Hoje, o nosso CEO Fábio Ricotta responderá uma pergunta bastante comum no mundo do Marketing Digital: quais são as primeiras otimizações que posso fazer em um site? Quer saber a resposta? Então dê o play nesse vídeo!

Primeira regra básica: cadastre o site no Search Console

De modo geral, quando falamos sobre as primeiras otimizações em SEO de um site, o primeiro passo é cadastrar o site no Search Console – antigo Google Web Master Tools. Assim que você acessá-lo, irá autenticar o site e lá mesmo encontrará uma série de fatores importantes para verificar: se o site aparece para as palavras-chave, se existe algum erro de servidor, se o site possivelmente está com página 404, entre outros. Esses são elementos que um profissional de SEO geralmente olha e que podem ajudar muito nas primeiras otimizações.

Recentemente, me deparei com um caso aqui, na Agência Mestre, em que o cliente estava com problemas de servidor e sempre que o Google tentava acessar o site dele encontrava algum erro. Essa questão de servidor é primordial, já que é por meio dele que o site pode receber mais visitas e, assim, gerar mais conversões.

Verifique títulos e metas descriptions

Em seguida, também é essencial verificar o relatório sobre os títulos que o Search Console gera. Dessa forma, é possível saber quantas páginas possuem títulos duplicados e quantas páginas não têm títulos. Se esse título não estiver alinhado ao conteúdo e não tiver entre 58 e 60 caracteres, o Google poderá colocar reticências, prejudicando o conteúdo que foi inserido.

Também no Search Console, é possível verificar a meta description e saber quais são duplicadas, curtas ou inexistentes.

Tenha uma página para cada produto/serviço

Outro fator básico que, porém, muitas pessoas erram quando o assunto é sobre as primeiras otimizações é ter uma página para cada produto ou serviço que o seu negócio oferece. Por isso, uma forma bem simples de otimizar um site é melhorando a arquitetura interna, inserindo sempre um bom título e uma boa meta description que tenha conteúdo relevante, head tags bem colocadas e, se possível, com marcações de dados.

Essas são as primeiras otimizações que o nosso CEO Fábio Ricotta destacou como as principais. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe-a nos comentários! Continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!