Profissionais de Marketing Não Estão Confiantes Sobre Seus Dados

Por Letícia Matsumoto

Marketing Digital

Profissionais de Marketing Não Estão Confiantes Sobre Seus Dados

Como utilizar os dados nas estratégias de marketing digital? Segundo pesquisa, essa é a principal dúvida entre os profissionais. Entenda!

Letícia Matsumoto

Os dados são referentes ao relatório produzido pela Ascend2, que contou com 383 profissionais de marketing B2B (30%), B2C (44%) e B2B2C (26%).

O estudo revela que apenas 29% dos profissionais de marketing concordam que possuem dados suficientes para tomar decisões eficazes sobre onde gastar recursos de marketing e/ou vendas.

Enquanto isso, a maior parte está apenas um pouco confiante de que possui dados suficientes (55%) e qualidade de dados (55%) para tomar decisões eficazes sobre onde gastar recursos.

Dados para a tomada de decisões

Dados para a tomada de decisões
No entanto, 94% dos entrevistados concordam que o uso de uma estratégia orientada por dados pode melhorar significativamente os esforços com geração de demanda.

Em outra pesquisa, também produzida pela Ascend2 e parceiros, no ano passado, dos 485 profissionais de marketing entrevistados, 24% diz que utiliza dados dos seus clientes como um fator determinante na tomada de decisões de marketing.

Oportunidades na utilização de dados

Segundo os entrevistados, dentre as atividades que são mais favorecidas pela utilização de dados dos clientes estão:

  • a personalização (42%);
  • a produção de e-mail marketing (38%);
  • a estratégia de conteúdo (36%);
  • o desenvolvimento de produtos e serviços (36%).

Geração de demanda orientada por dados

Agora, quando o tema é geração de demanda, os profissionais listaram:

  • marketing em tempo real (47%);
  • mapeamento da jornada do cliente (33%);
  • marketing baseado em contas (26%).

Quanto aos benefícios, mais da metade (52%) identifica melhoria na qualidade dos leads e melhor experiência do cliente (46%), além do aumento da quantidade de leads (37%).

No entanto, alguns profissionais de marketing relatam encontrar desafios ao utilizar dados para impulsionar a demanda. Isso inclui medir resultados, identificar públicos-alvo ou contas e alinhar processos de marketing e vendas.

Que tal aprofundar seus conhecimentos e ser um profissional valorizado e disputado no mercado de trabalho? Aprenda a como fazer marketing digital com dados!

Quer ficar sabendo dos assuntos mais comentados sobre marketing digital na sua caixa de entrada? Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades.

LEIA MAIS

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?