Como as Organizações Estão Utilizando a IA no Marketing Digital?

Por Raquel Pereira

Marketing Digital

Como as Organizações Estão Utilizando a IA no Marketing Digital?

Mais da metade dos executivos entrevistados estão utilizando IA e machine learning na personalização da experiência.

Raquel Pereira

Um relatório da Persado em parceria com a Coresight Research, analisa como as organizações estão utilizando a IA em seu marketing digital para engajar seus clientes.

Em março de 2020, 22% dos profissionais de marketing acreditavam que a utilização de inteligência artificial no marketing digital era algo “exagerado”. No entanto, pouco menos de dois anos depois, encontramos um cenário de teste dessa tecnologia por parte desses profissionais.

A pesquisa, realizada com mais de 160 executivos americanos, que representam empresas que já estão utilizando ou pretendem utilizar inteligência artificial, mostra que a IA está sendo testada em diferentes “frentes” do marketing digital.
IA no Marketing Digital

Usos mais citados

As três principais ações que os profissionais procuram testar a inteligência artificial são:

  • reconhecimento facial e/ou por voz (44,2%);
  • personalização da experiência pelos canais (43%);
  • criação de conteúdo interativo (41,2%).

Além disso, outra análise do mesmo estudo constatou que mais da metade (54%) dos entrevistados está usando IA ou machine learning para personalizar a experiência dos clientes, e outros dois quintos (39%), dizem que planejam utilizá-la para essa finalidade futuramente.

Dentre os entrevistados que utilizam para personalizar a experiência, 76% estão usando para personalizar e-mail, que é a área em que a personalização teve maior impacto, seguidos por 64% que utilizam também com chatbots e 61% com recomendação de produtos.

Conteúdo interativo com IA

41,2% dos entrevistados estão utilizando processamento de linguagem natural (PLN) para gerar conteúdo. Esse tipo de inteligência artificial analisa textos, categorizando palavras e extraindo seus significados, para utilizar em diferentes aplicações, como transcrição automática ou identificação de padrão de e-mails.

Em outro estudo, realizado pela Altimeter, foi identificado que menos de uma a cada cinco grandes empresas estão utilizando IA para criar e entregar conteúdo em grande escala. Isso mostra que, até o momento, o uso dessa tecnologia para geração de conteúdo criativo ainda é pequeno.

Por outro lado, os executivos estão confiantes quanto ao uso futuro da IA para geração de conteúdo, visto que mais da metade dos entrevistados estão planejando utilizar essa tecnologia nos próximos 12 meses ou três anos.

Restrições de dados

Os profissionais de marketing estão, cada vez mais, preocupados com as mudanças na privacidade de dados e, devido à incerteza sobre o futuro sem cookies, estão investindo fortemente em ações para aquisição de dados próprios.

Além disso, 46% dos entrevistados acreditam que o uso eficiente de dados primários é uma necessidade ao usar a IA no marketing digital, considerando como “extremamente importante”. No entanto, outro estudo mostra que apenas 29% dos profissionais de marketing estão confiantes sobre os dados que possuem.

Não perca nenhuma novidade sobre marketing digital, faça parte da nossa Lista VIP e receba semanalmente na sua caixa de entrada!

LEIA MAIS

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?