Marketing 5.0: O que é? Como funciona? Para que serve?

Por Thídila Salim

Marketing Digital

Marketing 5.0: O que é? Como funciona? Para que serve?

Não sabe o que é Marketing 5.0? Leia o artigo e saiba tudo sobre o conceito criado por Philip Kotler!

Thídila Salim

Você sabe o que é Marketing 5.0? Esse conceito foi criado pelo autor Philip Kotler, um professor universitário estadunidense, que traz a tecnologia para o centro das estratégias, permitindo uma visão ampliada de negócios para empresas.

Com inúmeros livros lançados, ele ficou conhecido como “Pai do Marketing”, sendo um grande guia para os profissionais dessa área. E, neste último estudo, ele entende que a inteligência humana e artificial devem se unir para enriquecer a experiência do usuário.

A ideia é minimizar os pontos negativos e trazer mudanças importantes para o mercado e para a sociedade. Compreender as principais alterações propostas por Kotler no Marketing 5.0 é muito importante para empresas e profissionais que desejam se manter competitivos.

Quer entender mais sobre o assunto? Neste artigo você verá:

  • o que é Marketing 5.0?;
  • para que serve o Marketing 5.0?;
  • como o Marketing 5.0 funciona e quais são os seus componentes?

O que é Marketing 5.0?

O termo se refere a uma evolução do marketing. No estágio 5.0, ele é marcado pelo poder da tecnologia, que deve ser usada para favorecer a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.

Esse conceito é explicado no livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”, escrito por Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. Porém, vale ressaltar que Kotler é um dos principais autores da obra e também uma das maiores referências da área.

A primeira edição da obra foi publicada em 2021 e teve grande influência do contexto pandêmico trazido pela Covid-19. O livro põe em evidência que essa situação contribuiu para acelerar a digitalização dos negócios, que muitos setores da economia foram afetados e que os consumidores mudaram seus comportamentos.

No estágio anterior Marketing 4.0, Kotler traz que os consumidores estão procurando por conteúdo de qualidade na internet antes de buscar serviços e produtos, criando uma uma relação cliente-empresa cada vez mais pessoal. Essa tratativa com o público avança ainda mais na nova obra do escritor.

Além disso, nos últimos tempos, vimos o surgimento de novas ferramentas tecnológicas. No Marketing 5.0, os autores entendem que essas tecnologias já vem mudando a nossa realidade e, futuramente, podem alcançar o Metaverso. Algumas delas são:

  • inteligência artificial;
  • processamento de linguagem natural;
  • sensores e robótica;
  • realidade virtual e aumentada;
  • internet das coisas;
  • blockchain.

Então, a ideia é que as empresas e profissionais possam aproveitar todo o potencial dessas novidades em suas estratégias, mas sem esquecer do cuidado com as pessoas. Ou seja, essas inovações não devem ser usadas para subjugar o ser humano.

Para que serve o Marketing 5.0?

O Marketing 5.0 tem como principal objetivo promover uma aproximação mais sólida entre marcas e consumidores com apoio das soluções tecnológicas que temos hoje, em uma simbiose “homem-máquina”.

Por exemplo, atualmente, é possível processar dados de forma muito mais inteligente e rápida, coletar informações do nosso público e, assim, produzir conteúdos de qualidade. E tudo isso graças a tecnologia.

Porém, todos esses avanços não dispensam o uso dos insights humanos. Somos capazes de desenvolver sabedoria, promover a pluralidade de pensamentos e encontrar soluções ainda mais inovadoras. Além disso, ainda existe o componente da empatia que é fundamental para acertar na gestão de relacionamento com o cliente.

Diante desse objetivo, o Marketing 5.0 deve servir para:

  • usar gatilhos mentais para atingir o emocional do cliente;
  • criar experiências que sejam memoráveis, engajando o consumidor;
  • apoiar causas justas, como questões ambientais, sociais e educacionais;
  • transformar os clientes em embaixadores da marca.

Como o Marketing 5.0 funciona?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o Marketing 5.0, que tal entender também como ele funciona? A aplicação dessa estratégia se baseia em alguns pilares essenciais para a geração de conexão emocional e para a relação de compra e venda das marcas com seus consumidores. São eles:

  • marketing orientado por dados — tomar decisões em uma empresa deve ser uma tarefa estratégica. Para que isso seja possível, a equipe deve se basear em dados concretos, considerando fatores internos e externos à organização;
  • marketing ágil — hoje, nós lidamos com uma enorme quantidade de informações dos nossos clientes e não dá mais para ficar preso a processos manuais. As operações precisam ser rápidas e otimizadas;
  • marketing preditivo — com apoio da tecnologia é possível trabalhar em análises mais preditivas, que possam indicar o sucesso de campanhas antes mesmo do seu lançamento. Interessante, não é?;
  • marketing contextual — esse pilar se traduz em atender cada cliente de forma individualizada e personalizada, considerando o seu contexto;
  • marketing aumentado — ele consiste em utilizar a tecnologia digital para aumentar e melhorar a produtividade dos especialistas do setor que têm contato direto com os clientes. Aqui também não se deve esquecer da empatia.

Viu só como o conceito 5.0 pode ser aplicado a partir desses pilares? O mundo caminha cada vez mais para a digitalização e é preciso acompanhar as novidades do mercado para não ser desbancado pela concorrência.

Porém, a incorporação das novas ferramentas e recursos do marketing digital precisa acontecer de forma humanizada para criar uma conexão verdadeira com o público. Agora, aprenda como descobrir as dores de uma persona para alinhar suas estratégias com as necessidades de seus clientes!

LEIA MAIS

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?