SEO

O Que o Google Considera Como Problemas de Qualidade

Por Letícia Matsumoto

John Mueller, do Google, explica a diferença entre aspectos técnicos de SEO e o que é considerado um resultado de qualidade.

Letícia Matsumoto

Fazer com que o seu site alcance boas classificações é essencial para que o público-alvo do seu negócio encontre sua empresa. No entanto, entre os diversos atributos de ranqueamento que o Google utiliza para apresentar resultados para os usuários está a qualidade de uma página. Mas, o que o maior buscador do mundo enxerga como qualidade?

Em seu Twitter, John Mueller respondeu a dúvida que questionava se problemas técnicos de SEO poderiam ser também problemas de qualidade. Confira!

Problemas de qualidade são coisas que os usuários consideram problemáticas

O grande objetivo dos buscadores é apresentar bons resultados para as pesquisas dos usuários. Ou seja, se alguém procura tirar uma dúvida, os primeiros resultados devem explicar claramente o que aquela pessoa deseja. Então, o Google, nesse caso, deveria apresentar uma página de qualidade como resultado. No entanto, John explica que isso é classificado de acordo com o que é visível para o usuário. Por exemplo:

“Rel-canonical ruim, levando a um URL alternativo sendo indexado, algo que os usuários notariam? Provavelmente não”.

John também disse que é comum ver problemas técnicos e de qualidade no mesmo site, de maneira que um sobrepõe o outro. Mas, apesar de serem elementos diferentes um dos outros, apenas melhorar um aspecto técnico, por exemplo, não faria com que a classificação de qualidade da página melhorasse.

John escreveu:

“Só porque um site é tecnicamente válido não significa que seja um resultado de pesquisa útil e relevante para os usuários”

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

Aprenda tudo sobre o algoritmo do Google em um único artigo

O algoritmo do Google está em constante evolução, manter-se atualizado pode ser um desafio entre tantos artigos disponíveis na web. Pensando nisso, nós reunimos as principais dúvidas e updates em um único artigo. Confira o “Algoritmo do Google: Como Funciona o Maior Buscador do Mundo?

LEIA MAIS

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?