Marketing Digital

Agromarketing: Guia do Marketing Para o Agronegócio

Por Raquel Pereira

Confira o que é o Agromarketing e como essa estratégia pode ajudar sua empresa do setor agrícola a crescer no meio digital.

Raquel Pereira

Segundo o IBGE, a agropecuária é uma das atividades de maior relevância no cenário nacional, principalmente, por fatores históricos, geográficos e socioeconômicos. Hoje, observamos que o Brasil é um dos principais países quando falamos do comércio internacional de produtos agropecuários – principalmente a soja, o café e as carnes.

Com os avanços da transformação digital por todo o país, já era de se esperar que um dos maiores setores da economia brasileira não ficaria para trás.

Apesar dos desafios, hoje já percebemos uma participação cada vez maior do setor no meio digital. Afinal, sabemos que esse não é mais um diferencial para as empresas; hoje, para alcançar mais pessoas, ter mais oportunidades de vendas e caminhar junto com os potenciais clientes é preciso estar presente no meio digital.

Confira nesse artigo como você pode tornar a sua empresa do ramo agrícola em uma grande potência no meio digital:

  • o que é agromarketing?;
  • o cenário do agronegócio no Brasil;
  • qual é a função do marketing no agronegócio?;
  • benefícios do agromarketing para o produtor rural;
  • estratégias de marketing digital para o agronegócio;
  • desafios do marketing no setor agrícola;
  • conte com a Agência Mestre para crescer no meio digital!

O que é o Agromarketing?

Assim como existem estratégias de marketing específicas para os setores B2B, B2C, para e-commerces e outros setores, podemos dizer que o Agromarketing é um conjunto de estratégias e técnicas de marketing pensadas para o setor agrícola.

O Agromarketing envolve desde a promoção de produtos agrícolas até a construção de uma marca forte para empresas do ramo. Além disso, consiste em uma construção de relacionamentos duradouros entre os clientes desse setor.

Assim como os demais setores, o agronegócio precisa de estratégias de marketing digital eficientes para alcançar mais resultados, no entanto, muitos empreendedores desse ramo possuem limitações e dúvidas que os impedem de investir nessas técnicas.

No entanto, com a digitalização acelerada que vimos nos últimos anos e as mudanças comportamentais dos consumidores, o setor começou a sentir essa necessidade de inovação mais diretamente.

Além disso, não foi apenas o consumidor que mudou; por se tratar de um ramo onde os negócios costumam passar de geração em geração, o empreendedor agrícola hoje é mais jovem, mais conectado e mais preparado para inovar.

O Cenário do Agronegócio no Brasil

Como dito anteriormente, o agronegócio brasileiro é um dos mais relevantes em todo o mundo o que, consequentemente, torna esse um dos setores mais importantes para o crescimento do país.

Segundo o portal CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o setor vem produzindo cada vez mais e reduzindo o preço da alimentação no país. Isso ajuda a melhorar a saúde e qualidade de vida da população, além de auxiliar no crescimento da indústria – uma vez que a população pode “gastar mais” com outros bens e serviços.

Além disso, o portal também informa que em 2020, a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R$ 1,98 trilhão ou 27% do PIB brasileiro.

O perfil e os desafios do agricultor brasileiro

Com base em uma pesquisa conduzida pela Fruto Agrointeligência, com mais de 340 agricultores brasileiros, a EY em parceria com a CropLife Brasil desenvolveram um estudo chamado “Inovação no agronegócio e a qualificação do produtor brasileiro na era digital”.

Segundo os dados coletados, a “nova geração” do agronegócio brasileiro possui uma faixa etária entre 25 e 44 anos, com 95% deles tendo mais familiaridade com a internet e com ferramentas tecnológicas.

No entanto, mesmo os agricultores mais jovens afirmam ter dificuldades para avançar na modernização do campo, em decorrência de fatores operacionais, como equipamentos e tecnologias (67%), mas também pela dificuldade em contratar serviços especializados para o setor (44%).

Qual é a função do Marketing no Agronegócio?

Conforme compartilhado pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro, o combate à narrativas negativas e o fortalecimento da imagem do setor só pode se alcançado com uma comunicação efetiva do agronegócio:

“Unificar o discurso com base em dados confiáveis e reais é essencial para mostrar à sociedade urbana a importância do agronegócio na produção de alimentos, fibras e energia, além de seu papel na economia.”

A comunicação do setor pode ser difícil, mas certamente é necessária. A principal função do marketing no setor agrícola é elevar a visibilidade das empresas do setor, de forma que elas possam mostrar seus produtos e serviços para uma gama ainda maior de pessoas e empresas interessadas.

Por que investir em Marketing no Agronegócio?

Segundo especialistas e empresas de consultoria de negócios, como o Sebrae, todo negócio deve investir – pelo menos – 5% do seu faturamento mensal em estratégias de marketing; incluindo as empresas do setor agro.

No entanto, indo além da necessidade de manter-se dentro de um “panorama de marketing digital” esperado, o investimento em marketing no setor agropecuário tem como objetivo auxiliar em outro desafio do setor – esse, talvez, ainda maior: conseguir se desenvolver e crescer.

O Sebrae mostra que, segundo dados do DataSebrae 2020, entre as 503.744 empresas agropecuárias, 59.916 são consideradas pequenos negócios, o que representa 11,89% do total.

Existe um potencial muito grande no setor para tornar as empresas mais competitivas, mas isso só é possível por meio da digitalização e da construção de estratégias de marketing digital eficientes, que busquem colocar as empresas do setor nos canais em que os clientes procuram por elas.

Benefícios do Agromarketing para o produtor rural

O novo produtor rural já sabe que as estratégias de marketing digital são o futuro, mas é preciso entender quais são os benefícios de aplicar essas estratégias no dia a dia do negócio. Podemos destacar:

  • maior visibilidade no meio digital: o novo produtor rural está mais conectado e, como vimos, um dos seus desafios é encontrar serviços especializados. Para você que possui uma empresa que presta serviços e vende produtos para esse produtor, o meio digital é o caminho. 
  • maior alcance da audiência: além disso, para o produtor que busca maior alcance da sua audiência, os canais digitais são essenciais; afinal, as pessoas estão ativamente buscando por produtos e serviços no meio digital.
  • agregar valor à marca: se o seu objetivo é fazer com que a sua empresa cresça e tenha mais prestígio no meio digital, as estratégias de marketing digital são o caminho ideal para isso, pois ajudam a elevar sua credibilidade.
  • construção de relacionamentos: conquistar um novo cliente pode custar 25 vezes mais do que manter o bom relacionamento com os clientes que você já tem. Com ações de marketing digital, você pode realizar a “manutenção” desse relacionamento de forma prática e manter seus clientes fiéis à sua marca.
  • manter-se atualizado frente à concorrência: por fim, um dos benefícios mais relevantes das estratégias de marketing digital no setor rural é a possibilidade de manter seu negócio sempre atualizado frente à concorrência. Conhecendo o meio digital, você pode antecipar tendências e trazer mais inovação e credibilidade para sua empresa.

Estratégias de Marketing Digital no Agronegócio

Existem muitas estratégias que podem ajudar o seu negócio rural a crescer digitalmente e cada modelo de negócio terá resultados diferentes com cada uma delas. Vamos falar sobre as estratégias que testamos e sabemos que geram resultados:

SEO para o Agronegócio

A estratégia de SEO (Search Engine Optimization), consiste na otimização de um site da web para que ele possa ser encontrado organicamente pelos clientes, principalmente, em motores de busca.

Basicamente, é uma estratégia que busca colocar o seu negócio em destaque nos canais em que as pessoas interessadas podem pesquisar por ele, como o Google por exemplo.

Se você já possui um site institucional da sua empresa, essa estratégia tem grande potencial de atrair mais visitantes para ele, de forma que você possa gerar mais leads e, consequentemente, mais vendas.

Além de colocar o seu site em destaque, essa estratégia ajuda o seu negócio a ganhar visibilidade e eleva sua autoridade nos motores de busca por meio da criação de conteúdo de valor para a sua audiência, o que nos leva para a segunda estratégia. Confira como uma Agência de SEO pode te ajudar com essa estratégia.

Marketing de Conteúdo para o Agronegócio

Imagine que você seja um pequeno produtor de soja e precise mostrar o seu produto para mais pessoas. Você pode imaginar que, simplesmente, aparecendo em 1º lugar quando as pessoas pesquisam “soja” no Google já vai ser a solução para os seus problemas.

Mas, será que alguém que pesquisa soja quer – realmente – comprar soja? A maior parte das pesquisas que as pessoas fazem na internet são informativas, ou seja, são feitas com o intuito de encontrar um conteúdo que responda uma dúvida.

Com uma estratégia de marketing de conteúdo, o seu site pode prover informações e conteúdos relevantes para as pessoas que ainda não estão em uma etapa de compras, mas já se interessam pelo seu produto.

Dessa forma, será possível conquistar mais visibilidade, aumentar sua autoridade frente aos buscadores – mostrando que você é um especialista naquele assunto e, consequentemente, encaminhar seus leads para um momento de compra. Confira como o Marketing de Conteúdo pode ajudar o seu negócio.

Inbound Marketing para o Agronegócio

O que nos leva à terceira estratégia: Inbound Marketing. Essa estratégia, basicamente, consiste em oferecer um conteúdo de valor para os usuários, assim como o marketing de conteúdo.

No entanto, no Inbound Marketing nós buscamos utilizar os conteúdos para levar os leads do ponto A ao ponto B através do funil de vendas.

Com essa estratégia, nós entendemos que cada etapa da jornada de compras do cliente exige uma comunicação e uma abordagem diferente, por isso, utilizamos estratégias de nutrição para manter o lead engajado com nossas comunicações até que ele esteja pronto para comprar.

Tráfego Pago para o Agronegócio

Além dessas, também temos as estratégias de Tráfego Pago, que consistem em investir um valor em canais de publicidade online, como Google Ads, Meta Ads e outros, para ficar em destaque e alcançar mais pessoas.

O tráfego pago é uma ótima forma de aumentar sua visibilidade no meio digital de forma rápida e no curto prazo, mas engana-se quem pensa que basta apenas colocar o investimento e deixar que as plataformas trabalhem sozinhas; isso só vai fazer com que você perca dinheiro e oportunidades.

Uma boa estratégia de tráfego pago precisa de otimização constante para atingir resultados satisfatórios e gerar um ROAS (Retorno sobre o investimento em Publicidade) adequado para continuar crescendo.

Engajamento com o cliente e redes sociais

Estabelecer um relacionamento, como dissemos anteriormente, é uma das vantagens do marketing digital e a melhor plataforma para isso são as redes sociais.

Claro, você pode e deve ter uma ferramenta de gestão de leads e um CRM como a RD Station para acompanhar os seus leads e manter uma comunicação por e-mail ou aplicativo de mensagens, essa é uma das melhores maneiras de manter o relacionamento saudável com seus clientes.

Mas, as redes sociais não perdem em proximidade e engajamento com o público. Os brasileiros são a terceira população no mundo que mais passa seu tempo navegando em redes sociais, segundo estudos.

Além disso, esses são canais cruciais para manter diálogos com novos clientes em potencial, compartilhar mais sobre a sua autoridade no mercado e seus conteúdos e expandir sua visibilidade. Confira como criar uma estratégia de conteúdo para as redes sociais!

Desafios de marketing do setor Agrícola

O marketing no setor agrícola enfrenta vários desafios, como sazonalidade, variações de produção e demanda, e questões ambientais. No entanto, com as estratégias certas, é possível superar esses desafios e alcançar excelentes resultados.

Qual a melhor estratégia de marketing para o agronegócio?

Essa certamente é a pergunta mais importante para os profissionais e produtores rurais que não querem perder tempo, no entanto, a resposta é que não existe uma estratégia certa.

Não há receitas de bolo ou fórmulas mágicas que façam o seu negócio crescer no meio digital. Todas as estratégias que comentamos são validadas por nossos mestres e nossos clientes e sabemos que elas podem elevar os resultados, mas isso depende de diversos fatores.

Case de Sucesso do setor rural

Mas, nós temos uma história que pode te ajudar a se inspirar e começar uma estratégia de marketing digital. Recentemente, nós realizamos uma entrevista com um dos nossos maiores parceiros do agronegócio: a Yara Brasil.

Confira o vídeo e veja como nossas estratégias auxiliaram no desenvolvimento do negócio e na economia de investimentos:

Conte com a Agência Mestre para crescer no meio digital!

O seu negócio pode ter resultados tão surpreendentes quanto os de Yara Brasil! O setor de agronegócio está em crescimento constante, mas é preciso digitalizar sua operação para não acabar ficando para trás.

Descubra como nossa consultoria de marketing digital pode ajudar o seu negócio a crescer!

LEIA MAIS

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

Guia de Atendimento por WhatsApp

Descubra como sua empresa pode oferecer um atendimento excepcional aos clientes através do WhatsApp. Este guia completo irá transformar a experiência do seu cliente e impulsionar seu negócio.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?