Quando falamos em negócios lucrativos, um dos principais pontos que precisamos identificar dentro do público com quem você se comunica e dentro da sua lista de clientes, são aqueles que trazem a maior parte do seu faturamento. Ou seja, a pergunta é: quem é o público que mais traz faturamento para você? Dê o play no vídeo abaixo para entender tudo sobre esse assunto:

O que você precisa identificar é exatamente esse tipo de persona, que traz cerca de 70, 80% do faturamento da empresa. Porque quando falamos de marketing digital, temos que falar de efetividade. Temos que fazer campanhas que irão trazer potenciais consumidores para o negócio e, para sabermos quem são eles, temos que olhar quem são os clientes.

Qual é a idade deles, se eles são casados ou não, qual é a dor que eles têm, qual é a necessidade que eles têm no dia a dia, que sentimento eles tinham antes de comprar o seu produto, qual a transformação que eles queriam atingir, para justamente desenhar esse público e por meio dele, fazer campanhas direcionadas para esse tipo de persona.

Segmentação Utilizada na Agência Mestre

Aqui na Mestre, nós fizemos uma segmentação, utilizando o RD Station. Fizemos uma segmentação para tomadores de decisão. Uma coisa que notamos que facilita muito a compra de serviços da Mestre é falar com pessoas que podem tomar decisão: dono, sócio ou diretor. E visualizamos que esse público era o mais importante para o nosso negócio.

Então pegamos essa lista de grandes fechadores de negócio e configuramos dentro do Lead Scoring para conseguir a nota. Pegamos a lista de tomadores de decisão, subimos no Facebook como uma audiência customizada e fizemos o público similar ou lookalike. Você vai traduzir todos esses e-mails e vai ver o comportamento dessas pessoas em um público que é parecido com esse. Por fim, atraimos essas pessoas por meio de materiais ricos.

E é isso que estamos fazendo, percorrendo esses funis de venda, e a ideia é que a gente só traga para a nossa base de e-mails, pessoas que estão alinhadas com o público que costuma comprar bastante do nosso negócio. Essa é uma sacada que é importante você ter em mente para identificar qual é o público e trabalhar em cima de públicos similares a esse para que consiga ter efetividade no seu marketing digital.

E não é só anúncio que você pode trabalhar em cima do Facebook, pode procurar sites que essas pessoas visitam e através do AdWords anunciar nesses sites. Pode entender quais são as consultas que essas pessoas fazem antes e fazer um trabalho de SEO onde esteja posicionado para aquelas palavras.

Então o marketing tem que ser unificado para você identificar quando vai pegar esse tipo de pessoa, mas olhando dores, sentimentos, necessidades desses tomadores de decisão, para conseguir agir no Facebook, no Adwords, no SEO, enfim em todas as mídias necessárias para conseguir atingir esse tipo de pessoa. Mas, se não tiver esse público desenhado, você não consegue ser efetivo.

Espero que você tenha gostado. Se ficar qualquer dúvida, deixe nos comentários. Um grande abraço!