Marketing Digital

Transformação Digital: O Que é e Qual a sua Importância?

Por Raquel Pereira

Descubra tudo o que você precisa saber sobre transformação digital nesse artigo completo!

Raquel Pereira

Possivelmente, você já deve conhecer o termo transformação digital, mas o que ele realmente significa? A transformação digital é uma transição, que se inicia com a mudança na mentalidade de uma empresa, em busca de novas oportunidades para elevar o seu negócio e atualizar seus processos de forma tecnológica.

Nos últimos anos, principalmente impulsionados pela pandemia e as restrições sanitárias, muitas empresas passaram por um processo acelerado de transformação digital. No entanto, devido à urgência do período, o desenvolvimento das estratégias de digitalização não foi adiante.

Nesse artigo, você vai aprender sobre o que significa a transformação digital e como a sua empresa pode começar esse processo. Confira:

  • o que é a transformação digital nas empresas?;
  • o que ocasionou a transformação digital?;
  • qual o objetivo da transformação digital nas empresas?;
  • quais são os pilares da transformação digital?;
  • quais são os impactos da transformação digital?;
  • como implementar a transformação digital?

O que é a transformação digital nas empresas?

A transformação digital é uma transição, ou seja, é quando uma empresa decide reestruturar os processos internos, com base em uma cultura digital e direcionada à produtividade, com objetivo de solucionar problemas com ferramentas e estratégias digitais.

Dessa forma, a empresa consegue aumentar o desempenho de suas ações, ampliar o alcance do mercado e impactar mais pessoas interessadas nos produtos e serviços, além de expandir a quantidade de ações para obtenção e análise de dados.

De acordo com um estudo realizado pela International Data Corporation (IDC), 70% das empresas que apareceram no ranking da Fortune 500 em 2017, já estavam focando em montar seus times com base na era da transformação digital.

O que NÃO é transformação digital?

A transformação digital não é uma ideia para o futuro. Ela está acontecendo agora, em diversas empresas de diversos setores, a tecnologia está se tornando o elemento central dos negócios.

Quando pensamos em transformação digital, precisamos ter em mente que não se trata de uma ação isolada na empresa. É necessário compreender essa mudança como uma quebra dos padrões tradicionais das empresas.

Não é apenas uma mudança tecnológica, mas de gestão e cultura também. As empresas que estão empenhadas em realizar essa mudança, devem compreender que ela levará tempo e exigirá recursos como:

  • mudanças no modelo de gestão;
  • talentos capacitados e interessados em explorar novas ferramentas;
  • investimentos financeiros (que não precisam necessariamente ser milionários, mas devem ser incluídos no planejamento).

Além disso, por se tratar de um assunto novo no mundo business, é importante ressaltar que a transformação digital não está relacionada apenas a empresas de tecnologia. Muito pelo contrário, essa transição nas empresas pode trazer diversos benefícios que serão explorados mais a frente neste artigo.

O que ocasionou a transformação digital?

Diferentemente das revoluções industriais, a transformação digital é um processo muito mais cultural do que estrutural, pois está fortemente relacionado à uma mudança nos processos da empresa como um todo, visando solucionar problemas através de tecnologia, enquanto as revoluções industriais focam mais nos processos e resultados de produção.

Dessa forma, podemos entender que o motivo que ocasionou a transformação digital vai muito além da necessidade de utilizar tecnologia para otimizar o desempenho das empresas em meio à um período de constantes evoluções digitais.

O verdadeiro “porquê” da transformação digital está no contexto sociocultural e econômico global. Atualmente, a sociedade está vivendo um período chamado “VUCA”, acrônimo para Volátil (Volatility), Incerto (Uncertainty), Complexo (Complexity) e Ambíguo (Ambiguity).

Partindo dessa perspectiva, a transformação digital acontece para que as empresas consigam acompanhar não apenas a diversidade cada vez maior do setor de tecnologia, mas também os hábitos e comportamentos de compra das pessoas e as reações aceleradas do mercado aos acontecimentos.

Os Impactos da Transformação Digital na Sociedade

Uma mudança como a transformação digital não impacta apenas as empresas, ela está relacionada ao comportamento dos consumidores, das organizações, do mercado e de toda a sociedade.

Se hoje não compramos mais como há dois anos atrás, isso está fortemente atrelado às mudanças comportamentais causadas no auge das transformações digitais no Brasil. Engana-se quem acredita que as empresas foram propulsoras da transformação digital.

A realidade é que as empresas estão se adaptando a um comportamento gerado pelos consumidores: o uso da internet e tecnologia no dia a dia das pessoas foi o pontapé inicial para toda uma evolução por parte das empresas.

Avanços tecnológicos nas áreas de comunicação, mobilidade urbana, no varejo e no consumo de informações são a causa de todo o movimento das empresas para se adaptar aos novos canais utilizados pelos consumidores.

Qual o objetivo da transformação digital nas empresas?

O objetivo de aderir à transformação digital nas empresas é utilizar a tecnologia a seu favor, de forma que a produtividade da equipe e a relação com a sociedade sejam beneficiadas. Ou seja, aproximando as marcas com a realidade de seus compradores.

Utilizando as ferramentas e estratégias da transformação digital, é possível otimizar e resolver problemas tradicionais das empresas, de forma mais simplificada e com mais garantia de acompanhamento dos resultados, possibilitando a medição dos esforços e orientando a tomada de decisões.

Por que a transformação digital é importante para as empresas?

Como foi dito, o objetivo da transformação digital é utilizar a tecnologia para otimizar a rotina das empresas. Considerando que hoje, os negócios estão em um mercado cada vez mais competitivo e volátil, com consumidores sempre em busca de novas experiências, utilizar a tecnologia para se adequar aos “gargalos” do dia a dia é fundamental.

Como o design thinking, por exemplo, que é uma abordagem utilizada para solucionar problemas. Ou seja, a transformação digital é importante para tornar as empresas mais preparadas para as mudanças cada vez mais rápidas que o mercado exige.

É um processo cultural, pois não envolve apenas a aquisição de serviços e ferramentas on-line de forma aleatória. É uma mudança comportamental, em todos da empresa.

Quais são as vantagens da transformação digital?

Agora que você já sabe porque a transformação digital é importante para a sua empresa, principalmente no que diz respeito às mudanças no mercado digital e no comportamento dos consumidores, vamos analisar as vantagens de iniciar uma na sua empresa:

Criatividade e Inovação

No Marketing 5.0, os consumidores não esperam mais que as empresas criem um produto para que eles comprem e digam se gostam ou não, se é útil ou não. As pessoas procuram cada vez mais por empresas empenhadas em entender suas necessidades e entregar formas de solucioná-las.

No entanto, isso exige mais do que apenas conhecimento sobre o que o consumidor quer, uma das características mais procuradas em colaboradores hoje é a criatividade. Mas, a criatividade pode ser muito melhor trabalhada quando se há tempo para pensar.

Quando uma empresa entende a importância da criatividade, novas oportunidades surgem. Afinal, com um mindset digital, as empresas deixam que as ferramentas façam o trabalho “manual”, enquanto o colaborador analisa os dados e observa novas abordagens para impactar o consumidor.

Agilidade e Flexibilidade

O uso de tecnologias, quando aplicado da forma correta, contribui para o aumento da produtividade do colaborador. Assim como o aumento da criatividade, quando há uma ferramenta para realizar as tarefas rotineiras, o colaborador pode utilizar seu tempo em entregas melhores e mais rápidas.

Relacionamento com o cliente

A utilização de um CRM de vendas é uma das ferramentas que auxilia na gestão e relacionamento com os clientes, e esse é apenas o começo do que a transformação digital pode entregar em resultados para a sua empresa.

Além de aproximar o cliente da empresa, essa nova era do uso de tecnologia nas relações entre marca e consumidor oferece aos clientes a possibilidade de entrar em contato com as empresas a qualquer momento, estreitando os laços e gerando mais confiança.

Isso ajuda a tornar o seu negócio mais aberto e acessível, levando sua empresa ao alcance de mais pessoas e conquistando novos clientes todos os dias. O uso dessas tecnologias ainda permite que as empresas tenham maior conhecimento e controle da jornada de compra, oferecendo informações para que as empresas possam tornar a experiência dos clientes mais satisfatória.

Quais são os pilares da transformação digital?

Para colocar em prática a transformação digital em sua empresa é necessário se basear em seus pilares.

Confira cada um deles e sua importância para dar início a transição para a nova realidade de mercado.

Pessoas

Os colaboradores são componentes imprescindíveis para um negócio de sucesso, com pessoas alinhadas à cultura da sua marca os processos serão desenvolvidos e implementados.

No entanto, para contar com os profissionais certos dentro da sua equipe é preciso alinhar as expectativas em todas as etapas, desde o momento da prospecção de talentos, seu treinamento ao desenvolvimento de plano de carreira.

Cultura

Construir a cultura de uma empresa é um processo de longo prazo, visto que é algo que deve estar alinhado com os valores da empresa e de seus colaboradores. Trata-se de um exercício e ações de incentivo constante.

A transformação digital exige aprimoramento contínuo por parte de todos os integrantes da empresa, desde sua liderança até a equipe operacional. Então, a cultura organizacional deve valorizar e promover as ferramentas necessárias para que todos estejam preparados para as inovações.

Nesse pilar indica-se que um gestor de recursos humanos experiente auxilie na implementação de um plano de cultura organizacional. Além de treinamentos aprofundados na gestão das equipes, afinal, o exemplo deve vir dos líderes para os liderados.

Tecnologia

Para o atingimento dos objetivos é necessário haver fornecimento dos meios, e é aí onde a tecnologia se encontra. No entanto, com a imensa disposição de opções no mercado, algumas empresas acabam não sabendo como escolher a melhor solução para suas organizações.

No caso das martechs, tecnologias focadas em aprimorar as estratégias de marketing, alguns líderes não sabem como explorar o potencial de seus recursos. Como indica o estudo da Gartner.

Nesse quesito é imprescindível que sua equipe técnica esteja antenada com as principais leis digitais vigentes, como é o caso da LGPD. Além de restrições decorrentes dessas legislações, como por exemplo, o fim dos cookies de terceiros para monitoramento do comportamento dos usuários.

Cliente

O cliente é o grande “porquê” das estratégias implementadas dentro de uma empresa, afinal, sua satisfação e longevidade dentro do negócio é o que indica o sucesso de uma marca. Então, o estudo dos clientes mais importantes da sua carteira será o norte para o seu planejamento para a transformação digital.

Analise dados como:

  • principais meios de comunicação com o cliente;
  • histórico dos canais de origem dos seus clientes;
  • satisfação da sua carteira atual (NPS);
  • o atual processo de gestão de relacionamento com o cliente e pontos de melhorias;
  • o atual processo de gestão de novos clientes e pontos de melhoria.

Visão

Durante o processo de transformação digital é preciso que você tenha uma visão clara de qual é o futuro da empresa que você/seus sócios/diretoria imaginam. O que você começa a implementar hoje é a chave para conquistar os objetivos depois.

Construa um planejamento de pequeno, médio e longo prazo, elenque as prioridades e emergências que sua organização possui. Ah, e não se esqueça que essa tarefa é um processo conjunto com todas as áreas.

Quais são os Impactos da Transformação Digital para a Era digital?

Ao dar início ao processo de transformação digital você vai notar algumas mudanças positivas dentro da sua organização, confira quais são elas:

Otimização de processos e redução de custos

Tarefas e processos triviais se tornarão automatizados ou incrivelmente mais rápidos. É algo que acontece quando as tecnologias estão trabalhando a favor da empresa.

Com o auxílio das ferramentas certas também será possível identificar gargalos, o que a partir da inteligência dos seus profissionais pode se tornar um aprimoramento nos processos vigentes.

Consequentemente, o tempo dos colaboradores será melhor aproveitado, podendo haver um aumento de entregas em um menor espaço de tempo. Uma redução de custos devido a alta produtividade nas horas de trabalho de sua equipe.

Aumento de produtividade

Ao conquistar agilidade em questões operacionais, todas as equipes terão mais tempo para se dedicar a questões mais complexas, justamente por também estarem munidas de resultados que antes não tinham acesso.

Eis o aprimoramento contínuo que a transformação digital exige, mas também proporciona os meios necessários.

Vantagem competitiva frente a concorrência

Com a transformação digital sua empresa vai estar alinhada com o que há de mais moderno no mercado. As marcas iniciarem o processo de transição primeiro construirão uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.

Satisfação do cliente

As ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente são parte fundamental para empresas que fazem parte da Era digital, elas permitem que seu time monitore e gerencie desde o primeiro contato com o potencial cliente até a manutenção do atendimento com os clientes de sua carteira atual.

Antecipar-se de eventuais conflitos e estar atento às necessidades de seus consumidores só aumenta sua satisfação e também as chances de uma parceria de longo prazo.

Como implementar a transformação digital?

Hora de colocar a mão na massa, confira o que é necessário para dar início a implementação da transformação digital na sua empresa:

Defina os principais pontos de transformação

Todo planejamento exige prioridades, no primeiro momento é preciso identificar o que é mais importante para o sucesso de sua organização. Confira alguns exemplos de objetivos recorrentes durante o processo de transição:

  • aprimorar a experiência digital do cliente;
  • aumentar o ticket médio da empresa a partir de ações digitais;
  • reduzir custos em processos pontuais;
  • aumentar a produtividade dentro da organização;
  • diminuir a saída de clientes (churn).

Após definir seus objetivos será possível avaliar quais as ações necessárias para conquistá-los.

Avalie quais as melhores ferramentas para o seu negócio

Para cada frente de sua organização haverá uma ferramenta que poderá auxiliar nas metas das equipes e desempenho de suas atividades cotidianas. A partir das suas prioridades, elencar o que é necessário e estudar as ferramentas que são referências e que se alinham às suas necessidades.

Para ações de Inbound Marketing e CRM, por exemplo, a RD Station é uma referência. Sendo uma das ferramentas de automação de marketing mais utilizadas no Brasil.

Prepare sua equipe

Para uma empresa estar preparada para a Era digital, sua equipe também precisa estar. Então, invista em treinamentos e capacitação. Dessa maneira você não irá desperdiçar investimento em ferramentas que sua equipe não saberá como utilizar.

Lembrando que não somente preparação técnica é necessária, mas de cultura organizacional também, como já citamos acima nesse artigo. Promova ações integrativas e voltadas para o crescimento de seus colaboradores. Uma equipe fiel é indício de um negócio saudável.

Conte com um time de experts para alavancar seus resultados

A transformação digital exige muitos esforços, mas todos serão muito bem recompensados no futuro. E para aqueles que desejam ter apoio de uma equipe de experts na Era digital para auxiliar sua organização a alcançar êxito em seu planejamento, a Agência Mestre é a melhor solução.

Somos a principal referência em SEO e Inbound Marketing no Brasil, contanto com um know-how de 14 anos de mercado e comprovando a eficiência de nossos serviços a partir de centenas de empresas atendidas em toda nossa história.

Você pode conferir como auxiliamos um de nossos clientes em seu processo de transformação digital lendo a o case de sucesso de como ele obteve, em apenas um ano, 74% de suas vendas a partir de ações digitais a partir do projeto personalizado que construímos para ele. Confira!

LEIA MAIS

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?