Marketing Digital

MarTech: Tecnologias Para Otimizar As Estratégias de Marketing Digital

Por Letícia Matsumoto

As MarTechs são os grandes investimentos dos gestores de marketing para esse ano. Clique e fique por dentro de quais são elas!

Letícia Matsumoto

Acompanhe como os profissionais de marketing estão utilizando sua pilha de martechs e quais são as principais tendências nesse setor. Este artigo será atualizado sempre que houver novidades, então salve nos seus favoritos para não perder.

Estudo Mostra que as Martechs Continuam “Subutilizadas”

A mais recente edição da The CMO Survey destaca tanto o aumento do investimento em ferramentas de marketing digital quanto os desafios enfrentados pelos CMOs na maximização de seus benefícios.

Estudo Mostra que as Martechs Continuam “Subutilizadas”

O estudo examina a expansão do uso de tecnologia de marketing, revelando que o investimento em martechs agora representa uma fatia significativa do orçamento de marketing – crescendo de 17,3% no ano passado para 19,9% este ano, com expectativas de alcançar quase um terço (30,9%) em cinco anos. 

Isso reflete uma tendência global de aumento contínuo nos gastos com tecnologias de marketing. No entanto, apesar desse investimento crescente, a pesquisa identifica um desafio crônico: a subutilização das ferramentas disponíveis.

  • Atualmente, as empresas estão utilizando apenas 56,4% de suas capacidades de martech, uma melhoria em relação aos anos anteriores, mas ainda longe do ideal.

Profissionais de Marketing Usam Menos da Metade dos Recursos das Martechs

Outro estudo do Gartner mostra que os líderes de marketing estão encontrando problemas para aproveitar todo o potencial da amplitude de recursos de sua pilha de martechs.

As ferramentas de marketing oferecem diversas possibilidades de obter insights, gerenciar pessoas, acompanhar métricas e outras atividades essenciais para o sucesso de um negócio. Recentemente, um estudo da Capgemini mostrou que empresas mais maduras no uso dessas tecnologias têm melhores resultados.

No entanto, quase metade (42%) dos 324 líderes entrevistados pela Gartner disseram estar usando apenas metade dos recursos disponíveis em sua pilha geral de martech, representando uma queda de 16 pontos percentuais desde a última pesquisa, realizada em 2020.

De acordo com dados do relatório, o principal motivo para essa queda no uso das funcionalidades das tecnologias está relacionado à sobreposição de ferramentas, seguido pela dificuldade de encontrar e recrutar talentos que saibam utilizar e impulsionem a adoção dessas tecnologias.

Como esses profissionais pretendem utilizar sua pilha de martechs no futuro?

O Gartner mostra que os profissionais de marketing estão preparando suas ferramentas de marketing para o futuro sem cookies de terceiros e para atuar em novos canais de marketing.

Entre esses canais, o social commerce é o recurso que a maior parcela (32%) dos entrevistados já implantou tecnologia para dar suporte. Com o aumento das compras por aplicativos sociais, como o YouTube Shopping, o comércio social é considerado o principal canal digital para o futuro.

Basicamente, apenas um em cada 10 entrevistados do Gartner não pretende investir nessa tecnologia nos próximos 12 meses, visto que 58% dos entrevistados da pesquisa estão explorando (28%) ou testando (30%) ferramentas para suporte dessa estratégia.

Enquanto isso, outras estratégias como “Publicidade no Metaverso” e “Publicidade me streamings e podcasts” estão com menor investimento imediato (26% e 25% respectivamente), mas são canais de grande interesse desses líderes, com 37% e 40% já procurando ferramentas para apoiá-los nesses canais, respectivamente.

O que é MarTech?

O termo MarTech é derivado da junção de duas palavras: “marketing” e “technology”. Basicamente, são ferramentas que visam otimizar as estratégias de marketing digital. Alguns exemplos, bastante conhecidos, de martechs:

O relatório produzido pela Ascend2 e pela Oracle, revelou que mais de 8 em cada 10 profissionais de marketing concordam fortemente (36%) que terão que adicionar, remover ou substituir componentes de sua pilha de MarTech atual para melhorar o desempenho este ano.

Os resultados foram obtidos pelas entrevistas com 853 profissionais de marketing em cargos de gestão e liderança nos EUA, Reino Unido, Canadá e Índia. Os entrevistados vieram de empresas B2B (41%), B2C (24%) e B2B e B2C (35%).

Crescimento na utilização de MarTechs

De acordo com uma pesquisa da Third Door Media, dois em cada três profissionais de marketing relataram ter substituído uma solução martech em 2021. O principal objetivo seria o aprimoramento do desempenho de suas estratégias, no entanto, por outro lado, um grande desafio está na integração dessas tecnologias.

O que é martech?

Apesar de existirem diversas tecnologias no mercado, muitos profissionais não dominam todas as suas funcionalidades, levando ao desperdício de investimento. Afinal, não há o aproveitamento da total potencialidade da ferramenta. Em nosso case da FMP, você poderá entender um pouco sobre a diferença de resultados quando as estratégias estão integradas.

Investimento em MarTechs para 2022

Os profissionais de marketing, tanto B2B como B2C, pesquisados pela Ascend2 e pela Oracle, ​​apontaram os:

  • CDPs ou Plataformas de Dados do Cliente (37%);
  • soluções para segmentação (32%);
  • plataformas de e-mail marketing (32%);
  • soluções de teste e otimização (30%).

Como os principais investimos ainda para esse ano.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.

Ferramentas de Marketing Digital

Se você não quer ficar de fora da tendência mundial pela busca de novas tecnologias para aprimorar suas estratégias digitais, então, você deve conferir nosso artigo completo sobre ferramentas de marketing digital.

LEIA MAIS

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Alavanque seu e-commerce com Google Shopping! Utilize a principal ferramenta de pesquisa de produtos do Google e conquiste mais clientes. Clique e saiba mais.

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?