Quais as Primeiras Otimizações que Posso fazer em um Site?

Por Redator Mestre


Hoje, o nosso CEO Fábio Ricotta responderá uma pergunta bastante comum no mundo do Marketing Digital: quais são as primeiras otimizações que posso fazer em um site? Quer saber a resposta? Então dê o play nesse vídeo!

Primeira regra básica: cadastre o site no Search Console

De modo geral, quando falamos sobre as primeiras otimizações em SEO de um site, o primeiro passo é cadastrar o site no Search Console – antigo Google Web Master Tools. Assim que você acessá-lo, irá autenticar o site e lá mesmo encontrará uma série de fatores importantes para verificar: se o site aparece para as palavras-chave, se existe algum erro de servidor, se o site possivelmente está com página 404, entre outros. Esses são elementos que um profissional de SEO geralmente olha e que podem ajudar muito nas primeiras otimizações.

Recentemente, me deparei com um caso aqui, na Agência Mestre, em que o cliente estava com problemas de servidor e sempre que o Google tentava acessar o site dele encontrava algum erro. Essa questão de servidor é primordial, já que é por meio dele que o site pode receber mais visitas e, assim, gerar mais conversões.

Verifique títulos e metas descriptions

Em seguida, também é essencial verificar o relatório sobre os títulos que o Search Console gera. Dessa forma, é possível saber quantas páginas possuem títulos duplicados e quantas páginas não têm títulos. Se esse título não estiver alinhado ao conteúdo e não tiver entre 58 e 60 caracteres, o Google poderá colocar reticências, prejudicando o conteúdo que foi inserido.

Também no Search Console, é possível verificar a meta description e saber quais são duplicadas, curtas ou inexistentes.

Tenha uma página para cada produto/serviço

Outro fator básico que, porém, muitas pessoas erram quando o assunto é sobre as primeiras otimizações é ter uma página para cada produto ou serviço que o seu negócio oferece. Por isso, uma forma bem simples de otimizar um site é melhorando a arquitetura interna, inserindo sempre um bom título e uma boa meta description que tenha conteúdo relevante, head tags bem colocadas e, se possível, com marcações de dados.

Essas são as primeiras otimizações que o nosso CEO Fábio Ricotta destacou como as principais. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe-a nos comentários! Continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

LEIA MAIS
Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?