Marketing Digital

Como Gerar Mais Oportunidades de Venda Para Sua Empresa

Por Rafaela Thimoteo

Confira dicas de como utilizar o marketing digital para gerar mais oportunidades de venda para seu negócio.

Rafaela Thimoteo

Como gerar mais oportunidades de venda para sua empresa no dia a dia do seu negócio? Muitas pessoas não conhecem muito bem o potencial que o marketing digital oferece, nem como desenvolver essa estratégia, otimizando os recursos para gerar resultados.

Se você faz parte desse grupo, continue lendo para aprender:

  • como identificar uma oportunidade de vendas;
  • quais ações de Marketing Digital geram mais oportunidades de vendas;
  • como divulgar seu site da maneira correta;
  • como gerar mais oportunidades de vendas pelas redes sociais.

Como identificar uma oportunidade de vendas

Antes de saber quais ações de marketing digital podem ajudar sua empresa a conquistar novas oportunidades de vendas, é importante saber quando um lead chega nesse estágio da jornada.

Ao chegar na sua base, na maior parte das vezes, o lead precisa passar por um processo de nutrição, para sair do ponto A ao ponto B e realmente estar preparado para comprar seu produto ou contratar seu serviço.

Uma oportunidade de venda nada mais é do que um lead que já passou por seus fluxos de nutrição e agora está pronto para receber uma proposta de vendas. Ou seja, trata-se de uma pessoa que já conhece a sua empresa e já passou pelas etapas iniciais da jornada, estando agora entre a “Consideração da Solução” e “Decisão de Compra”

O que fazer quando o lead se torna uma oportunidade de venda?

Empresas que possuem fluxos de nutrição bem estruturados com uso de ferramentas de automação de marketing, como a RD Station, é muito provável que os leads que demonstram interesse ou seguem determinados passos dentro do funil de vendas, acabem sendo marcadas como “Oportunidade de venda” automaticamente dentro da plataforma.

Dessa forma, a própria ferramenta encaminha esse lead para o seu CRM de vendas, sinalizando que ele teve atitudes que o classificam como Oportunidade de Venda e que ele está pronto para receber uma proposta de venda da sua equipe comercial.

Se, por outro lado, você não trabalhar com um processo de vendas tão estruturado, é possível utilizar a própria ferramenta de automação para enviar uma proposta para a Oportunidade de vendas.

Por exemplo, se você tiver um e-commerce e um lead se inscreve na sua newsletter, nesse primeiro momento ele pode não estar interessado no seu produto especificamente, então você deve continuar entregando conteúdos relevantes.

No entanto, acompanhando as interações desse lead com a sua empresa, você (ou a automação), pode identificar que esse lead já está mais interessado no produto da sua empresa e, no próximo momento, pode enviar um cupom de desconto para que ele realize a primeira compra.

Quais ações de Marketing Digital geram mais oportunidades de vendas?

Não basta simplesmente fazer marketing digital, é preciso realizar as estratégias com inteligência para gerar oportunidade de vendas para a empresa.

O grande erro da maioria das empresas é imaginar que o marketing digital se resume apenas às redes sociais. Muitas criam perfil no Instagram e no Facebook e começam a publicar de forma aleatória, focando apenas em métricas de vaidade, como ganhar seguidores e curtidas. Entretanto, não é assim que deveriam trabalhar.

A ênfase deve ser usar as redes sociais de forma estratégica para gerar oportunidade de vendas, com apoio de mídia paga para impulsionar os resultados e ter um site profissional para o seu negócio. Apenas administrar redes sociais não gera o resultado esperado, existem métodos melhores para escalar sua empresa.

E vale lembrar que o Instagram, o Facebook e o Linkedin, por exemplo, não pertencem a você. Ou seja, se amanhã muda a regra do algoritmo, você pode ser muito prejudicado. Mas quando você tem seu site, você consegue construir em um terreno que é seu.

Divulgue seu site da maneira correta!

Mas atenção: investir em mídia paga e ter um site não resolve tudo. Se você não divulgar seu site de maneira correta, provavelmente terá poucos visitantes, consequentemente gerará poucos leads, quantidades ainda menores de oportunidades e zero vendas.

Por exemplo: em um cenário onde um site tem 100 visitantes, ele pode gerar apenas 15 leads, 1 oportunidade de vendas (pessoa interessada em pedir orçamento e saber mais) e 0 vendas. Como melhorar esse funil de vendas?

Para ter melhores resultados, você pode começar aumentando o número de visitantes para ter mais oportunidade de vendas.

Em outro cenário hipotético: um site que tenha 1000 visitantes, pode conseguir 100 leads, 10 oportunidades e 1 venda.

Se aumentarmos isso para 10000 visitantes, 750 leads, 50 oportunidades e 3 vendas, a situação já vai ficando melhor.

Teoricamente, com mais visitantes você consegue mais leads, oportunidades e vendas. No entanto, é essencial frisar que não adianta trazer qualquer pessoa para seu site. É importante conseguir leads qualificados, portanto, pessoas que fazem parte do público alvo do seu negócio.

De nada adianta trazer visitantes que não estão interessados naquilo que você comercializa, porque eles não vão se tornar leads, muito menos oportunidades e vendas. Portanto, o foco é gerar mais visitas qualificadas.

Como gerar mais oportunidades de vendas pelas redes sociais do seu negócio?

Como usar as redes sociais da forma correta para gerar mais oportunidades de vendas? Existem algumas maneiras de usar esses canais a seu favor. Veja as dicas:

1. Explore a segmentação

Para criar anúncios nas redes sociais, explore as segmentações ao máximo e direcione a publicidade para a persona ideal.

Em um anúncio do Facebook ou do Instagram, por exemplo, é possível selecionar localização, país, estado e cidade da pessoa que vai receber o anúncio. Além disso, você consegue delimitar a faixa etária, o gênero, entre outras informações.

Vamos supor que uma loja de vestidos para noivas esteja criando uma segmentação para o seu público comprador. Nesse caso, poderia escolher como segmentação: mulheres na faixa de 22 a 35 anos. E também acrescentar dados demográficos, como:

  • formação;
  • financeiro;
  • ocupação;
  • relacionamento (ou seja, dá para escolher mostrar o anúncio para todos os que estão em um relacionamento sério);
  • interesses;
  • comportamento.

Quanto mais detalhado o direcionamento, mais eficiente a sua campanha tende a ser, pois ela vai atingir exatamente quem tem mais chances de realizar a compra gerando mais oportunidade de vendas para a sua empresa.

Baixe o e-book sobre como potencializar as vendas da sua loja na internet!

2.Faça uma análise das campanhas

Após colocar as estratégias em prática, é imprescindível acompanhar e analisar criteriosamente como estão performando. Assim, você poderá tomar as melhores decisões e entender o que precisa ser otimizado ou potencializado. Portanto, verifique:

  • alcance (se o anúncio está de fato impactando as pessoas);
  • número de impressões;
  • custo por resultado;
  • volume de cliques;
  • frequência com que as pessoas estão recebendo seus anúncios.

Esses insights vão fazer toda a diferença para seu negócio e, se você colocar em prática todas essas dicas, vai poder ver na prática a diferença nos resultados.

Assista ao nosso webinar completo para conferir outras recomendações muito relevantes para gerar mais oportunidades para sua empresa:

Baixe o e-book da Agência Mestre para saber ainda mais sobre marketing digital para e-commerces!

LEIA MAIS

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?