Marketing Digital

Pixel de Conversão: O Que é e Porque Você Deve Utilizá-lo

Por Felipe Rosa

O Pixel de Conversão é um grande aliado de dos gestores de tráfego! Entenda como ele pode ajudar a medir e otimizar seus resultados.

Felipe Rosa

A maioria das pessoas que possui algum tipo de conversão em seu site, não utiliza o pixel de conversão para medir e otimizar seus resultados.

As estratégias de Marketing Digital devem ser pensadas de forma estratégica, para gerar mais visitantes, leads e – consequentemente – vendas ou outro tipo de conversão relevante para as empresas. 

Por isso, a capacidade de mensurar e analisar corretamente as ações que os seus leads estão tomando dentro do seu site é crucial para diferenciar campanhas bem-sucedidas, daquelas que estão apenas consumindo investimentos sem, necessariamente, gerar resultados satisfatórios.

Para isso, existem os Pixels de Marketing, ou Pixels de Conversão! Vamos mergulhar neste artigo em alguns conceitos e técnicas relevantes para o seu negócio com o uso desses pixels de marketing. Confira:

  • o que é o pixel de marketing ou pixel de conversão?;
  • por que utilizar o pixel de conversão?;
  • como implementar o pixel de conversão;
  • como uma agência de tráfego pago pode te ajudar!

O Que é Pixel de Marketing ou Pixel de Conversão?

O pixel de conversão é um recurso que nos permite monitorar a eficácia de uma campanha de anúncios. É através dele que conseguimos garantir que o anúncio criado, seja no Facebook Ads, Google Ads ou outro veículo, gerou uma conversão para você. 

Por conversão, podemos entender qualquer ação do usuário em seu site, seja preencher um formulário, assistir a um vídeo, realizar uma compra ou até mesmo passar mais do que “N” segundos em uma página.

No vídeo abaixo, você entenderá melhor como esse processo funciona. Dê o play:

O pixel nada mais é do que um trecho de código que você inclui em sua página de conversão ou “thank you page”. Esse código é acionado sempre que o usuário conclui a ação determinada. Ou seja, ele “dispara” sempre que uma ação importante é realizada dentro do seu site, registrando essa ação como uma “conversão”

Na prática, o pixel de marketing funciona como o rastreador de interações, que observa as ações que os usuários estão realizando no seu site e registra essas informações para gerar insights valiosos para as suas estratégias de marketing.

Por Que Utilizar o Pixel de Conversão?

Dependendo de como você configura suas ferramentas de tráfego pago (seja o gerenciador do Google Ads ou Meta Ads) e sinaliza as conversões na ferramenta, a mesma começa a identificar o tipo de público que converte no anúncio e a partir daí começa a otimizar as campanhas, de modo que o custo por clique fique mais baixo e os resultados sejam melhores. 

Em resumo, quanto mais seu anúncio converte, melhor otimizado ele fica. Além disso, o acompanhamento das interações do usuário pode gerar outros insights relevantes para a sua estratégia de marketing como um todo, como:

  • dados sobre o comportamento do usuário: entenda quais copies e gatilhos mentais influenciam a sua audiência, o que realmente está ressoando com o seu público e quais são as suas dores, desejos e necessidades;
  • tome decisões baseadas em dados: conhecendo os dados de interações dos usuários, sua equipe pode tomar decisões mais embasadas, utilizando informações sempre atualizadas sobre o comportamento do usuário;
  • saiba o que precisa ser otimizado: conquiste mais resultados otimizando suas campanhas, mas sem “perder tempo” tentando identificar o que não está funcionando. Utilize os insights gerados para otimizar exatamente o que está impedindo seu crescimento.

Além disso, acompanhando os dados gerados pelos pixels de conversão, você tem mais clareza sobre o retorno do investimento (ROI) das suas campanhas, conseguindo identificar aquelas que geram mais resultado e impulsionando ainda mais seu crescimento.

Como implementar o Pixel de Marketing ou de Conversão no seu site?

Cada ferramenta de tráfego pago possui seu próprio passo a passo para a implementação do pixel de conversão. Por isso, antes de começar, escolha a ferramenta que pretende utilizar e, preferencialmente, conte com o apoio da sua equipe de TI.

Abaixo, vamos exemplificar o passo a passo mais genérico e você pode selecionar o link da sua plataforma de preferência para conferir o passo a passo específico:

  1. Selecione a plataforma que será utilizada e encontre a “Central de Pixels” dessa ferramenta;
  2. Crie um novo pixel para o seu site, seguindo as instruções da ferramenta (geralmente esse passo envolve a criação de um nome e das conversões que deseja rastrear);
  3. Insira o pixel no código fonte do seu site e/ou nas páginas que deseja acompanhar;
  4. Faça alguns testes para conferir se todas as conversões desejadas estão sendo rastreadas.

Se a sua estratégia for concentrada nas plataformas sociais, confira como instalar o Pixel do Facebook Ads clicando aqui, além disso, existe também o Pixel do TikTok Ads. Mas, se a sua estratégia se concentra no Google Ads, aprenda a instalar o Pixel do Google clicando aqui.

Conte com o apoio de uma agência de tráfego pago!

Os pixels de marketing podem oferecer diversas vantagens para a sua estratégia de marketing digital, mas – certamente – a principal delas é a possibilidade de conseguir otimizar e alcançar mais resultados com o tráfego pago.

No entanto, o trabalho do gestor de tráfego não acaba por aí – na verdade, esse é apenas o começo! Uma estratégia de tráfego pago eficiente é construída quando os insights e otimizações identificadas com base no acompanhamento são colocadas em prática e geram os resultados esperados.

E, muito provavelmente, essas otimizações vão demandar mais tempo do que você imagina. Por isso, a Agência Mestre está aqui para te ajudar! Conte com o apoio de uma equipe completa para otimizar suas campanhas e gerar resultados surpreendentes enquanto você se concentra no seu negócio.

Conheça a Mídia Mestre e descubra como podemos colocar seu negócio em destaque no meio digital!

LEIA MAIS

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Alavanque seu e-commerce com Google Shopping! Utilize a principal ferramenta de pesquisa de produtos do Google e conquiste mais clientes. Clique e saiba mais.

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?