SEO

Google Atualiza Diretrizes de Avaliadores de Qualidade

Por Raquel Pereira

Entenda porque as Diretrizes de Avaliadores de Qualidade podem impactar sua estratégia de SEO e veja as últimas atualizações.

Raquel Pereira

Na última semana (16), o Google atualizou pela primeira vez em 11 meses as suas Diretrizes de Avaliadores de Qualidade de Pesquisa.

Segundo o buscador, as mudanças não envolvem alterações profundas em suas diretrizes fundamentais (ou seja, o Google Search Essentials), mas podem oferecer feedbacks que ajudam o Google a melhorar seus algoritmos. Confira os detalhes sobre esse assunto:

Entendendo as Diretrizes de Avaliadores de Qualidade do Google

As diretrizes de qualidade do Google são um documento crucial, usado por avaliadores externos para julgar a qualidade dos resultados de busca.

Esses avaliadores auxiliam os motores do Google a entender como seus algoritmos estão performando e quais tipos de conteúdo são mais úteis para os usuários, por isso, compreender essas diretrizes é fundamental para quem busca otimizar sites para o “padrão de qualidade Google”.

(Captura de Tela: Central de Pesquisa do Google – Atualização das diretrizes para avaliadores de qualidade de pesquisa)

Basicamente, os avaliadores de pesquisa são “consultores externos” humanos, que validam a qualidade dos sites/conteúdos classificados nos resultados de pesquisa e, apesar de não agir diretamente como fator determinante para a classificação, eles podem colaborar para o “downgrade” de um site nos resultados de pesquisa, caso identifiquem que o conteúdo não se adequa ao padrão de qualidade do buscador.

Atualização das Diretrizes de Avaliadores de Qualidade do Google em 2023

Na última atualização, realizada em 16 de novembro de 2023, o Google simplificou a escala de “Necessidades Atendidas”, tornando mais claro como avaliar a relevância e a utilidade do conteúdo.

Além disso, exemplos modernos foram adicionados, refletindo as tendências atuais da internet. As alterações documentadas foram:

  • definição de uma “escala de necessidades atendidas”, utilizando uma linguagem simplificada e adicionando orientações sobre tipos específicos de classificação de necessidades atendidas; 
  • diretrizes de classificação atualizadas e adição de exemplos atuais para facilitar a compreensão dos usuários;
  • adição de exemplos para plataformas populares e formatos de vídeo e remoção exemplos desatualizados e redundantes;
  • Pequenas alterações sobre: orientação de classificação expandida para páginas de fórum; idioma atualizado, exemplos e explicações para consistência entre seções (erros de digitação fixos; etc.)

Impacto das Avaliações de Qualidade nos Resultados de Busca

Essas mudanças nas diretrizes de qualidade do Google são sutis, mas significativas para quem trabalha com SEO. Afinal, o Google está sempre atualizando seus algoritmos com base nos feedbacks dos usuários e avaliações realizadas pelos seus consultores externos e, só em 2022, mais de 890 mil testes de qualidade da pesquisa foram realizados.

Embora as avaliações não alterem diretamente os rankings, elas influenciam o aprimoramento dos algoritmos do Google. Isso significa que entender e aplicar as “diretrizes de qualidade do Google” em seu conteúdo pode indiretamente melhorar seu desempenho nos resultados de busca.

Criando Conteúdo de Alta Qualidade para o Google

Para alinhar seu conteúdo com o que é qualidade para o Google, é essencial focar na criação de conteúdos que sejam genuinamente úteis e informativos para os usuários. Isso inclui seguir as práticas recomendadas de SEO, mas também ir além, considerando a intenção do usuário e a relevância do conteúdo.

Além de entender as diretrizes de qualidade e o que o Google considera como problemas de qualidade, é importante construir o que o Google chama de “Conteúdo Útil”, ou seja, conteúdo desenvolvido e pensado para agradar as pessoas e responder suas dúvidas – não focando apenas em fatores de rankeamento.

Por isso, aqui estão algumas dicas para criar conteúdo de alta qualidade que ressoe tanto com os leitores quanto com os algoritmos de busca:

1. Entenda a Intenção de Busca do Usuário

Um dos pontos mais importantes para a criação de conteúdo de valor é entender que os usuários possuem diferentes intenções de busca e seu conteúdo deve atender diretamente à intenção dele.

Como assim? Basicamente, existem quatro intenções de busca: informacional, navegacional, comercial e transacional:

Ao identificar se os usuários estão procurando informações, realizando uma compra, ou buscando um site específico, você pode adaptar o seu conteúdo para atender a essas diferentes intenções e/ou focar seu conteúdo em uma intenção específica.

Além disso, você pode usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave para entender as perguntas e os tópicos que seu público-alvo está buscando.

2. Estruture e facilite a leitura de seus conteúdos

Criar conteúdos claros, bem estruturados com títulos e subtítulos otimizados para SEO são uma ótima forma de facilitar a leitura dos usuários e ajudar os mecanismos de busca a entender o foco do conteúdo e rankea-lo corretamente nos resultados de pesquisa.

Além disso, outra dica importante é manter os parágrafos curtos e diretos para melhorar a legibilidade e incorporar palavras-chave de forma natural tanto no texto como nos títulos, meta descrições e URLs.

Por fim, manter seu conteúdo otimizado para SEO com links internos e externos, otimização das imagens e outras práticas de SEO on-pageSEO off-page são essenciais para o bom posicionamento do seu site nas SERPs.

3. Crie conteúdo útil e original

Como comentamos anteriormente, o Google se preocupa muito com a qualidade dos conteúdos do ponto de vista do usuário. Tanto que, eventualmente, o buscador realiza atualizações para remoção de conteúdo considerado Spam e uma Atualização de Conteúdo Útil, com foco em identificar e priorizar conteúdos de valor nos resultados de pesquisa.

Por isso, criar conteúdo que ofereça uma nova perspectiva ou informações úteis que não estão disponíveis em outros lugares e usar dados, estudos de caso e exemplos reais são essenciais para dar credibilidade ao seu conteúdo e destacar seu conteúdo nos critérios EEAT do Google.

4. Utilize a IA de forma eficiente

Diversos estudos mostram que os profissionais de marketing estão aderindo às ferramentas de IA para apoiar sua criação de conteúdo, portanto, você não deve temer esses avanços e sim utilizá-los a seu favor.

Usar ferramentas de IA, como o ChatGPT, para gerar ideias de conteúdo, revisar e analisar seus conteúdos são ótimas formas de aprimorar seu trabalho, sem utilizar a IA para efetivamente escrever seus conteúdos.

No entanto, o Google já informou em atualizações recentes que a criação de conteúdo com IA não viola suas diretrizes, contanto que o conteúdo atenda às suas especificações de qualidade.

Ao seguir essas práticas, você estará não apenas otimizando seu conteúdo para os mecanismos de busca, mas também garantindo que ele ofereça valor real e relevante para seus leitores.

Conte com quem é Mestre em SEO!

A criação de uma presença sólida no meio digital envolve diversos aspectos como autoridade, criação de conteúdo de valor, tráfego pago, geração de leads e muito mais.

No entanto, é imprescindível a utilização de estratégias de SEO eficientes, que auxiliem o seu negócio a conquistar e manter um bom posicionamento nos motores de busca. Por isso, contar com uma Agência de SEO é fundamental nesse processo.

Há mais de 15 anos, a Agência Mestre auxilia empresas a conquistarem mais autoridade e visibilidade no meio digital, sendo uma das pioneiras no trabalho de SEO no Brasil! Descubra como podemos te ajudar com nossa Consultoria de SEO e Marketing de Conteúdo.

LEIA MAIS

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?