
  55. carlos teles

    Nossa, quantas informaçoes, aprendi bastante, com essa materia, como estou “engatinhando ” apos essas informaçoes vou engatinhar mais rapido

    OBRIGADO

    Responder
  56. Bruno Nassar

    Carlos,

    Uma boa sorte na sua jornada de blogueiro, se dedique, tenha paciência, siga as dicas e tudo dará certo!

    Abraços

    Responder
  57. Angelica

    Excelente. Iniciei um blog sobre como montar uma empresa de hospedagem, um host, porque não havia nada em português. Em um mês, tenho 50 assinantes, 50 dolares de adsense, e 150 visitas diárias. É pouco mas estou começando devagar.
    Meu maior problema é divulgar para um público tão específico. Mas agradeço as dicas e vou implementá-las!

    Responder
  58. Bruno Nassar

    Rafael,

    Difícil agradar gregos e troianos não é mesmo? Porque você não compartilhar seu vasto conhecimento conosco? A blogosfera agradeceria!

    Abraços

    Responder
  59. Bruno Nassar

    Angelica,

    Muito boa a sua idéia, tomara que de certo! Muita gente, muito mais do que pensamos, sempre procuram certas informações e não conseguem acha-las ou tem idéias e não sabem como por em prática é ai que você conseguirá seu publico! Tenha calma e paciência, para um mês você começou com o pé direito com certeza, mantenha o bom trabalho que o resultado virá naturalmente!

    Abraços e boa sorte!

    Responder
  60. Marcio Candiani Psiquiatra Infanto Juvenil e de Adultos

    Achei muito bem feto seu post. Excelentes dicas, boas ferramentas. Vou usá-lo na prática com certeza. Se a grana vem são outros 500, porque é difícil escrever conteúdo de qualidade SEM se utilizar de conteúdos copyrighted – fotos boas e videos bons (ainda mais na minha área) de psiquiatria. Poderia até fazer uma resenha dos artigos, colocando um link para os artigos originais no final….

    Atenciosamente,

    Marcio Candiani Psiquiatra Infanto Juvenil e de Adultos
    http://saudegerais.blogspotc.com

    http://marciocandiani.site.med.br

    Responder
  61. Vitório Tomaz

    Achei muito legal seu artigo, recebi ele via DIHTT, vou dar uma olhada em tudo o que citou lá e ver como linkar isto no Publizitat.

    Obrigado pelo conhecimento.

    Responder
  62. MARCOS PERA

    Muito boas as suas dicas, aliás, mais do que dicas, orientações. Todos os meus amigos e familiares me dizem que eu escrevo muito bem e que eu deveria fazer um blog. O problema pra mim é que eu sou totalmente leigo em matéria de informática. com as suas orientações espero construir meu blog e que ele seja bem sucedido. Aí vai uma crítica construtiva: você comete alguns erros de português. Mexer ( não ch) e ansioso(não c). O que vale é que você é bem simples e direto nas explicações e não fala com linguagem muito técnica, o que é muito ruim pra quem é leigo.Obrigado e um abraço.

    Responder
  63. Bruno Nassar

    @Marcio
    Ter como meta a monetização do blog pode ser uma esperiência muito frustrante, pois nem sempre isso acontece. No seu caso um blog sobre psiquiatria seria muito interessante para a área, porque creio eu que não existem muitos assin sendo você poderia se tornar uma referência.

    Com relação aos materiais copyrighted realmente é meio complicado, mas fazer uma resenha dando o seu parecer sobre o assunto seria mto interessante e você expondo o seu ponto de vista traria visitantes interessados no assunto e geraria uma discussão sobre o assunto o que é muito bem vinda em um blog.

    @Filipe
    Tudo que foi dito ai tem de ser feito não só no começo! As dicas tem de ser “seguidas” durante todo a “vida” do seu blog.

    @Vitório
    Opa obrigado cara! Espero que tenha gostado e faça bom uso das dicas. Só não se esqueça da fonte.

    @Marcos
    Eu apoio meu caro, se você escreve bem e gosta, porque não ter um blog? O blog é uma maneira de você dividir seus conhecimentos e expor seu ponto de vista. Tomara que este pequeno tutorial o ajude com o seu começo como blogueiro.

    Meus erros de português eu não considero uma crítica não, afinal o mínimo seria não cometer erros tão primários, mas sempre passa um ou outro né?!

    Responder
  64. Rodnei

    Ola! gostei do conteúdo muito importante para as pessoas que pretende construir um blog
    como eu estou pesquisando para fazer um blog com conteudo legal para ajudar as pessoas e meus amigos que ñ tem conhecimento em info

    Responder
  65. Ana Rayssa

    Rapaz,
    Eu tô querendo muito criar o meu próprio blog, eu tentei baixar o wordpress aqui no meu pc, eu descompactei a pasta, (que foi salva automaticamente numa pasta chamada pasta “temp” ) e eu tentei executar o arquivo, para terminar a instalação, mas eu não consegui, eu parei nisso, ( o que aparece pra mim é um monte de pastinha, dentnro da pasta do wordpress e só, não consigo fazer mais nada) não estou conseguindo prosseguir, eu já dei uma olhada nos tutoriais se suporte do site do wordpress, mas está tudo em inglês, como eu não sei nada de inglês, eu fico boiando, me sinto um preixe fora d’água, e mesmo o que o pessoal do Brasil escreve, eu também não consigo entender, tem uns termos que eu não entendo…enfim sinto e sei que sou uma completa ignorante no assunto, pra ser mais sincera, me sinto uma completa analfabeta em matéria de blog. Você poderia me ajudar, me dando umas explicações mais detalhadas pra essa analfabeta aqui…vou te alertar que eu tô boiando no assunto, mas quero muito aprender a fazer o meu blog, porém te aviso que não sei nada sobre como contruir web sites…Se você puder me ajudar, ficarei imensamente agradecida….Fique com Deus e boa semana pra ti…

    Responder
  66. jackie

    Oi
    Adorei as dicas
    É minha primeira semana como blogueira e fiz tudo sozinha sem conhecimento da área. Pelo fato de meu blog estar no ar já estou feliz…rsrsrs
    Graças a suas dicas me filiei nas americanas e submarino e estou esperando aprovação.
    Será que há segurança quanto aos dados que informamos a eles?
    Pretendo incrementar muito meu blog e fazer com que muitas pessoas se interessem por ele e por literatura. Estou adorando a blogosfera, apesar de o começo ser meio difícil vamos desbravando aos poucos este caminho.
    Ah, o que fazer quando nosso blog não aparece na lista de procura do google?
    Abraços

    http://lerdemais.com

    Responder
  67. Bruno Nassar

    @ Ricardo @Rodnei @bia
    Espero que tenha ajudado com o artigo. Boa sorte com seus blogs.

    @Ana Rayssa
    Para instalar o WordPress no seu computador você precisa instalar o WAMP, que é um programa que possui todo os outros programas necessários para rodar o WP, no caso o PHP o Apache e o MySQL. Tente achar tutoriais de como instalar o WP no seu computador, eu achei um aqui que parece bem simples http://www.simplehelp.net/2008/08/25/how-to-install-wordpress-on-your-windows-pc/pt/ caso não consiga tente postar um tópico no forum do WP para lingua portuguesa aqui, http://forum.wordpress-pt.com/ , pedindo ajuda.
    Boa sorte.

    @jackie
    Boas sorte com vc nessa jornada de blogueira!!
    Bom é simples gere conteúdo, verifique o seu robots.txt, http://www.agenciamestre.com/robots-txt/robotstxt-4-coisas-que-voce-deve-saber ,e aguarde que quando vc menos esperar será indexado seu blog.

    Responder
  68. jose carlos gomes

    Paz e Bem!

    Eu que pedir um grande favor, como faço para criar um Blog cratuito podias me dizer…

    Obrigado!

    Padre José

    Responder
  69. Bruno Nassar

    Marcelo e Fabrício

    Obrigado espero ter ajudado vocês.

    Grande abraço!

    Responder
  70. Bruno

    muito bom,pena que eu estou pra ficar louco pq meu site tem mais de 1000 páginas e NEM UMA aparece na primeira pagina se aparecer é la para a 15 ai não tem nem como investir mais… ta difício o negócio parabens pelo artigo

    Responder
  71. vinicius

    muitu bom, gostei…ficou bem claru pra mim…mas eu tô querendu fzr um blog pra mim + naum sei o que fzr e nem que publico atingir…será que vc podria me ajudar?

    meu msn aew>> viniciuscp.05@hotmail.com
    vlw

    Responder
  72. jose

    Nao sei como fazer para publicar os comentários diretamente, isto é, no mesmo instante em que eles são postados.

    Por exemplo, este comentário, é você quem manuseia no seu blog, ou vem para o ar automaticamente (neste caso, gostaria de saber como)?
    Agradeceria uma resposta.

    Mais uma coisa: Obrigado pelas suas informações.
    Seu blog me foi muito útil.
    Abraços,
    José

    Responder
  73. Renato Monteiro

    Bruno,
    Muito legal sua iniciativa, nem todos pensam em ajudar e tampouco tem vontade. Parabéns !
    Há algum tempo quero criar um blog, ando fazendo muitas pesquisas a respeito, mas ainda não definí um nome ou mesmo um tema específico (provavelmente abordarei vários assuntos, desde comportamento até futebol, etc, passando por curiosidades, mas sempre com algum foco definido). Também não decidí se começo com hospedagem gratuita ou de cara um host pago. O que você acha ?
    De qualquer forma, logo mais farei parte da blogosfera e com certeza a gente vai se falar bastante, pois os assuntos que você aborda também fazem parte do meu “universo” didático (rsss).
    Grande Abraço !!

    Responder
  74. Carlos Júnior

    gostei mais não entendi como se faz um blog, eu achei muito enrrolado.

    Responder
  75. Elton Martins

    Velho, essas suas dicas são muito boas no caso para mim que estou começando um blog. Valeu mesmo foram de grande utilidade. Abraços

    Responder
  76. nilson

    Interessante sua matéria!tenho interesse de abrir um blog, porém, não sei como começar.Lendo tua matéria consegui assimilar um pouco do que preciso para começar.Valeu!!!

    Responder
  77. Natan

    já que este post é para blogueiros iniciantes, cuidado com os titulos blog milionário ou afins, ganhar dinheiro com blog possivel e muitos conseguem, mas não é fácil. Pra fazer um blog tem que ter conteúdo, ou seja, o blogueiro tem que DOMINAR um assunto.

    Pra quem ta querendo começar a fazer um blog, minha dica é pra registrar um domínio próprio.

    Abraço a todos

    Responder
  78. Mírian Raíza

    Muito obrigado, você judou a matar muitas que eu sobre este assunto.

    Responder
  79. simone

    Bruno,
    Parabéns pela matéria. Muito boa mesmo!
    A dificuldade que eu tenho com o WordPress,é que tudo precisa de alguém que entenda de programação para fazer… a descrição, keywords, google analytics, etc…
    Abs,

    Responder
  80. edilaine

    Edilaine
    parabéns essa matéria é muito boa continuem assi bem como estão indooooooOoO

    Responder
  81. Marcelo

    Antes de fazer essa pergunta, procurei exaustivamente e não encontrei uma resposta exata.

    Meu Blog esta em /blog pois eu tinha na raiz um e-commerce e não quis misturar as coisas.

    Agora como não tenho mais o e-commerce estou pretendendo migrar para a raiz.

    Isso vale a pena?

    Dá muito trabalho?

    Como os mecanismos de busca encaram essa mudança?
    Me parece que os mecanismos de busca preferem quando o domínio está no root e não em uma pasta?!?!?

    Ficarei muito feliz com a ajuda de vocês.

    Responder
  82. rita borges

    Eu adorei o que li sobre como criar um blog………ainda to verde. Mas já deu pra tirar algumas dúvidas!

    Muito bom Fábio!

    Responder
  83. Daniel Ferrari

    OI , achei muito legal o seu blog!!
    Parabéns , e uma ótima iniciativa ajudar os blogueiros iniciantes.Vc me ajudou mtoo.

    Abraço , Daniel

    Responder
  84. Marcelo

    Gostaria de saber se alguem tem pelo menos uma única dica para me dar quanto a minha pergunta feita acima!
    Isso vale também para os “Mestres SEO”
    Muito obrigado.

    Responder
  85. Bruno Nassar

    Primeiramente desculpa galera por demorar tanto a responder os comentários foi um #fail da minha parte e não vai acontecer denovo!

    @vinicius
    Cara nisso eu não posso te ajudar não mas a dica é tenta fazer um blog de algo que você goste.

    @Elaine Flaviano
    Tomara que de tudo certo no seu blog. Depois passa ai pra contar os resultados!! Boa sorte

    @Rodrigo Henrique
    brigado cara! Espero que possam te ajudar também!

    @jose
    Cara aqui no blog os comentários são moderados para evitar spammers. E fica a dica deixe o seus comentários moderados também pq da noite pro dia podem surgir centenas de comentários spam no seu blog.
    O controle dos comentários é feito pelo própio WordPress, plataforma de blogs que usamos.

    @Renato Monteiro
    Com certeza uma hospedagem paga é a melhor opção! Compre um domínio com o nome do blog ou seu nome e invista um pouco no blog, afinal melhor pagar um pouco que derrepente ter teu blog tirado do ar sem mais nem menos não acha?
    abraços

    @Alisson
    Opa que bom, pra isso que escrevemos no blog pra ajudar!

    @Carlos Júnior
    Poxa pena não ter sido útil pra você, espero que você encontre o que procurava.

    @Natan
    Muito bem lembrado! Fazer dinheiro com blog não e nada fácil!

    @simone
    Olha as descrições, kw’s você faz tudo no própio WordPress só você procurar por plugins que façam o que você não sabe. Existem uma infinidade deles por ai que simplificam ao máximo o trabalho em diversos aspectos.

    @edilaine
    Edilaine já que você não tem qualquer experiência quanto a blogs tenta começar por aqui: http://pt-br.wordpress.com/signup/ faça um blog pra entender como tudo funcione e é de graça!

    @Marcelo
    Cara isso seria como fazer um redirecionamento. Você vai redirecionar o seu blog de /blog para o domínio certo? Então isso será encarado como um redirect e use o 301 para passar todo o juice para o “novo” endereço.
    Com relação aos bots fique tranquilo ao fazer esse redirecionamento ele compreenderá que o blog foi mudado de lugar. Quanto a eles gostarem mais do site na raiz ou não, na verdade não existe essa preferência a não ser quanto se trata de um site muito grande que possui muitos diretórios e assim nem sempre as deep pages recebem a atenção devida, nesses casos sim essa preocupação é válida mas no seu caso pode ficar tranquilo.

    @Yookle.Com
    As keywords(palavras chave) são uma das informações passadas aos mecanismos de busca no cabeçalho de cada página, ou seja, fazem parte das meta tags.

    @Dhuankles Castro’s @Elton Martins @Inho @nilson @Mírian @rita @borges @Badeko @Mary @Daniel Ferrari
    Opa obrigado a todos! E boa sorte com seus blogs!

    Bom obrigado a todos pelos comentários é mto bom ter um feedback assim!

    Responder
  86. Marcelo

    Bruno,
    Muito obrigado pela explicação.
    Se possível me ajude em mais uma coisa:
    Em alguns sites que cadastro meu Blog, o título aparece com caracteres estranhos (Blog da Vila do Artesão – Arte Popular, Artesanato, Decoração e Café). Uso UTF-8, cheguei a pensar que pode ser alguma coisa no banco de dados. Tenho receio de que eu esteja perdendo visitas em função disso.
    Se puder me dar uma dica agradeço.

    Grande abraço

    Responder
  87. joao carlos

    eu nao sei montar um blog, estou ancioso para aprender ,espero resposta, muito obrigado

    Responder
  88. Rafa

    Muito bom, eu já ando ha um bocado de tempo nessas coisas de sites, mas vou abrir um blog e vou usar as tecnicas presentas (30% não sabia) ^^

    Mas na ultima parte de ganhar dinheiro, podem sempre usar os PTCs para fazer dinheiro e divulgar o site. Deixo aqui o meu favorito:

    http://www.clixncash.com/index.php?ref=RafixM

    Abraço!

    Responder
  89. lótus

    Gostei muito das dicas! Mas gostaria de saber qual o site provedor de blogs que eu possa criar uma conta free para publicar em sites como google por exemplo?

    Responder
  90. Rogério Gomes

    bem, não vi todos os comentários, mas o tempo na minha opinião é o pior deles, pois gerenciar no SEO, COnteudo, Trampos Freelas é dificil, mas alinhando será o melhor aliado.

    Responder
  91. Mariana MT

    Realmente de tudo o que procurei relacionado ao assunto este é o blog mais completo.Já está nos meus favoritos, mas ainda tenho muuuuito o que aprender.

    Responder
  92. Rosimeire Silva frota

    Olá bruno meu nome é rosimeire e eu quero criar um blog que bombi na rede me ajuda com algumas dicas?

    Responder
  93. Leonardo Porto

    Olá,

    Iniciei um blog com o material produzido no curso de graduação em Economia, hoje no oitavo semestre. Tratava-se de uma pilha de coisas entulhadas e sem destino, até que veio a idéia de dar-lhes uma remodelagem e um fim ‘digital’.
    Antes de começar a postar, passei a pesquisar outros blogs e os textos que orientassem aos iniciantes. Suas dicas foram excelentes e, com certeza, visitarei o website mais vezes, a fim de trocar experiências e aprender mais.

    Em janeiro começarei a postar!

    Obrigado pelas dicas! Até a próxima! Feliz Ano Novo!

    Responder
  94. Digitei

    Excelente post, sempre que preciso usar algumas ferramentas SEO ou encontrar alguma coisa a respeito do assunto, encontro aqui no Agência Mestre. Parabéns!

    Responder
  95. Alex Ferreira

    Olá Bruno,

    Parabéns pelo post.

    Estou entrando na blogosfera e seu artigo vai me ajudar bastante.

    Mais sucesso para você.
    Alex Ferreira.

    Responder
  96. Lucas

    Cara eu juro que vi um cometa no ano passado eu juro eu acho que passou em julho sei lá no jornal da globo falou por causa que eles no dia ainda não tinha consultado o satélite e essas merdas,depois consultaram e o resultado foi esse então no meu blog chamado animax que era para ser apenas para download deseriados,animes e jogos eu vou falar também sobre a ciência maluco no modo de falar sobre planetas,galáxias,vulcôes e terremotos essas coisas da tipo eu assisto tudo isso em um programa de tv o nome do canal é Discovery Chann mas também tem Discovery Channel também assisto no Discovery Scienc

    Responder
  97. Lauro

    Bruno, vlew pelas suas dicas, estou a meses tentando fazer que o meu blog tenha sucesso, conseguir uma vez ter 250 visitas diarias, mais ai veio a falta de imaginação de novos posts ai as visitas foram diminuindo.. mais agora com essas suas dicas, espero que me ajude!.. Vlew ai vey!

    Responder
  98. lisiane

    Oi, gostei muito de saber como funciona um blog, porém fiquei com uma duvida!!!???no blog posso falar sobre meu trabalho, como: expor meu curriculo e meus dados, divulgando meus trabalhos de artes, Pois sou artista plastica!!!

    Responder
  99. Rosezinha

    Gostei muito! Eu estava procurando seu blog há dias, porque já tinha visitado no ano passado e não havia salvo nos meus favoritos. Agora sim, já está lá, guardadinho, pra que eu possa ler tu-di-nho. Obrigada!

    Responder
  100. Monize Silva

    Oi Bruno!
    Gostei muito das suas dicas, mais msm assim ainda tenho duvidas, eu preciso criar um blog, mais não sei como fazer, e preciso muito que o Bruno me ajude.
    É que eu estou com um negocio novo, e um blog a essa altura seria de grande importancia.
    Ajuda me faz favor.
    Atenciosamente
    Monize Silva

    Responder
  101. Matheus Souza

    Nossa estou muito grato com toda sua ajuda,
    Tenho 11 anos e era blogeiro infantil, ganhei notas na escola e criei blogs de diversos assuntos escolares, estou de férias e me ajudou muito está sua ajuda, espero que continue sempre ajudando seus fãs e leitores. Você é demais amigão!

    Abraço!

    Responder
  102. Higor Oliveira

    Cara eu já esta desligando o computador e meu amigo me passou o link desse post, simplesmente de mais. Completo e com dicas que esseciais para quem está começando(e de uma forma “entendivel”).
    Valeu mesmo as dicas!

    Responder
  103. Bruno Herbert

    Oi Bruno. Antes de mais nada quero lhe parabenizar pelo post bem escrito e específico, que o diferencia de muitos outros.
    Não sei se será possível, mas como estuda sistemas de informação,gostaria que visse minha página e opinasse. Acredito que tenha noção do que pode ou não estar errado em um blog iniciante.
    Construí um blog sobre educação há algumas semanas, confesso que meu intuito não é ganhar dinheiro com propagandas e sim sucesso com grande números de leitores para meus textos.
    Estou perdido com os conteúdos, tenho vontade de escrever sobre tudo, porem corro o risco de não focalizar meu público.
    Ficarei muito grato pela sua visita. Até mais.

    Responder
  104. luiz

    amigo obrigado pelas dicas,vc sem divuda me ajudou muito com esse post pois acabei de criar um blog e se nao for muito encomodo da uma passada la ,faça criticas construtivas assim como todos que lerem ese comentario,garanto q tbm passarei nos q tiverem blogs tbm assim a rede aumenta nao é msm? obrigado uma abraço

    Responder
  105. Sandra

    Olá Bruno..tudo bem??..Sou professora e estou fazendo
    meu mestrado em matemática, e minha intenção é trabalhar com intercâmbio de conhecimentos via net, envolvendo meus alunos com outros ambientes educacionais que tratem do tema, inclusive com alunos e professores de outros colégios estaduais e particulares…e pesquisas de conhecedores e escritores do assunto mais especificamente (só não direi qual é o tema dentro da matemática porque pretendo mantê-lo ainda em segredo para minha segurança)….
    Dessa forma uma das minhas metas é criar um blog educativo “linkado” a um site que pertence ao grupo que vai trabalhar em parceria comigo…só tem um probleminha….não sei nada de blogs…gostei muito do que li aqui…mas muita coisa para mim é grego..
    nunca fiz um, nem li sobre isso…devo dizer que é o primeiro que estou lendo… já pensei em abrir um pessoal(onde eu posso errar sem medo…rs) e depois o que vai ser minha salinha virtual…pra não ter perigo de fazer muita besteira…estou um pouco aflita… pois nem sei por onde começar, nem como começar… já que tenho todo o projeto para escrever, e outras tantas coisas para organizar… O que tu acha???…
    Obrigada pela atenção…abraço

    Responder
  106. Asisa do Basil

    Amei seu comentário, ou melhor, suas explicações, seus exclarecimentos.
    Penso cá que o mundo é grande e, quanto mais agente aprende mais agente tem para aprender. No entanto alguns só pensam em esconder, deixando a evolução geral para tráz.
    Um beijo no coração.

    Responder
  107. Aline

    Olá!!! Adorei essas dicas. Estou pretendendo criar um blog, na verdade já tenho um, mas quero criar outro com o objetivo de me dedicar de verdade a ele. Minha dúvida deve ser meio boba, mas importante p quem tá começando. Caso meu blog faça sucesso e tenha vários anunciantes, qual é a forma de fazer a negociação? Devo criar um conta bancária específica para que os anunciantes efetuem o pagamento? E qual o valor de um anúncio?
    Grata,
    Aline Duarte

    Responder
  108. nicole

    nossa mto boa essas dicas. Eu estava em dúvida se criava um site ou um blog e essas dicas me ajudaram bastante a escolher. Eu pensei em uma idéia muito boa na minha opnião e que de alguma forma também eu ia ganhar dinheiro, mesmo esse não sendo meu objetivo. Eu faço desenhos em quedrinhos sátiras de personagens e jogadores famosos de um jogo online e queria mostrar para os jogadores desse jogo. Eu vo criar uma conta só para anunciar o blog mesmo sendo proibido no jogo anunciar outros sites O_o mas sepá num futuro não mto distante eu ainda fasso uma parceria com eles xD
    Mas mto boa as suas explicações acho q o melhor que achei no google explicando esse assunto ^^

    Responder
  109. Adriana

    Olá!!! Minhas dúvidas tbm são as mesmas da Aline Duarte. Mas vc adiantou e me ajudou em muitas outras, obrigada.

    Responder
  110. Lennon

    Simplesmente perfeito eu diria o seu blog.
    Eu usava o Blogspot, nunca havia testado o WordPress
    E ao me cadastrar , vi de cara a diferença
    A organização no painel, estatisticas á mão
    Tudo, Muito Obrigado…. Valew mesmo pelos seus artigos
    Já virei leitor fiel…

    http://ajudareforcada.wordpress.com

    Responder
  111. Paulo Castro

    Nossa, muita inforrmação que eu ainda não tinha, principalmente a re-otimização dos artigos, nunca havia pensado nissi e nem lido em outro lugar. Estou sempre por aqui tentando aprender um pouco mais de otimização e sempre encontro algo de extrema importancia.

    Responder
  112. Christian Guilherme Fritsch

    Olá!!

    Creio que me resta um elogio: muito obrigado pelas dicas!! Além de precisas e abrangentes, escreves com clareza e numa liguagem clara.
    Estou há alguns meses naquela dancinha do “vou ou não vou” para “meter a mão na massa” no meu blog. Se eu tiver a honra da tua visita nele, sei que te espantarás, pois além do endereço nada fácil (é em alemão, heheheh), a diversidade de assuntos o torna uma alegoria carnavalesca.
    Estou estudando sobre blogs e quero criar algo bom. Conto com minha namorada, que está iniciando no universo dos blogs agora. Ela escreve super bem, além de dominar inglês e espanhol!
    Gostei muito da dica sobre ter mais de um redator: realemente, é difícil manter um blog sozinho, com atualizações diárias.

    Opa! Extendo-me!!

    Grande abraço e parabéns pelo post!!

    Responder
  113. Daniele

    Bruno, estive vendo uns blogs em WE e percebi que não tem aqueles links de anunciantes. Pergunto: será que é possível colocar link de anunciantes no WE gratuito, tal como google adsense ou outros programas de afiliados?
    Pretendo iniciar um blog e isso é decisivo sobre qual plataforma escolher.
    Parabéns pelo artigo!

    Responder
  114. márcio safo

    bruno,tenho 51 anos sou um imigrante digital você já imaginou como para mim é muito mais difícil entender essa linguagem,mas com as suas dicas eu estou mas entusiasmado para criar o meu blog.obrigado,parabéns pelo sua paciência com a maioria dos iniciantes.

    Responder
  115. Tati

    Nossa Bruno.. estava em duvidas sobre diversos assuntos, que por sinal foram esclarecidos graças a você!
    Criei um blog, escrevo sobre coisas que tenho vontade, mas não sei como divulgar. Estou engatinhando nesta arte de blogar!
    Obrigada pela ajuda!!!

    Responder
  116. Rodrigo Guedes Barboza

    Excelente artigo!

    Já sou blogueiro há algum tempo, mas sempre há mais coisas a serem aprendidas. É por isso que eu gosto tanto deste site: sempre tem algo importante que ainda não li.

    Abraço!

    Responder
  117. Mel

    Parabéns mesmo pela matéria…mto bem feita! Hmmm criei um blog no WordPress, mas sou totalmente abestada nesse lance de blog e tal, mas precisei criar um pq minhas leitoras estão pedindo mto, gostaria de saber se é mto limitado os recursos lá, onde eu posso me informar melhor sobre como montar esse blog (tipo um manual de instruções)e se tem um domínio melhor…

    Obrigada

    Responder
  118. Vanilza

    Estou tentando fazer um blog mas cara ta dificil e eu pensava que seria facil!
    suas dicas foi muita validas
    obrigada
    Vanilza
    Brasilia

    Responder
  119. Mary Helen

    Bem legal, sua explicação!!!!
    Esta tudo detalhado..
    Vamos ver agora se consigo

    Responder
  120. Rafael Bauth

    Fantástico.

    Muita informação compilada. Vou estudar tudo antes de criar o meu blog. Obrigado!

    Gostaria de saber se existe alguma maneira de buscar blogs de assuntos específicos. Como achar os blogs que falam do que quero?

    Grato,
    RafaelBauth

    Responder
  121. Adriano

    Cara! conhecimento é fonte de vida, bom artigo, mas acredito que vc poderia fazer algumas apostilas
    ilustradas é dar uma palestra ao vivo, seria muito bacana, por mais que sua pagina seja maravilhosa e explicativa nada melhor do que ter uma pessoa frente á frente para passar o que nós precisamos.

    Eu mesmo tenho muito conhecimento no comercio tenho vontade de fazer um blog sobre determinado produto, mas tenho alumas dúvidas!

    Responder
  122. marcia olivera

    oi tudo bem eu estou entrando agora nesse mundo interessante pretendo me tornar bem agil neste assunto espero que tudo de certo bjss.

    Responder
  123. Daniel Gonçalves

    Boa tarde Bruno,

    Parabéns!!! compartilhar informações de forma clara e não ter medo de expor seu conhecimento, isso foi o que mais frisou na leitura do seu trabalho aqui apresentado, nota 10.

    Responder
  124. Matheus

    Excelente seu site. Explica tudo direitinho! Tem tudo oq preciso saber. Obrigado man!

    Responder
  125. Bruno Fernando

    De rocha. Curti bastante muitas dicas que li nessa página, tenho um blog porém não faz mais de dois meses e é horrível ficar com aquela de que ninguém quer ver o que você faz rs, mas tipo sei que tem que ter paciência e explorar mais a fundo o conteúdo do meu blog (que sobre aviação militar) já deixei meu endereço em alguns blogs de divulgação não sei bem se é esse o caminho mas estou tentando de tudo mesmo, se alguém se interessa e esteja disposto a me ajudar será muito bem vinda. Vlw galera é isso aí, de mais!

    Responder
  126. sofia

    COMO PODEMOS SABER COMO CRIAMOS UM BLOG FEITO POR NOS????

    PORFAVOR ME RESPONDA :) °°___°°___°__°°__°°_°__°_°

    Responder
  127. stephanie

    gostei das dicas, mas como faço para começar um blog?
    em que site devo entrar?

    Responder
  128. aline

    Parabens pelo post de como fazer um blog de sucesso, está incrível e as informações iluminaram a minha cabeça eu faço design e tenho que montar um negocio inovador em um trabalho de empreendedorismo definindo tudo, despesas, como fazer para ganhar dinheiro e assim vai.O conteudo do seu post me deu muitas ideias, eu não conhecia as reais dimenções que um blog pode ter e fico grata. Acho que com as coisas que tirei vou poder desenvolver um bom trabalho, que possivelmente pretendo transformar em realidade e se tudo caminhar como planejado ser um blog de sucesso….
    obrigada novamente…..bjuu

    Responder
  129. Gustavo Macêdo

    Oi… Realmente muito boa a matéria. Estou iniciando a montagem de um blog relacionado à Informática e não sabia como iniciar este processo. Encontrei muitas dicas importantes aqui e por isso dedico-lhes meus parabéns à toda a equipe do mestreSEO. Vocês estão de parabéns realmente. Obrigado…

    Responder
  130. Vanessa Lodispoto

    Nossa Bruno,

    Ler seu artigo me deixou empolgadíssima.
    Meu blog será, também, meu projeto experimental na universidade e preciso de um bom plano comercial e de divulgação e você ajudou muito.
    Obrigada.

    Responder
  131. Sandro

    Cara muito boua esta sua matéria gostei mesmo, mas ainda ñ tenho um blog e gostaria muito de montar estou lendo muitos artigos e estou vendo o q devo fazer! Enfim, quero montar um blog para na verdade divulgar meu trabalho, sou dj e acabei de montar uma comissão para executarmos uma grande festa no final deste ano de 2010, e me deram a idéia de montar um blog sobre meu trabalho para divulgá-lo e tbm a festa no final de ano que tem como proposta de ser uma grande festa, então será q vc poderia me ajudar……me disseram q seria muito bom ter um blog para discutirmos o assunto já q festa, som iluminação e dj é um grande atrativo para jovens e q eu poderia ter até a data da festa uma grande repercução!! Poderia me ajudar? sem mais para o momento….agradeço!!!

    Responder
  132. Érica gonçalves

    oii eu adorei todas a dicas,estava querendo fazer um blog e queria umas dicas!
    bom vou tentar agora…bjos

    quem quizer me segue lá no twitter é: ericacap100

    Responder
  133. Oliveira

    Ótimo artigo, sensacional, muito bom mesmo, bem explicativo!
    Estou devorando vários artigos deste site, heheehehehehe.
    Parabéns!!!

    Responder
  134. @leobrazuca

    Brother gostei muito do post muito bom,eu quero fazer um blog e antes disso estava a caça de um poste assim bem informativo.Valeu mesmo abraço!!!

    Responder
  135. Carlos Rezemde

    Olá Bruno parabéns pelo Blog, recentemente fiz um curso de webdesigner, gostaria de saber se montar um blog é basicamente o mesmo processo de montar um site.

    E mas uma vez parabéns pelo blog

    Responder
  136. Christyan

    Muito bom o artigo, sou iniciante e esse texto traduz o que é fundamental no desenvolvimento de um blog bakana.

    Parabens

    Responder
  137. ricassia

    Muito boa a sua idéia, tomara que de certo! Muita gente, muito mais do que pensamos, sempre procuram certas informações e não conseguem acha-las ou tem idéias e não sabem como por em prática é ai que você conseguirá seu publico! Tenha calma e paciência, para um mês você começou com o pé direito com certeza, mantenha o bom trabalho que o resultado virá naturalmente!

    Abraços e boa sorte! para todos

    Responder
  138. camila

    Acho q fazer com que o blog faça sucesso tem que ter um pouco de sorte e bastante conhecimento.Já criei 3 blog e apenas o ultimo teve o maior numero de visitante e acredito que saber divugar a pagina tambem faz parte para q tenha muitos visitantes

    Responder
  139. pedro

    ótimas dicas, o problema é fazer os visitantes comentarem e participarem do blog. Muitas pessoas simplesmente procuram sobre o tema na internet, e acham um texto num blog. Muitos talvez gostem dele, e podem virar “leitores assíduos”. Mas a maioria fica com preguiça ou talvez medo de postar um comentário ou responder a uma enquete, alguns voltarão a visitar o blog, mas se não acharem conteúdo novo e interessante desistirão. Por isso considero que o mais importante é insistir, ter paciência, convencer os visitantes a participar e divulgar o blog e principalmente escrever coisas interessantes e de qualidade. O meu problema é que me interesso por muitos assuntos, bastante diversificados. Não sei como divulgar o blog com essa falta de foco, mas com certeza eu não me satisfaria com um blog sobre um assunto só, logo ia enjoar e desistir, gosto muito de assuntos polêmicos e debates. Pesquiso muito na internet, em fóruns, orkut, facebook, books do google, em livros, em bibliotecas, entrevisto, mas não há nada ligando esses assuntos: são só problemas, debates, polêmicas, notícias atuais e antigas, política, não tem nada específico. Eu gostaria muito de fazer um blog sobre todos esses assuntos, mas não sei como fazer sucesso falando sobre assuntos que não têm nada a ver um com o outro. Alguém me ajuda?

    Responder
  140. Marcos de Almeida Santos Jr.

    Oi, também gostei muito de tudo que esta escrito, sou novo por aqui mas a idéia de escrever um blog já esta bastante amadurecida. Tenho certeza que vai me ajudar muito.
    Valeu mesmo.

    Responder
  141. Edmar Roberto Prandini

    Oi, Bruno,

    Parabéns pelo seu texto, muito claro e oportuno.

    Mantenho dois blogs, no WordPress, com muitas dificuldades. O primeiro deles trata de um tema em que tenho me dedicado profissionalmente há cerca de 10 anos, o microcrédito (www.microcredito.blog.br). É um tema bastante interessante, mas que me parece um pouco restrito em termos de público, de tal modo que, apesar de já estar conseguindo visualizar meu blog nas primeiras páginas do google para diversas palavras chaves ainda tenho poucas visitas. Confesso que não domino muito bem essas técnicas sobre a descrição e otimização do site e isso, talvez, possa prejudicar meu desempenho.

    O outro blog, é mais generalista, divulga notícias e algumas análises que escrevo. Chama-se Unipress (www.unipress.blog.br). Este, apesar de já ter mais artigos publicados que o microcrédito, recebe ainda metade das visitas que o outro.

    Eu gostaria de alguma dica que me ajudasse a automatizar o envio de links para os agregadores, você tem alguma sugestão?

    Responder
  142. Edson Cirineu Faccin

    Olá, achei ótimo as dicas sou iniciante nesse assunto, achava difícil divulgar um blog agora sei
    que o mais importante é estar sempre atualizando o blog e usando as ferramentas certas.
    Estou mais confiante pra fazer meu blog, valeu um abraço.

    Responder
  143. Thiago

    Parabéns, Bruno!

    Achei fantástico, e muito bem escrito.

    Estou iniciando um blog, e isso me ajudou muito! Obrigado!!

    Abraço!

    Responder
  144. mariana

    Estou começando um blog sobre empreendedorismo e vou seguir a risca!

    O site de vocês é ótimo, parabéns!

    Responder
  145. Andrew Baumgratz

    Gostei muito das dicas, estou fazendo um blog no momento com mais dois amigos, ainda não esta pronto, pois começamos ontem. Nós pensamos no seguinte em não ter um assunto fixo, mas sim aberto a vários assuntos, isso pode nos prejudicar?

    Responder
  146. edmo8P

    Otimo post, gostei muito das dicas; atualmente to formulando um blog e seu post me fez abrir a mente para algumas coisas como por exemplo o conteudo!

    Responder
  147. Felipe Ferrarezi

    Gostei bastante das informações, pois ajudaram no meu planejamento de construção de um blog.

    Apenas recomendaria que, ao redigir e publicar os textos, sejam feitas correções ortográficas.
    Em alguns momentos encontramos erros de português, tais como:

    a) devem até existir casos desse tipo porém são excessões à regra.
    É exceções, com “ç”.

    b) (…) você pode aprender muito mais procurando pela categoria WordPress SEO aui no blog.
    Faltou a letra ‘q’, no final da frase para palavra “aqui”.

    c) Faça parte da blogosfera ligada ao seu nicho, participe de fórums, de outros blogs, marque presença isso irá atrair visitantes para o seu blog;
    A grafia correta da palavra “fórums” é fóruns, com “n’.

    Recomendaria também justificar o alinhamento dos parágrafos, pois é o mais usual no que se refere as normas técnicas da ABNT.

    Atenciosamente, Felipe.

    Responder
  148. Bruna

    Uall, adorei as dicas e informações, li tudinho com muita atenção, tehho certeza que irão me ajudar Muito, quero parabeniza-lo por isso…

    Sou uma blogueira iniciante, e antes de tudo , queria dizer que eu na verdade, não queria fazer sucesso com meu blog, mas sim ajudar milhares e milhares de pessoas…

    entre e seja meu primeiro seguidor m..
    agradeço desde já**

    Responder
  149. Leonardo Soares"

    Gostei muito das irformações, faz algum tempo que penso em criar um blog para trocar informações, atualmente me encronto meio se tempo, mesmo assim foi de grande ajuda. vlw ;D

    Responder
  150. mara

    ei quero que meu blog seja visto por varias pessoas mais nao sei como fazer isso eu quero saber onde vejo quando meu blog foi visitado e quantas visitas eu tive sera que alguem pode me ajudar?

    Responder
  151. Alessandro Costa

    Achei super legal esse artigo,pois, estava querendo mesmo montar um.
    Sou representante comercial de confecções e queria saber como o blog pode ajudar a maximizar minhas vendas.
    Qual a vantagem do blog em relaçao ao site.

    Obrigado,

    Ale

    Responder
  152. Paulinho

    Sou iniciante tenho dúvidas.
    Onde é melhor iniciar um blog, bloger ou wordpress?

    Responder
  153. Marcio

    Bruno você está de parabéns pela postagem! Várias dicas eu já seguia em meu blog, entretanto queria te perguntar (acho que é uma dúvida de outros blogueiros) com qual frequência eu devo publicar novas postagens??? 01 por dia, 03 por semana, 04 no mês??? Já li em outros blogs que a frequência de atualização postando novos conteúdos auxiliam no desempenho do pagerank….o que você acha a respeito? espero resposta abraço

    Responder
  154. Vivian Assis

    Sempre venho a esse blog e realmente tem um conteúdo muito pertinente e sempre estou atualizada com ótimas dicas e realmente essas dicas para aumentar o trafego do blog e já anotei em meu caderninho pessoal.Abraços a todos.

    Responder
  155. Hildo Antônio

    Parabéns pelo post, bastante esclarecedor, a minha pergunta e se um profissional que atua na sua área, pode ganhar um extra com blog? por exemplo: um profissinal de farmácia, engenharia civil, médico, engenheiro agrônomo, dentista, fisioterapeuta e enfim todas as profissões? O que você acha? Dê um exemplo?

    Responder
  156. alessa

    Olá! Fiz um blog para minha loja e não tenho muita noção de acessos!
    Porém os acessos estão aumentando consideravelmente cada dia mais.
    Está na média ter mais de 50 acessos por dia?

    Responder
  157. Dermeval

    Eu só fico um pouco confuso quando uso o KeywordToolExternal e/ou Google insights para uma palavra chave, depois digito-a na busca do Google e observo outras palavras sugeridas; parece sempre haver contradições nas sugestões de long tails entre as ferramentas e as sugestões direto na busca do Google.

    Responder
  158. Aninha

    oi?
    eu ñ sei como faser um blog vc podem mandar dicas pra mim!?
    eu ficarem onrrada!
    bjs!xau!

    Responder
  159. Hildo Antônio

    Gostei do artigo, muito interessante. Agora o que você diz de uma pessoa que tem interesse de criar um blog e não sabe por onde começar, em que área vou escolher, me baseio em que esta escolha, na minha vida, nós meus interesses, na minha formação profissinal (falculdade, universidade), no assunto que eu gosto mais, baseio nós blogs que dão mais retorno financeiro e etc…. o que você me indica, ví que você tem bastante experiência com blogs, ás vezes a gente vé a mídia falando dos blogueiros ganhando dinheiro suficiente para trabalhar só com blogs em casa com seu home office, por onde começar afinal.

    Responder
  160. Francielle

    Oi Bruno!
    Muito bom, adorei as dicas.
    Estou querendo montar um blog contando um pouco sobre minha história de vida, e comentando sobre assuntos do dia a dia, por exemplo política.
    Também expor no meu blog meu trabalho, faço bijuterias.
    Você tem alguma idéia pra eu deixar meu blog atraente?

    Responder
  161. Rodrigo

    Muito bom post, mas tenho um problema com meu blog: Eu não sei “escrever” muito bem, não tenho criatividade. Por isso tenho que ficar copiando as coisas do Wikipédia por exemplo.
    Oque devo fazer?

    Responder
  162. Gabriel Morais

    Adorei as dicas. Principalmente agora que estou começando a fazer um blog. Este post ajudou-me a organizar meu site e me deu idéias que eu não tinha pensado antes. Muito obrigado.

    Responder
  163. janaina machado

    Boa tarde!!!!

    Achei o texto bem explicativo e, portanto, útil!
    Apenas fiquei perdida com alguns termos ou aplicativos com os quais nunca tive contato!
    De qualquer maneira, dá para iniciar um blog com qualidade a partir das dicas!
    Obrigada!

    Responder
  164. Carioca

    Adorei as dicas, estou interessada em criar um blog um pouco mais específico, na área de educação, quero mostrar o que tenho, tirar dúvidas,dar opiniões e dividir o que sei e o que tenho.
    Abraços

    Responder
  165. Rogério Paes Varandas (Radialista/Radiojornalista).

    Prezado Bruno Nassar / Cordiais saudações.
    Sou radiaista aposentado. Respeitosamente, vendo solicitar-lhe que, faça uma visita ao meu blog (Radiodifusão – Biografiasonline) -> varandasbarbacena.blogspot.com e, ao site ( Radiodifusão – A História das Emissoras de Rádio de Barbacena) -> varandasbarbacena.com.br
    Gostaria de saber a sua opinião sobre a formatação dos mesmos. Trata-se de um trabalho objetivando a divulgação e a manutenção histórica da radiodifusão de minha cidade/Barbacena, MG. Às vezes fico em dúvida sobre anexar o sistema /ADS/contas no intuito de vender marcas para empresas relacionadas ao ramo. Fico com receio de “pesar” tanto o blog quanto o site. O que você sugere? Outro ponto está relacionado a questão de fazer mudanças visuais/capas dos dois trabalhos para que os mesmo fiquem mais atrativos. Obrigado pela atenção, fraterno abraço e força de luta!

    aaaagaaguardo de uma esposta

    Responder
  166. Renê

    Muito bom cara,parabéns !
    Eu queria saber como colocar um endereço de site e transforma em uma simples palavra!
    assim eu to no meu blog e quero deixar o link do meu orkut
    com eu faço pra transforma o link do meu orkut em:é só me add no orkut!
    vlw um abraço !

    Responder
  167. Luiza

    Gostei muito do seu post e estou pensando em criar um blog com dicas de viagens e compras (com pouco dinheiro). Sempre que viajo, procuro o BBB (Bom, Bonito e Barato) e tenho dicas incriveis de todas as viagens que já fiz. Além disso, faço disso uma rotina em minha vida, sempre procurando coisas boas, com preços baixos (liquidações, 2 x 1, etc.). Meu amigos disseram p/ eu montar um Blog e me interessei. Você pode me orientar melhor ?

    Responder
  168. Beatriz

    Muito obrigada, essas dicas foram ótimas, vc realmente sabe como se fazer um blog de sucesso!!!

    Responder
  169. Luciana

    Acabo de ler as dicas acima e também os varios comentários, estou interessadissima em montar um blog, mais como ja disseram também me sinto analfabeta digital.
    Por favor preciso do caminho das pedras pra realmente compreender como elaborar meu blog. Tipo um passo a passo inicial mesmo.
    Se tiver sites ou blogs pra indicar agradeço.
    Quero primeiro compreender o que é um blog, sua construção, sua manutenção, as ferramentas enfim a dinamica do negocio.
    Agradeço as informações

    Responder
  170. ana

    otimo texto… mas nao faço a minima como criar um wordpress… vi os passos mas achei um pouco complicado… tem um post sobre isso?

    Responder
  171. João Josué

    Muito boa a sua abordagem sobre blogs, Bruno.

    Estou até ganhando ânimo para começar meu próprio blog.

    um abraço e parabéns,
    Josué.

    Responder
  172. Javerson Helly Cardoso

    Bruno, legal sua orientação, Já tenho um blog que fizeram pra mim, porém básico, não tem conteúdo.
    Vou tentar suas dicas, porque sou um pouco desatento, tentei escrever e colocar fotos e não conseguir.
    Aguardo resposta e orientações.

    Responder
  173. Bruno Nassar

    Opa Josielson,

    Claro que não! Mas você tem que fazer a divulgação do seu blog em comunidades que atuam no mesmo nicho que o seu, não vá divulgar um blog de tecnologia em uma comunidade de moda! Toda forma de divulgação é válida desde que feita de maneira coerente.

    Boa sorte!

    Responder
  174. Natanael

    Olá Monize,

    tenho um dia que pode te ajudar, veja esse blog aqui: http://www.comofazerumblog.com.br

    Nesse blog tem um tutorial que vai lhe ensiar todos os passos, desde o registro do dominio até a instalação, para criar seu próprio blog, com seu próprio dominio (www.seunome.com.br).

    Responder
  175. Bruno Nassar

    Muito obrigado Matheus!
    Muito legal ver vc msmo novo já compartilhando conhecimento na internet! Sucesso para os seus blogs!
    Abraços

    Responder
  176. Bruno Nassar

    Olá Sandra,
    Sua idéia é muito interessante tomara que você consiga despertar o interesse da turma!
    Blogar assim como tudo na vida segue o velho ditado “É errando que se aprende!” então não tenha medo de criar um blog sobre um assunto qualquer apenas para aprender!
    Você pode criar blogs gratuitamente, eu recomendo que você crie no WordPress http://pt-br.wordpress.com/ cadastre-se e siga os passos. Em caso de dúvida basta entrar na ajuda que possui mtos tópicos para orientá-la, http://en.support.wordpress.com/ (em inglês).

    Espero que você consiga fazer esse projeto sair do papel e que de tudo certo!
    Abraços

    Responder
  177. Bruno Nassar

    E ai Bruno,
    Bom cara realmente é complicado ficar analisando o blog de cada um dos leitores, mas dei uma olhada rápida e vou te dar algumas sugestões:
    1- Prefira um tema com apenas duas colunas, uma dos textos e uma sidebar na direita, fica mais organizado o blog;
    2- Não coloque os posts completos na home! Faça igual aqui na Agência Mestre, apenas um resumo sobre a matéria e um link no título;
    3- Divulgue! Coloque pluguins para divulgação, quando seus leitor gostar pode divulgar seus textos isso é mto importante!

    Boa sorte como o teu blog! Espero que tenha ajudado.
    Abraços

    Responder
  178. Bruno Nassar

    oi Anna,
    Bom o Google Insights é uma ferramenta para consulta de tráfego para determinadas palavras-chave, não há como acrescentar seu blog nele.

    Abraços

    Responder
  179. Adilma Melo

    Muito bom o assunto, fiquei interessada em tambem fazer meu blog, dividir meus conhecimentos e pesquisar varios outros para compatilhas com as pessoas e é claro ganhar um extra…to tentando fazer um, acho que com paciencia consigo fazer um.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>