Há poucas horas o Google nos EUA anunciou mais uma mudança para sua listagem de resultados de busca. A novidade agora é que o Google vai usar a hierarquia do site, quando possível, para oferecer um resultado mais completo para seus usuários nas páginas de pesquisa.

De acordo com o artigo no blog oficial do Google, a search engine vai alterar a URL exibida como destino do resultado de busca por uma estrutura idêntica a um breadcrumb navigation, indicando a hierarquia do site para se chegar até tal resultado; isso quando a URL do resultado não oferecer muita informação ao usuário.

No artigo, eles usaram o seguinte exemplo: ao realizar a busca “spidersapien review”, o resultado apresentado é o seguinte:

productwiki url

O objetivo é substituir esse resultado por algo mais informativo ao usuário, apresentando-o da seguinte maneira:

productwiki breadcrumb

Assim, a hierarquia de navegação do site para se chegar até este resultado fica apresentada no lugar da URL. O interessante é que cada item é um link para a seção no site (Toys & Games e Robots).

O que fica entendido é que URLs bem organizadas não passarão por esse processo, ou seja, se a URL do ProductWiki fosse:

http://www.productwiki.com/toysandgames/robots/spidersapien/

Então essa substituição não seria realizada. Não faz sentido. É mais provável que mesmo URLs organizadas sejam substituídas, pois é mais interessante para um site ter este breadcrumb com diversas opções para o usuário do que a URL estática e sem links.

Infelizmente, não consegui nenhum exemplo de busca com esta nova funcionalidade, nem mesmo testando a própria busca sugerida pelo Google com IPs dos Estados Unidos. De qualquer forma, o anúncio afirma que este esquema já está operacional. É questão de tempo até se espalhar em diversos sites. Até lá, vamos acompanhando as SERPs!